/artigo
|
 |
Oscar 2012 - Apostas
|
|
'O Artista' deve levar os principais prêmios. |
|
O Oscar tem tudo para ser mais previsível do que nunca. Torço realmente para estar enganado, mas não parece ser o caso. A grande e incômoda verdade é que o ano foi fraquíssimo para o cinema norte-americano. Dos indicados ao prêmio principal, poucos realmente mereciam tal reconhecimento. Casos de Meia-Noite em Paris e A Árvore da Vida.
Tendo em vista a decepção com o presente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood resolveu olhar para o passado, talvez como alerta da necessidade de resgatar a essência e a força do cinema mais puro. A lista de indicados a melhor filme traz justamente o apelo da retomada como forma de renovar o presente.
Saudosismo com o passado, por exemplo, é tema de Meia-Noite em Paris, O Artista e A Invenção de Hugo Cabret. Esses dois últimos remetem ao pontapé inicial da sétima arte. O recado reforçado por O Artista é o do poder das imagens como narrativa, assim como acontece no contemplativo A Árvore da Vida. A Academia procurou reviver o cinema clássico. Prova disso é a indicação do fraco Cavalo de Guerra e, claro, de O Artista.
Não é difícil entender, portanto, por que o longa de Michel Hazanavicius, mesmo não sendo o melhor, ganhará o Oscar mais cobiçado da noite - apesar de A Árvore da Vida merecer tal título. O cineasta francês também será considerado o melhor diretor. Nenhum outro parece ter real força para destroná-lo. Mas seria justo se Terrence Malick fosse anunciado em seu lugar. Novamente, os prêmios dos sindicatos dos produtores e diretores serão termômetros confiáveis para prever os vitoriosos.
No campo das atuações, pouca emoção. Atriz e ator coadjuvante podem reservar surpresas, mas, como de praxe, os preferidos do SAG devem levar o homenzinho dourado para as prateleiras de suas casas. Ator é de Jean Dujardin, somando aqui o terceiro Oscar garantido de O Artista.
Atriz a briga é boa. Meryl Streep, com 16 indicações ao prêmio, venceu pela última vez em 1983 por A Escolha de Sofia, sendo nomeada outras várias vezes sem sucesso. Neste ano, levou tudo por A Dama de Ferro, mas não o principal indicador, o prêmio do Sindicato dos Atores. Quem se saiu melhor foi a brilhante Viola Davis por Histórias Cruzadas. Na corrida voto a voto com Streep, Davis levará a melhor.
Colega de elenco em Histórias Cruzadas, Octavia Spencer pode ir escrevendo seu discurso desde já, pois ganhará sem sombra de dúvidas. Particularmente, gostaria de ver Bérénice Bejo, de O Artista, premiada. Os homens coadjuvantes assistirão a briga dos mais experientes Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor, e Max von Sydow, por Tão Forte e Tão Perto. Este último cresceu muito na reta final, mas não deve vencer por sequer ter aparecido entre os indicados ao SAG.
Categorias que costumam surpreender são as de roteiro. O original ficará entre O Artista e Meia-Noite em Paris. O segundo deve levar. É bom demais para sair de mãos abanando e seria valorizar em excesso o primeiro, que deverá ganhar várias estatuetas. Entre as adaptações, briga boa. Tirando o ótimo Tudo pelo Poder, todos têm condições de levar. Vantagem pouco maior para Os Descendentes e O Homem que Mudou o Jogo. Deverá ser a única estatueta de um ou de outro. Leve favoritismo para o filme de Alexander Payne.
Pelo fim da saga, e com três indicações, Harry Potter não deve sair sem o primeiro, e único, Oscar da série. Acredito que em maquiagem ou efeitos visuais. Direção de arte tende a ser de A Invenção de Hugo Cabret, brilhante nos aspectos técnicos e com muita indicação para não ser lembrado. Apesar da linda trilha sonora do filme de Scorsese, neste caso realmente seria triste se O Artista, por toda a importância da música para a história, não fosse consagrado.
Animação é de Rango e filme estrangeiro do iraniano A Separação. Claro que isso pode não acontecer. Nunca duvide do poder da Academia de ser injusta. O polonês In Darkness seria a segunda opção. Mas não creio que seja melhor do que a produção de Asghar Farhadi.
O meu filme favorito do ano, A Árvore da Vida, pelo menos sairá com a estatueta de fotografia. Por fim, montagem deveria ir para o excepcional trabalho de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, mas é provável que fique com O Artista.
Dia 26 de fevereiro, domingo, descobriremos se o óbvio de fato prevaleceu ou se a Academia será capaz de surpreender – positivamente, espero. |
|
Por Emilio Franco Jr., em 23/02/2012
|
| Comente no Cineplayers (106) |
 |
|
Por Walter Prado, em 27/02/2012 | 15:48:18 h
|
|
Montagem não? |
|
 |
|
Por Thiago Cunha, em 27/02/2012 | 15:41:27 h
|
Se a Williams ganhasse ai sim eu me surpreenderia e ficaria muito feliz, o resto só levei susto com Fotografia |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 27/02/2012 | 15:33:43 h
|
Meryl foi uma das coisas mais previsíveis desse Oscar. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 27/02/2012 | 01:56:47 h
|
|
UHUUUUUUUUUUUUL ...CADE A PREVISIBILIDADE DESSE ANO EMÍLIO? MERYL É QUE MANDA!!!! |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:48:36 h
|
|
Esse ano as premiações estão chatas demais. Ano que vem quem vai ser uma briga acirrada. Será que "The Hobbit" ou "Valente" vai ser bom o suficiente para ser indicado ao Oscar de melhor filme? Será que teremos atuações boas nesse filme "The Hobbit"? Será que "Gravity" será realmente uma revolução em termos de ficção-científica? Só resta esperar pra ver. |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:39:56 h
|
Quem merece ganhar é Wall-E 
Isso que é filme de verdade!
|
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:37:14 h
|
Harry Potter a série mais azarada? Desde quando ganhar prêmios torna a pessoa com sorte?
E Harry Potter faturou muito mais fãs e dinheiro, revolucionou uma forma de contar filme de fantasia na cinema. Com toda certeza se ele não ganhar não será azarado.
Tanto que não é por prêmios que fomos ao cinema vê-lo. |
|
 |
|
Por Walter Prado, em 26/02/2012 | 16:55:28 h
|
|
Nada me tira da cabeça que McTeer é a melhor coadjuvante entre as indicadas. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 26/02/2012 | 15:32:30 h
|
|
Aproveitando para ressaltar que esse favoritismo por Octavia Spencer no Oscar tá uma palhaçada. Ela tá muito boa mesmo em Histórias Cruzadas, vale a indicação, mas ganhar todos os prêmios possíveis de Atriz Coadjuvante por aí? Peloamor, a melhor entre as indicados é a Berenice Bejo disparadamente, e Cotillard em Midnight in Paris e Chastain em Árvore da Vida, nem indicadas, são bem mais merecidas do prêmio. No próprio Histórias Cruzadas, Spencer não é a melhor. |
|
 |
|
Por Evil Stewie, em 26/02/2012 | 15:26:39 h
|
|
Estou botando muita fé no no ultimo Harry Potter,se não ganhar então vai ser a série cinematográfica mais azarada de todos os tempos.Perdendo até pro James Bond e Jornada nas Estrelas |
|
 |
|
Por Walter Prado, em 26/02/2012 | 13:59:52 h
|
|
Deus te ouça Paulo, mas duvido mesmo que o Oscar escape das mãos de Davis/Streep. |
|
 |
|
Por Paulo Faria Esteves, em 26/02/2012 | 09:06:36 h
|
HA-HA! Michelle Williams venceu os Spirit Awards! Tomem e embrulhem! É o mundo a lembrar-nos que essa gatinha actriz não está (nem nunca esteve...) fora da corrida ao Óscar! |
|
 |
|
Por Gabriel Bianco de Paula, em 26/02/2012 | 03:02:43 h
|
Sobre a Tilda Swinton vcs tem TODA RAZÃO.
O proprio filme - Vamos Falar Sobrte Kevin - em si é muito melhor do que diversos indicados ao Oscar.....
Fazer o que né, Cidade de Deus esta certamente entre os 20 melhores filmes de todos os tempos, deveria ter ganhado Melhor filme, direção, fotografia....
sequer foi INDICADO |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 26/02/2012 | 02:32:11 h
|
|
Ainda não consigo acreditar que a Tilda Swinton ficou fora do Oscar... |
|
 |
|
Por Alexandre Cavalcante, em 26/02/2012 | 00:37:11 h
|
|
Para mim, o maior absurdo foi não terem indicado Tilda Swinton ao oscar por Precisamos Falar Sobre o Kevin, Rooney Mara pode ter ido bem, mas Tilda supera a maior parte das personagens do ano pela complexidade do papel e a tarefa de carregar o filme nas costas. Não que Meryl Streep não tenha feito isso, mas acho que sua atuação de mulher poderosa que passa por conflitos já está um pouco "batida". |
|
 |
|
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 15:01:53 h
|
a Ultima a injustiça a ser mencionada, entre tantas:
O Garoto da Bicicleta não ter sequer uma indicação a melhor filme estrangeiro.
Simplesmente RIDICULO |
|
 |
|
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 15:00:03 h
|
Pra mim Espião que Sabia Demais, Drive, A Separação, 50% e Millenium são filmes que deveriam ao menos estar la lista de melhores.
Estes citados são, NO MINIMO superiores a:
Tão Forte e Tão Perto, Histórias Cruzadas (só esta por tratar de preconceito), O Homem que Mudou o Jogo e Cavlo de Guerra
REPITO
NO MINIMO MELHORES QUE ESTES |
|
 |
|
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 14:49:12 h
|
Filme: O Artista - Torcida: Drive, que sequer compete rs.. assim como A Separação.. sao os 2 melhores do ano.
Diretor: Martin Scorsese Torcida: Idem
Ator: Jean Dujardin (é JUSTO)
Atriz: Viola Davis Torcida: Rooney Mara (ah, se o Oscar fosse justo)
Ator Coadjuvante: Christopher Plummer (barbada que brinda esase otimo ator)
Atriz Coadjuvante: Octavia Spencer
Animação: Rango (Rio nem concorrer é piada né?)
Fotografia: A Árvore da Vida (com louvor
Direção de Arte: O Artista
Figurino: O Artista
Edição: A Invenção de Hugo
Filme Estrangeiro: A Separação
Maquiagem: Harry Potter
Trilha Sonora: O Artista
Música: Rio
Edição de Som: Millennium
Mixagem de Som: Millennium
Efeitos visuais: Harry Potter
Roteiro Adaptado: A Invenção de Hugo
Roteiro Original: O Artista Torcida (a separaçaõ) |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 25/02/2012 | 12:39:42 h
|
"Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver."
Eu tenho mais o que fazer... 
|
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 25/02/2012 | 12:32:01 h
|
|
Obra prima sim caro Vinicius. Obra prima em relação a atuação e a construção da personagem por Streep e a real transformação de um mito vivo.! Como você ainda é uma criança de 13 anos e pelo visto está crescendo de maneira hostil, será sempre com a minha educação e com a minha tolerância que irei responder aos teus comentários rudes e sem fundamentos. |
|
 |
|
Por Felipe Caran Deconto, em 25/02/2012 | 11:52:32 h
|
|
Estou percebendo que existem várias pessoas criticando, O Artista, porém este filme é belo, simples, possui uma trilha sonora e uma história que faz referência a metalinguagem do cinema antigo, logo o argumento de ser fraco e piegas é no mínimo um insulto as pessoas que compreendem a sétima arte. Por outro lado, A Árvore da Vida é incrível e muito bem dirigido, na minha opinião merecia vencer o Oscar de Melhor Filme, e o de direção. Detalhe que esta última categoria possui grandes mestres do cinema concorrendo a ela: Scorcese, Allen e Mallick. Sendo que os três são injustiçados pelo Oscar, enfim Scorcese por ser considerado " o maior diretor americano vivo" merecia entrar para o rol dos diretores com 2 Oscars, já que o Spielberg que é bem menos importante que ele , está nesta seleta lista. E Michel Hazanavicius é um bom diretor, mas ainda não pode ser comparado com os supracitados acima, deste modo o BAFTA, o Globo de Ouro e outros prêmios servem como reconhecimento do seu talento. |
|
 |
|
Por Walter Prado, em 25/02/2012 | 09:39:43 h
|
Uma coisa é claro: somente três filmes tem pelo menos uma mínima chance de vencer: The Artist, Hugo e The Descendants.
E o Hugo não tem como levar os 11 Oscar porque trilha é de The Artist. |
|
 |
|
Por Rodrigo Barbosa, em 25/02/2012 | 08:34:07 h
|
|
É... Acho que rola "O Artista" mesmo, pra melhor filme. Mas pra diretor, mesmo torcendo pelo Hazanavicius, acho que vai rolar o Scorcese. De resto concordo com o Emílio. |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 06:06:26 h
|
Gostaria que A Invenção de Hugo levasse todos os 11 Oscar que foi indicado. E se juntar a seleta lista de "Ben-Hur", "Titanic" e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".
Esse filme merece. Falta magia no cinema e esse filme trouxe de volta.
Mas ele não leva os 11 Oscar, só filmes colossais como os 3 sitados a cima levam 11 Oscar. |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 06:03:58 h
|
Minhas Apostas! (não são exatamente os que eu quero que ganhe, mas sim quem eu acho que vai ganhar):
Filme: O Artista
Diretor: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo)
Ator: Jean Dujardin (O Artista)
Atriz: Viola Davis (Histórias Cruzadas)
Ator Coadjuvante: Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn)
Atriz Coadjuvante: Bérénice Bejo (O Artista)
Animação: Rango
Fotografia: O Artista
Direção de Arte: A Invenção de Hugo
Figurino: Jane Eyre
Documentário: If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Documentário Curta-metragem: Saving Face
Edição: A Invenção de Hugo
Filme Estrangeiro: Hearat Shulayim
Maquiagem: Harry Potter 7.2
Trilha Sonora: O Artista
Música: Rio
Curta-metragem de Animação: La Luna
Curta-metragem: Raju
Edição de Som: A Invenção de Hugo
Mixagem de Som: A Invenção de Hugo
Efeitos-especiais: Planeta dos Macacos: A Origem
Roteiro Adaptado: A Invenção de Hugo
Roteiro Original: O Artista |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 05:49:46 h
|
|
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver. [3] |
|
 |
|
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 05:49:25 h
|
|
Não tem categorias além dessas sitadas??? |
|
 |
|
Por Ana Paula de Oliveira Azevedo., em 25/02/2012 | 04:22:51 h
|
|
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver. [2] |
|
 |
|
Por Daniel Mendes , em 25/02/2012 | 03:44:05 h
|
|
Bergman necessita paciencia, mas desenvolve suas ideias de forma muito mais organizada que Mallick e sem apelar pra cenas deslocadas e truques de fotografia que irritam nossos olhos! |
|
 |
|
Por Gustavo Hackaq Guimarães, em 25/02/2012 | 02:50:05 h
|
|
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver. |
|
 |
|
Por Carlos, em 25/02/2012 | 02:38:17 h
|
|
Êêêêêêê. Calma aí, Vinícius. É a opinião dele, deixa ele se expressar à vontade. Não precisa ser hostil, por mais que vc discorde. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 25/02/2012 | 01:34:11 h
|
|
Não acredito que vc disse que A Dama de Ferro é obra-prima e O Artista fraco e piegas. Vai se foder. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 24/02/2012 | 23:07:19 h
|
|
Diogo Souza Domiciano falou tudo e resumiu...Meryl Streep merece sim este Oscar. Ela vai levar. Estamos na torcida....a Decepção da noite vai ser vermos o fraco e piegas ''O ARTISTA'' ganhar..que triste...ainda torço e acredito numa vitória Inesperada de Terrence Malick e Árvore da Vida. |
|
 |
|
Por Rodrigo Giulianno, em 24/02/2012 | 22:40:38 h
|
|
Meu Deus! Se o Artista ganhar o oscar será a pá de cal ...nesta premiação |
|
 |
|
Por Wendell M. Alves da Costa, em 24/02/2012 | 22:04:42 h
|
|
Muito parecido com minhas apostas, mas creio (e quero) que melhor filme fique com Hugo Cabret, ator com George Clonney e atriz Streep. |
|
 |
|
Por Diogo Souza Domiciano, em 24/02/2012 | 19:35:35 h
|
Para mim, o melhor roteiro original é o de A Separação, mas não deve ganhar mesmo.
Torço pela Meryl Streep, ela merece!
Pena que O Espião que sabia demais não teve mais reconhecimento, considero um filme ótimo!
E A Árvore da Vida, se sair com fotografia, já é lucro! Não merece mais nada mesmo, na minha opinião. Promete muito e não entrega tanto assim! |
|
 |
|
Por Renata Scholtz, em 24/02/2012 | 17:54:16 h
|
|
O Artista está parecendo o favorito mesmo, mas achei Hugo tão lindo, estava torcendo por ele. |
|
 |
|
Por João Júlio, em 24/02/2012 | 17:10:33 h
|
|
A Árvore da Vida é um filme brilhante. Uma pena ter pessoas que o acham chato e não o entendem. Mas não se pode agradar a todos mesmo. |
|
 |
|
Por Emerson Felipe, em 24/02/2012 | 16:56:33 h
|
Fico pensando: será mesmo que o Oscar vai privilegiar e enaltecer tanto assim um filme francês, com todas as principais estatuetas, em vez de privilegiar o cinema americano, como de praxe? Não duvido que aconteça o mesmo que aconteceu no Oscar 2006: diversas estatuetas para Brokeback Mountain, o preferido a noite, mas justamente a de melhor filme, que lhe parecia ser certo, ficou para a zebra Crash.
Não duvido que Os Descendentes fature o Oscar de melhor filme, enquanto o de direção e os visuais (fotografia, direção de arte, figurino) e o de melhor ator para O Artista. |
|
 |
|
Por Old Snake, em 24/02/2012 | 15:52:38 h
|
|
"A Ávore da Vida" foi um dos filmes mais chatos que assisti esse ano.Quase superou os filmes do Bergman! |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 14:43:46 h
|
"Melhor que Os Descendentes, A Árvore da Vida, O Espião que Sabia Demais, etc."
Tudo Pelo Poder é melhor apenas que A Árvore da Vida e The Help, dos 6 indicados que vi. Mas ainda tem Millennium, Drive, O Espião que Sabia Demais (que é bem melhor que Tudo Pelo Poder), 50%, etc., etc., etc... |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 14:38:40 h
|
|
War Horse >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> The Help |
|
 |
|
Por Carlos, em 24/02/2012 | 14:26:14 h
|
Eu não ia achar ruim... |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 24/02/2012 | 14:01:45 h
|
|
Ainda tem gente reclamando de O Artista. O Oscar já tá dado, e tá muito melhor que nos anos passados (mas como é um filme simples e correto, o pessoal confunde com superficial - talvez aquém da expectativa pra vcs, mas superficial não é). Queriam que The Help ou War Horse ganhasse? |
|
 |
|
Por DARLISSON ANDRÉ DUTRA, em 24/02/2012 | 12:58:01 h
|
Bom comentário do Gustavo
Histórias Cruzadas é a piada de 2011, entre os indicados a melhor filme, soa como um soco na cara do artistas que verdadeiramente fazem arte: Lars Von trier Melancolia esquecido, A pele que habito - esquecido, dentre outros! Veremos tragicamente o Artista vencer ..que lástima que triste que o Oscar não prima pelo merecimento mas sim pelo momento político, pelo comércio, pelo atual panorama racial (Halle Berry NUNCA mereceu o seu Oscar de melhor atriz, Whoopi merecia e não levou e Viola em 2009 merecia e não levou), e o Oscar as vezes é um prêmio de consolação...é por essas e outras que tomei abuso... [2] |
|
 |
|
Por Walter Prado, em 24/02/2012 | 12:46:21 h
|
Adoro a trilha de Hugo, mas não vi o filme então não sei como ela se ajeita dentro dele.
Tintin é que, também sem ver o filme, me parece que não merecia a indicação. |
|
 |
|
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 12:25:40 h
|
A Trilha Sonora de "Hugo" não é essas coisas todas não.
Quem merece ganhar é "O Artista", pois é essencial a presença de uma Trilha Sonora pelo menos razoável. E a trilha é pelo menos razoável.
A melhor mesmo é de "Tintin". |
|
 |
|
Por Carlos, em 24/02/2012 | 12:13:00 h
|
|
Fraco?????? Melhor que Os Descendentes, A Árvore da Vida, O Espião que Sabia Demais, etc. |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 11:03:29 h
|
|
Tudo Pelo Poder?? Acho meio fraco para uma lista 10+. |
|
 |
|
Por Carlos, em 24/02/2012 | 10:33:48 h
|
Ótimos filmes sempre ficaram de fora. E achei esse ano fortíssimo, e apesar de alguns absurdos comuns ao Oscar, gostei da maioria dos indicados (Mas confesso que ver Drive, Millennium e Tudo Pelo Poder fora da categoria principal não foi legal) |
|
 |
|
Por Rodrigo Krakov, em 24/02/2012 | 10:31:06 h
|
|
O único título que "A Árvore da Vida" pode até ganhar é de melhor fotografia, mas sem dúvida é um dos piores filmes que tive o desprazer de assistir . |
|
 |
|
Por DARLISSON ANDRÉ DUTRA, em 24/02/2012 | 10:19:59 h
|
|
Gostei do artigo. Concordo em praticamente tudo, principalmente sobre os que deveriam ganhar, mas não devem levar a estatueta (principalmente pela "A árvore da vida". "O artista" vai ganhar muitos prêmios, sem merecer. Mas é o que a academia busca: resgatar um pouco o passado. Mas continua afirmando que esse é um dos piores Oscar dos últimos anos. Tal qual ano passado. Ótimos filmes ficaram de fora (como sempre aconteceu). Não sei se a decadência é da academia ou do próprio cinema norte-americano. |
|
 |
|
Por Walter Prado, em 24/02/2012 | 09:50:21 h
|
De maneira alguma ano passado (Oscar 2011) foi fraco, foi ótimo tanto entre os indicados (claro, com falhas) quanto nos esquecidos.
Coadjuvantes podem reservar surpresas? Foi piada, só pode.
E não acho esse o Oscar mais previsível não, (quase) todo ano é previsível assim, e esse ano pelo menos temos emoção nas categorias de ator e atriz. |
|
 |
|
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 09:08:37 h
|
E, ah. Já ia esquecendo.
Pode até ser a edição mais previsível. Mas esse ano está BEEEEEEM melhor que o ano passado. Os dois favoritos desse ano ("O Artista" e "Hugo") são beeeem melhores do que os favoritos do ano passado ("A Rede Social" e "O Discurso do Rei"). |
|
 |
|
Por Thiago Souza Cotta, em 24/02/2012 | 08:55:19 h
|
|
Quando vejo A Arvore da Vida nessas listas me desanima um tanto, com algumas exceções o ano foi fraco. |
|
 |
|
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 08:42:23 h
|
Tenho quase certeza que "A Árvore da Vida" vai sair sem nada. Melhor Filme não ganha, muitos menos Melhor Direção. Já é ou de "Hugo" ou de "O Artista".
Então, o que resta, é Fotografia, que é ótima. Mas acho que também não leva. Acho que a Academia não vai querer premiar um filme tão autoral e artístico por causa somente da Fotografia. Por isso acho que o filme de Terrence Malick vai sair sem nada.
Quem levar Fotografia é "Hugo".
Quanto aos Efeitos Visuais, essa é uma das categorias mais previsíveis desta edição, tanto que acho que o Emílio esqueceu por causa disso. Está muuuuuito previsível. Quem leva é "Planeta dos Macacos", não por seu melhor, mas por que a Academia deve ter algum tipo de contrato, ou de apenas favoritismo estampado em relação a Weta Digital. |
|
 |
|
Por Carlos, em 24/02/2012 | 02:38:46 h
|
|
Melhor roteiro original ele leva, pelo menos. |
|
 |
|
Por Fernando Kraschinski Gonçalves, em 24/02/2012 | 00:34:15 h
|
|
Eu aposto em Os Descendentes para as duas principais estatuetas e George Clooney deve Levar o Oscar de melhor ator,e acho tbn que Harry Potter não ganhará nenhum, sou fã mas admito que efeitos é de Planeta dos Macacos,e maquiagem não boto fé...mas veremos domingo... |
|
 |
|
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 24/02/2012 | 00:17:58 h
|
|
Tiago, eu acabei falando de alguns bons que mereciam levar (com certas ressalvas para o Brody também e não tenho tanta certeza do Foxx, o ano estava bastante disputado). Mas personagens "sofridos" sempre tem maiores chances. O Oscar só muda mesmo nas categorias para roteiros. |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 00:10:46 h
|
|
Foxx, Hanks e Brody foram para mim os melhores do ano (esse último nem tanto, mas dá muito bem para considerá-lo), assim como Firth, que é gago. Não acho que esse aspecto influencie tanto, embora seja impossível esquecer a vitória de Sandra Bullock. Mas mesmo assim, se isso influenciasse, venceria Gabourey Sidibe, que está mil vezes melhor. |
|
 |
|
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 23/02/2012 | 23:59:21 h
|
Quanto ao discurso, sejamos francos, os votantes gostam de eleger atores com personagens em história de superação e lutando contra uma "ordem social", e, nessa linha, tanto a Viola Daves quanto a Meryl Streep se encaixam. Uma luta contra a segregação racial então vigente, outra contra o machismo e o fato de ser uma mulher que comanda no trono.
Foi assim por vários anos: Jammie Foxx ganhou por atuar um cego que consegue superar a condição e vira um ótimo cantor.
Tom Hanks atua como um homem de QI abaixo da média que tem uma vida mais movimentada do quê a maioria (além de se tornar milionário)
Adrien Brody ganhou como um judeu lutando para sobreviver do nazismo.
A lista é extensa, e sim, grande parte das atuações foram ótimas, mas é inegável o gosto do Oscar por personagens que representam uma história de superação/ luta dos menos favorecidos. O Oscar tem síndrome de coitadismo, se a personagem for um manco, gago, cego e que virou milionário, as chances do ator levar o prêmio crescem. |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 23:55:08 h
|
"a maior injustiça com Árvore da vida, filme que transborda arte"
Transborda, vomita e excreta arte por todos os orifícios... e dentro não sobra nada. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 23:26:14 h
|
|
Me custa muito acreditar que ''O artista '' vá ganhar..pô cara sacanagem ele não merece MÊSMO...será a maior injustiça com Árvore da vida, filme que transborda arte..Injustiça maior até mesmo que ''Bastardos Inglórios sofreu perdendo para ''Guerra ao terror"'..somente pelo fato que a Academia ter achado ser a hora de uma mulher ganhar .kkkkkkkkkk..O oscar é uma merda...ainda bem que 2012 me mostrou isso. |
|
 |
|
Por Andinhu S. de Souza, em 23/02/2012 | 23:19:36 h
|
|
Pra mim essa edição é a mais imprevisível que já acompanhei. Fora as surpresas como as ausências nas indicações |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 23:18:41 h
|
|
Justamente por não ser tão bom que "A dama de ferro" não está indicado a Oscar de melhor filme...A categoria eh melhor atriz e sem dúvida Meryl se destaca..tanto pelo papel como pela sua trajetória etc.!. Histórias Cruzadas é a piada de 2011, entre os indicados a melhor filme, soa como um soco na cara do artistas que verdadeiramente fazem arte: Lars Von trier Melancolia esquecido, A pele que habito - esquecido, dentre outros! Veremos tragicamente o Artista vencer ..que lástima que triste que o Oscar não prima pelo merecimento mas sim pelo momento político, pelo comércio, pelo atual panorama racial (Halle Berry NUNCA mereceu o seu Oscar de melhor atriz, Whoopi merecia e não levou e Viola em 2009 merecia e não levou), e o Oscar as vezes é um prêmio de consolação...é por essas e outras que tomei abuso...Vou soh checar esse ano de 2012..e depois rompo! Ficarei em Cannes em Berlim vendo o culto a Arte...e não ao comércio ou motivos paralelos apoiados no social ou em consolação |
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 23:02:15 h
|
|
nossa, é não sair de uma visão de mundo limitada achar que negros e brancos tem a mesma oportunidade em protagonizar filmes, principalmente da década de 1970 pra trás, e ainda mais nos anos 50, que era proibido em alguns estados americanos, negro e branco terem o mesmo banheiro. 'Histórias Cruzadas' é fraco, mas não consegue ser pior (nenhum filme indicado consegue) que 'A dama de ferro'. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:56:40 h
|
|
Eu particularmente não concordo com esse discurso fraco e rude ''como se os negros lá nos EUA (e aqui tb) tivessem tido muita oportunidade em protagonizar filme''...Mas eh questão de opinião....Filme que enfocou bem o racismo foi ''A cor Púrpura ...naquele ano Woopi Goldberg merecia levar...aquele filme sim retratou historicamente um drama bem feito na situação história do racismo com performances inesquecíveis de Woopi e Ophra...Agora glorificar o Histórias Cruzadas é triste...filme fraco, piegas...Cinematograficamente um filme qualquer fraco fraco!! Esse filme serve para uma coisa: '' Para mostrar forçadamente a necessidade gritante que os Americanos tem por reafirmarem que superaram o seu histórico racista... |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 22:54:43 h
|
Não me emocionei com Histórias Cruzadas, achei o filme legal até, mas vale mais pelas atrizes, que merecem levar (apesar de Davis ser inferior a Rooney Mara e a não-indicada Tilda Swinton, na minha opinião). Melhor filme? Claro que não.
Ainda não sei porque as pessoas reclamam tanto de ser "previsível". A surpresa pode vir para o bem (caso de Meia-Noite em Paris ganhar) ou para o mal (caso de A Árvore da Vida ou Histórias Cruzadas ganhar) |
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:48:30 h
|
|
então, a Meryl Streep levou o primeiro premio de cinema por Dúvida, justamente por Kate Winslet já ter levado na categoria coadjuvante. |
|
 |
|
Por Rodrigo Jambeiro Pinto, em 23/02/2012 | 22:47:59 h
|
|
Não consigo entender o que as pessoas viram de tão emocionante em Histórias Cruzadas. Ainda que seja um filme MEGA-estimado, eu ate gostei, mas não derramei uma lagrima. Alias, vi pouca coisa nele que outros filmes sobre racismo ja não tenham mostrado. O filme é o que é pelas belas interpretações das atrizes principais e só. |
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:46:34 h
|
|
ô, Gustavo, e eu disse que concordo com isso? tô falando um fato, e é esse. agora, esse discurso coxinha de "conquistas da vida", "mérito", como se os negros lá nos EUA (e aqui tb) tivessem tido muita oportunidade em protagonizar filme. É um reconhecimento de mérito, mas tb social. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:46:19 h
|
|
Corrigindo, a Meryl tem 2 SAG 'S 2004: melhor atriz em filme para TV: "Angels in America" e melhor atriz drama: Dúvida....é a Única atriz de cinema com duas vitórias no SAG. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:44:21 h
|
|
o que me deixa mais enojado eh esse argumento: '' o Oscar é da Viola Davis, justamente por ser um filme sobre racismo e a Halle Berry ser a unica negra a ganhar na categoria.'' Meu caro amigo, não só o Oscar, mais as conquistas da vida devem ser pautadas no mérito e nos fatos. Cor da pele, razão social, racismo, usar tais argumentos para glorificar a imagem de alguém em acensão é uma atitude racista, senão igual, pior a do que vimos na história dos EUA. |
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:42:48 h
|
|
em 10 anos, o SAG só errou três vezes (Nicole Kidman, Julie Christie, Meryl Streep). E recentemente, só o da Meryl Streep por Dúvida, já que ela nunca havia levado um prêmio de cinema e Kate Winslet, a favorita, já havia levado por O leitor na categoria coadjuvante. o SAG é o principal termometro, pq cada vez mais, há mais votantes do branch de atores do Oscar no sindicato. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:40:28 h
|
Emilio lembrando que O sag não é termômetro para o Oscar não: Jessica Lange em 1994 não ganhou o SAG (quem ganhou foi Jodie Foster ) e Jessica levou o Oscar....Hilary Swank em 2000 não ganhou o SAG(Quem ganhou foi Annete Benning) E hilary levou o OSCAR por Boys Don't Cry''... em 2003 Nicole Kidman não ganhou o SAG (quem ganou foi Renné Zellweager) e nicole levou o Oscar por The Hours....em 2008 Marion Cotillard não ganhou o SAG( Quem ganhou foi Julie Christie) e Marion levou o Oscar por PIAF...em 2009 Kate Winslet não ganhou o SAG(uqem ganhou foi Meryl Streep) e Kate levou o Oscar por ''The Reader''...vamos rever os conceitos de termômetro!
|
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:34:39 h
|
|
se for questão de mérito, vai pra Michelle Williams, isso sim. mas como há todo um lobby por trás, é da Viola Davis. |
|
 |
|
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 22:34:17 h
|
Michelle Williams tem muuuuuuito mais chances que Meryl. E Viola Davis é a favorita disparada.
Ator Coadjuvante pode render surpresas? Só se o Plummer for de ditador árabe para a cerimônia.
Não vou comentar "A Árvore da Vida e Terence Malick merecem" .
Mais: ano fraquíssimo o escambau. Cavalo de Guerra é bem menos "fraquíssimo" que o filme do Malick, na minha humilde opinião.
Hugo tem mais chances de ganhar roteiro que O Homem que Mudou o Jogo, mais por favoritismo, eu acho. De resto, as apostas são válidas. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:31:23 h
|
|
Rapaz é questão de mérito.Me admira como'' Histórias Cruzadas'' depois de uma campanha social bem feita e pesada, se tornou o filme mais superestimado do ano. Viola sempre está bem, sempre mesmo.Mas não é por esse papel que ela merece o seu Oscar. Vamos ser sinceros. Deve ter um pouco mais de espaço, deve desenvolver melhor a personagem (que no filme passa 90% do tempo com a cara tristeza, cabisbaixa na tentativa de emocionar o público...e emociona sim)...Mas em ''Dúvida'' a sua presença era muito mais digna de um Oscar do que pelo superestimado e fraco Histórias Cruzadas. |
|
 |
|
Por Rodrigo Jambeiro Pinto, em 23/02/2012 | 22:30:33 h
|
|
O Hazanavicius sem dúvida nenhuma levara o premio de melhor direção( o resultado do DGA ja deixou isso bem claro. Apesar disso gostaria que ganhasse ou Scorsese ou Malick). Quanto a melhor filme, em tempos em que a industria cinematográfica investe cada vez mais em tecnologias sonoras e de imagens, continuo duvidando que a academia ouse dar o Oscar a um filme mudo e preto e branco. Acredito que Os Descendentes acabará levando( o que pra mim também não deixa de ser uma infelicidade. O filme, assim como O Artista, é bom, mas superestimado demais). Não me arrisco a dizer quem levara o de melhor atriz. Todas estão muito bem em seus papeis, mas duvido que Meryl Streep leve( o SAG, de fato, ja deixou essa possibilidade bem viva). Quanto ao restante das categorias, acredito que não haverá surpresas, e concordo com as opiniões do Emilio. |
|
 |
|
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:26:46 h
|
|
hyparam demais a Meryl Streep (e nem sei o porquê), o Oscar é da Viola Davis, justamente por ser um filme sobre racismo e a Halle Berry ser a unica negra a ganhar na categoria. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:22:27 h
|
|
Cala a boca, Gustavo. Pode até ganhar, mas "há muito tempo" nem fudendo. E The Iron Lady sucks. |
|
 |
|
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:21:36 h
|
|
Emilio, é melhor ir corrigindo o teu texto e publicá-lo novamente..Viola não levará o Oscar. Meryl já venceu esse Oscar Há muto tempo...Domingo ratificaremos. |
|
 |
|
Por Carlos, em 23/02/2012 | 22:13:27 h
|
|
Meryl Streep para mim quase não entra entre as cinco melhores. |
|
 |
|
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:12:10 h
|
Bom, não importa.
Quem tem que levar é a Meryl Streep mesmo |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:11:40 h
|
Quis dizer que elas chamam mais atenção e exageram mais (menos a Octavia Spencer, que faz mais mesmo é rir). A Viola é muuuuuuuuuito superior.
|
|
 |
|
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:09:50 h
|
Não sei o que a gritaria tem a ver com a história. rssss
Uma boa atuação pode ser notada em muitas outras particularidades.
Não apenas no grito. |
|
 |
|
Por Carlos, em 23/02/2012 | 22:08:42 h
|
|
Viola está espetacular e merece demais o prêmio |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:05:18 h
|
|
Só porque as três gritam mais que a Viola. Estão boas, mas não chegam aos pés dela. |
|
 |
|
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:04:20 h
|
Eu sinceramente não consigo enxergar toda essa idolatria pela interpratação da Viola Davis.
Na minha opinião Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer e Jessica Chastain deixam ela no chinelo no decorrer do filme. Todas elas coadjuvantes em tela, vale lembrar. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:01:56 h
|
Em Atriz, enquanto não vejo Sete Dias com Marilyn, Viola Davis é a melhor. Mas não deviam ter esquecido tanto da Michelle Williams, pelo que já vi do filme, ela está simplesmente perfeita |
|
 |
|
Por Nathanael Buzelli, em 23/02/2012 | 22:00:28 h
|
|
Será que eu sou o único brasileiro torcendo muito para O Artista? O filme é sensacional! Mas concordo que nas cateorias Montagem, Millenium é meu favorito, não mereceria ganhar, e em melhor roteiro tb não, Meia Noite em Paris tem que ganhar. Porém, vai ser mais justo que no ano passado, quando O Discurso do Rei superou o melhor filme dos últimos 25 anos: A Rede Social. |
|
 |
|
Por Paulo Faria Esteves, em 23/02/2012 | 21:55:42 h
|
Bem parcial esse artigo do Emilio, hehe...
ator coadjuvante podem reservar surpresas
Hehe, engana-me que eu gosto...
Ator é de Jean Dujardin, somando aqui o terceiro Oscar garantido de O Artista.
Jura?! Nem acho...
Atriz a briga é boa. Meryl Streep, com 16 indicações ao prêmio, venceu pela última vez em 1983 por A Escolha de Sofia, sendo nomeada outras várias vezes sem sucesso. Neste ano, levou tudo por A Dama de Ferro, mas não o principal indicador, o prêmio do Sindicato dos Atores. Quem se saiu melhor foi a brilhante Viola Davis por Histórias Cruzadas. Na corrida voto a voto com Streep, Davis levará a melhor.
Mas que raio...o mundo, por acaso, esqueceu-se de Michelle Williams?! Aquela que foi a papa-premiações durante meses antes da primeira grande vitória de Davis?! Eu ainda aposto em Williams; Streep está bem equilibrada, mas Davis, apesar dos prémios importantes que ganhou, diria que tem beeeem menos chances... |
|
 |
|
Por Carlos, em 23/02/2012 | 21:49:16 h
|
|
Só será justo se premiar Hugo ou O Artista na minha opinião |
|
 |
|
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 23/02/2012 | 21:47:28 h
|
O ano não foi nenhum pouco fraco, melhor do quê o ano passado. E ainda creio em "Os Descendentes", tem "cara de Oscar" e é muito superior a "O Artista", mas não há como nega a forte probabilidade dele levar.
Favorito dos que eu vi (não cheguei a ver "A Árvore da Vida" ainda): A Invenção de Hugo Cabret. |
|
 |
|
Por Carlos, em 23/02/2012 | 21:43:34 h
|
|
Achei esse ano bem melhor que ano passado... |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:40:56 h
|
Meu favorito é Tree of Life, mas O Artista entra em segundo. Vale o Oscar sim, melhor que O Discurso do Rei ganhar. E o ano não foi fraco como dizem.
|
|
 |
|
Por Carlos, em 23/02/2012 | 21:37:36 h
|
|
É a primeira vez em muito tempo que o favorito do Oscar também é o meu favorito [2] |
|
 |
|
Por Patrick Corrêa , em 23/02/2012 | 21:36:48 h
|
Não foi um ano fraco.
Com A árvore da vida, Meia-noite em Paris e O artista, o ano foi fortíssimo. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:25:22 h
|
|
"A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente." [2] |
|
 |
|
Por jorge lucas , em 23/02/2012 | 21:22:51 h
|
|
cara, vc preferir A Árvore da Vida não necessariamente significa q seria justo o filme ganhar |
|
 |
|
Por Paco Picopiedra, em 23/02/2012 | 21:21:50 h
|
A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente
Esse "infelizmente" devia ser em negrito com fonte 450. |
|
 |
|
Por Douglas Braga, em 23/02/2012 | 21:20:42 h
|
|
Foi um ano bem fraco mesmo, mais uma vez. E concordo com o Emílio, A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente. |
|
 |
|
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:16:26 h
|
|
O Oscar tá bem melhor esse ano. Pelo menos eu acho. E HP tem chance em Maquiagem, pelo menos... |
|
 |
|
Por Bruno Kühl, em 23/02/2012 | 21:09:54 h
|
Ridículo HP nunca ter levado nada de prêmios técnicos. Só prova o quanto são esnobes. Aliás, esnobes e burros, já que preferem entregar os prêmios (principalmente os de diretor e melhor filme) para "quebrar a expectativa" de todo mundo, ao invés de dá-los para os realmente merecedores. Que se foda o Oscar!
Vou torcer pra Millennium, Árvore da Vida, Meia-noite em Paris e Cavalo de Guerra, por que o resto é resto (ADORO expressões clichês). |
|
 |
|
Por Paco Picopiedra, em 23/02/2012 | 21:09:37 h
|
É a primeira vez em muito tempo que o favorito do Oscar também é o meu favorito (se bem que o favorito do coração é - o impossível de ganhar, infelizmente - A Árvore da Vida). Hugo é um filme muito bonito, se ganhar eu não ficarei aborrecido (ui).
Não vi A Dama de Ferro, mas se não premiarem a Dona Benta desta vez, não acontece nunca mais |
|
 |
|
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 20:55:07 h
|
Se Meryl Streep não levar dessa vez a Academia tá de sacanagem... rsss.
Chega de indicá-la então, se nunca dão o prêmio a ela.
Com relação a melhor filme, algo me diz que teremos surpresas.
Na minha opinião é o momento de Scorsese. Acredito que ele leve diretor e melhor filme por Hugo.
Ótimo artigo! |
|
|
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
|
|
|
Leia Também
|
Filmes Relacionados
|
|