FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
ARTIGO

Oscar 2012 - Apostas

Categoria: Premiações
Por Emilio Franco Jr.
'O Artista' deve levar os principais prêmios.

O Oscar tem tudo para ser mais previsível do que nunca. Torço realmente para estar enganado, mas não parece ser o caso. A grande e incômoda verdade é que o ano foi fraquíssimo para o cinema norte-americano. Dos indicados ao prêmio principal, poucos realmente mereciam tal reconhecimento. Casos de Meia-Noite em Paris e A Árvore da Vida.

Tendo em vista a decepção com o presente, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood resolveu olhar para o passado, talvez como alerta da necessidade de resgatar a essência e a força do cinema mais puro. A lista de indicados a melhor filme traz justamente o apelo da retomada como forma de renovar o presente.

Saudosismo com o passado, por exemplo, é tema de Meia-Noite em Paris, O Artista e A Invenção de Hugo Cabret. Esses dois últimos remetem ao pontapé inicial da sétima arte. O recado reforçado por O Artista é o do poder das imagens como narrativa, assim como acontece no contemplativo A Árvore da Vida. A Academia procurou reviver o cinema clássico. Prova disso é a indicação do fraco Cavalo de Guerra e, claro, de O Artista.

Não é difícil entender, portanto, por que o longa de Michel Hazanavicius, mesmo não sendo o melhor, ganhará o Oscar mais cobiçado da noite - apesar de A Árvore da Vida merecer tal título. O cineasta francês também será considerado o melhor diretor. Nenhum outro parece ter real força para destroná-lo. Mas seria justo se Terrence Malick fosse anunciado em seu lugar. Novamente, os prêmios dos sindicatos dos produtores e diretores serão termômetros confiáveis para prever os vitoriosos.

No campo das atuações, pouca emoção. Atriz e ator coadjuvante podem reservar surpresas, mas, como de praxe, os preferidos do SAG devem levar o homenzinho dourado para as prateleiras de suas casas. Ator é de Jean Dujardin, somando aqui o terceiro Oscar garantido de O Artista.

Atriz a briga é boa. Meryl Streep, com 16 indicações ao prêmio, venceu pela última vez em 1983 por A Escolha de Sofia, sendo nomeada outras várias vezes sem sucesso. Neste ano, levou tudo por A Dama de Ferro, mas não o principal indicador, o prêmio do Sindicato dos Atores. Quem se saiu melhor foi a brilhante Viola Davis por Histórias Cruzadas. Na corrida voto a voto com Streep, Davis levará a melhor.

Colega de elenco em Histórias Cruzadas, Octavia Spencer pode ir escrevendo seu discurso desde já, pois ganhará sem sombra de dúvidas. Particularmente, gostaria de ver Bérénice Bejo, de O Artista, premiada. Os homens coadjuvantes assistirão a briga dos mais experientes Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor, e Max von Sydow, por Tão Forte e Tão Perto. Este último cresceu muito na reta final, mas não deve vencer por sequer ter aparecido entre os indicados ao SAG.

Categorias que costumam surpreender são as de roteiro. O original ficará entre O Artista e Meia-Noite em Paris. O segundo deve levar. É bom demais para sair de mãos abanando e seria valorizar em excesso o primeiro, que deverá ganhar várias estatuetas. Entre as adaptações, briga boa. Tirando o ótimo Tudo pelo Poder, todos têm condições de levar. Vantagem pouco maior para Os Descendentes e O Homem que Mudou o Jogo. Deverá ser a única estatueta de um ou de outro. Leve favoritismo para o filme de Alexander Payne.

Pelo fim da saga, e com três indicações, Harry Potter não deve sair sem o primeiro, e único, Oscar da série. Acredito que em maquiagem ou efeitos visuais. Direção de arte tende a ser de A Invenção de Hugo Cabret, brilhante nos aspectos técnicos e com muita indicação para não ser lembrado. Apesar da linda trilha sonora do filme de Scorsese, neste caso realmente seria triste se O Artista, por toda a importância da música para a história, não fosse consagrado.

Animação é de Rango e filme estrangeiro do iraniano A Separação. Claro que isso pode não acontecer. Nunca duvide do poder da Academia de ser injusta. O polonês In Darkness seria a segunda opção. Mas não creio que seja melhor do que a produção de Asghar Farhadi.

O meu filme favorito do ano, A Árvore da Vida, pelo menos sairá com a estatueta de fotografia. Por fim, montagem deveria ir para o excepcional trabalho de Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres, mas é provável que fique com O Artista. 

Dia 26 de fevereiro, domingo, descobriremos se o óbvio de fato prevaleceu ou se a Academia será capaz de surpreender – positivamente, espero.

Por Emilio Franco Jr., em 23/02/2012
Comente no Cineplayers (90)
Por Thiago Cunha, em 27/02/2012 | 15:41:27 h
Se a Williams ganhasse ai sim eu me surpreenderia e ficaria muito feliz, o resto só levei susto com Fotografia
Por Vinícius Aranha, em 27/02/2012 | 15:33:43 h
Meryl foi uma das coisas mais previsíveis desse Oscar.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 27/02/2012 | 01:56:47 h
UHUUUUUUUUUUUUL ...CADE A PREVISIBILIDADE DESSE ANO EMÍLIO? MERYL É QUE MANDA!!!!
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:48:36 h
Esse ano as premiações estão chatas demais. Ano que vem quem vai ser uma briga acirrada. Será que "The Hobbit" ou "Valente" vai ser bom o suficiente para ser indicado ao Oscar de melhor filme? Será que teremos atuações boas nesse filme "The Hobbit"? Será que "Gravity" será realmente uma revolução em termos de ficção-científica? Só resta esperar pra ver.
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:39:56 h
Quem merece ganhar é Wall-E
Isso que é filme de verdade!
Por C.S.C. - S.V.O., em 26/02/2012 | 17:37:14 h
Harry Potter a série mais azarada? Desde quando ganhar prêmios torna a pessoa com sorte?
E Harry Potter faturou muito mais fãs e dinheiro, revolucionou uma forma de contar filme de fantasia na cinema. Com toda certeza se ele não ganhar não será azarado.
Tanto que não é por prêmios que fomos ao cinema vê-lo.
Por Vinícius Aranha, em 26/02/2012 | 15:32:30 h
Aproveitando para ressaltar que esse favoritismo por Octavia Spencer no Oscar tá uma palhaçada. Ela tá muito boa mesmo em Histórias Cruzadas, vale a indicação, mas ganhar todos os prêmios possíveis de Atriz Coadjuvante por aí? Peloamor, a melhor entre as indicados é a Berenice Bejo disparadamente, e Cotillard em Midnight in Paris e Chastain em Árvore da Vida, nem indicadas, são bem mais merecidas do prêmio. No próprio Histórias Cruzadas, Spencer não é a melhor.
Por Shin Chan, em 26/02/2012 | 15:26:39 h
Estou botando muita fé no no ultimo Harry Potter,se não ganhar então vai ser a série cinematográfica mais azarada de todos os tempos.Perdendo até pro James Bond e Jornada nas Estrelas
Por Paulo Faria Esteves, em 26/02/2012 | 09:06:36 h
HA-HA! Michelle Williams venceu os Spirit Awards! Tomem e embrulhem! É o mundo a lembrar-nos que essa gatinha actriz não está (nem nunca esteve...) fora da corrida ao Óscar!
Por Gabriel Bianco de Paula, em 26/02/2012 | 03:02:43 h
Sobre a Tilda Swinton vcs tem TODA RAZÃO.

O proprio filme - Vamos Falar Sobrte Kevin - em si é muito melhor do que diversos indicados ao Oscar.....

Fazer o que né, Cidade de Deus esta certamente entre os 20 melhores filmes de todos os tempos, deveria ter ganhado Melhor filme, direção, fotografia....

sequer foi INDICADO
Por Vinícius Aranha, em 26/02/2012 | 02:32:11 h
Ainda não consigo acreditar que a Tilda Swinton ficou fora do Oscar...
Por Alexandre Cavalcante, em 26/02/2012 | 00:37:11 h
Para mim, o maior absurdo foi não terem indicado Tilda Swinton ao oscar por Precisamos Falar Sobre o Kevin, Rooney Mara pode ter ido bem, mas Tilda supera a maior parte das personagens do ano pela complexidade do papel e a tarefa de carregar o filme nas costas. Não que Meryl Streep não tenha feito isso, mas acho que sua atuação de mulher poderosa que passa por conflitos já está um pouco "batida".
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 15:01:53 h
a Ultima a injustiça a ser mencionada, entre tantas:

O Garoto da Bicicleta não ter sequer uma indicação a melhor filme estrangeiro.

Simplesmente RIDICULO
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 15:00:03 h
Pra mim Espião que Sabia Demais, Drive, A Separação, 50% e Millenium são filmes que deveriam ao menos estar la lista de melhores.

Estes citados são, NO MINIMO superiores a:

Tão Forte e Tão Perto, Histórias Cruzadas (só esta por tratar de preconceito), O Homem que Mudou o Jogo e Cavlo de Guerra

REPITO

NO MINIMO MELHORES QUE ESTES
Por Gabriel Bianco de Paula, em 25/02/2012 | 14:49:12 h
Filme: O Artista - Torcida: Drive, que sequer compete rs.. assim como A Separação.. sao os 2 melhores do ano.

Diretor: Martin Scorsese Torcida: Idem
Ator: Jean Dujardin (é JUSTO)
Atriz: Viola Davis Torcida: Rooney Mara (ah, se o Oscar fosse justo)
Ator Coadjuvante: Christopher Plummer (barbada que brinda esase otimo ator)
Atriz Coadjuvante: Octavia Spencer
Animação: Rango (Rio nem concorrer é piada né?)
Fotografia: A Árvore da Vida (com louvor
Direção de Arte: O Artista
Figurino: O Artista
Edição: A Invenção de Hugo
Filme Estrangeiro: A Separação
Maquiagem: Harry Potter
Trilha Sonora: O Artista
Música: Rio
Edição de Som: Millennium
Mixagem de Som: Millennium
Efeitos visuais: Harry Potter
Roteiro Adaptado: A Invenção de Hugo
Roteiro Original: O Artista Torcida (a separaçaõ)
Por Tiago Costa, em 25/02/2012 | 12:39:42 h
"Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver."

Eu tenho mais o que fazer...
Por Gustavo Santos de Araújo, em 25/02/2012 | 12:32:01 h
Obra prima sim caro Vinicius. Obra prima em relação a atuação e a construção da personagem por Streep e a real transformação de um mito vivo.! Como você ainda é uma criança de 13 anos e pelo visto está crescendo de maneira hostil, será sempre com a minha educação e com a minha tolerância que irei responder aos teus comentários rudes e sem fundamentos.
Por Felipe Caran Deconto, em 25/02/2012 | 11:52:32 h
Estou percebendo que existem várias pessoas criticando, O Artista, porém este filme é belo, simples, possui uma trilha sonora e uma história que faz referência a metalinguagem do cinema antigo, logo o argumento de ser fraco e piegas é no mínimo um insulto as pessoas que compreendem a sétima arte. Por outro lado, A Árvore da Vida é incrível e muito bem dirigido, na minha opinião merecia vencer o Oscar de Melhor Filme, e o de direção. Detalhe que esta última categoria possui grandes mestres do cinema concorrendo a ela: Scorcese, Allen e Mallick. Sendo que os três são injustiçados pelo Oscar, enfim Scorcese por ser considerado " o maior diretor americano vivo" merecia entrar para o rol dos diretores com 2 Oscars, já que o Spielberg que é bem menos importante que ele , está nesta seleta lista. E Michel Hazanavicius é um bom diretor, mas ainda não pode ser comparado com os supracitados acima, deste modo o BAFTA, o Globo de Ouro e outros prêmios servem como reconhecimento do seu talento.
Por Rodrigo Barbosa, em 25/02/2012 | 08:34:07 h
É... Acho que rola "O Artista" mesmo, pra melhor filme. Mas pra diretor, mesmo torcendo pelo Hazanavicius, acho que vai rolar o Scorcese. De resto concordo com o Emílio.
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 06:06:26 h
Gostaria que A Invenção de Hugo levasse todos os 11 Oscar que foi indicado. E se juntar a seleta lista de "Ben-Hur", "Titanic" e "O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei".
Esse filme merece. Falta magia no cinema e esse filme trouxe de volta.
Mas ele não leva os 11 Oscar, só filmes colossais como os 3 sitados a cima levam 11 Oscar.
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 06:03:58 h
Minhas Apostas! (não são exatamente os que eu quero que ganhe, mas sim quem eu acho que vai ganhar):

Filme: O Artista
Diretor: Martin Scorsese (A Invenção de Hugo)
Ator: Jean Dujardin (O Artista)
Atriz: Viola Davis (Histórias Cruzadas)
Ator Coadjuvante: Kenneth Branagh (Sete Dias com Marilyn)
Atriz Coadjuvante: Bérénice Bejo (O Artista)
Animação: Rango
Fotografia: O Artista
Direção de Arte: A Invenção de Hugo
Figurino: Jane Eyre
Documentário: If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front
Documentário Curta-metragem: Saving Face
Edição: A Invenção de Hugo
Filme Estrangeiro: Hearat Shulayim
Maquiagem: Harry Potter 7.2
Trilha Sonora: O Artista
Música: Rio
Curta-metragem de Animação: La Luna
Curta-metragem: Raju
Edição de Som: A Invenção de Hugo
Mixagem de Som: A Invenção de Hugo
Efeitos-especiais: Planeta dos Macacos: A Origem
Roteiro Adaptado: A Invenção de Hugo
Roteiro Original: O Artista
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 05:49:46 h
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver. [3]
Por C.S.C. - S.V.O., em 25/02/2012 | 05:49:25 h
Não tem categorias além dessas sitadas???
Por Ana Paula de Oliveira Azevedo., em 25/02/2012 | 04:22:51 h
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver. [2]
Por Daniel Mendes , em 25/02/2012 | 03:44:05 h
Bergman necessita paciencia, mas desenvolve suas ideias de forma muito mais organizada que Mallick e sem apelar pra cenas deslocadas e truques de fotografia que irritam nossos olhos!
Por Gustavo Hackaq, em 25/02/2012 | 02:50:05 h
Se A Árvore da Vida ganhar o Oscar de Melhor Filme, desisto de viver.
Por Vinícius Aranha, em 25/02/2012 | 01:34:11 h
Não acredito que vc disse que A Dama de Ferro é obra-prima e O Artista fraco e piegas. Vai se foder.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 24/02/2012 | 23:07:19 h
Diogo Souza Domiciano falou tudo e resumiu...Meryl Streep merece sim este Oscar. Ela vai levar. Estamos na torcida....a Decepção da noite vai ser vermos o fraco e piegas ''O ARTISTA'' ganhar..que triste...ainda torço e acredito numa vitória Inesperada de Terrence Malick e Árvore da Vida.
Por Rodrigo Giulianno, em 24/02/2012 | 22:40:38 h
Meu Deus! Se o Artista ganhar o oscar será a pá de cal ...nesta premiação
Por Wendell Marcel, em 24/02/2012 | 22:04:42 h
Muito parecido com minhas apostas, mas creio (e quero) que melhor filme fique com Hugo Cabret, ator com George Clonney e atriz Streep.
Por Diogo Souza Domiciano, em 24/02/2012 | 19:35:35 h
Para mim, o melhor roteiro original é o de A Separação, mas não deve ganhar mesmo.
Torço pela Meryl Streep, ela merece!
Pena que O Espião que sabia demais não teve mais reconhecimento, considero um filme ótimo!
E A Árvore da Vida, se sair com fotografia, já é lucro! Não merece mais nada mesmo, na minha opinião. Promete muito e não entrega tanto assim!
Por Renata Scholtz, em 24/02/2012 | 17:54:16 h
O Artista está parecendo o favorito mesmo, mas achei Hugo tão lindo, estava torcendo por ele.
Por João Júlio, em 24/02/2012 | 17:10:33 h
A Árvore da Vida é um filme brilhante. Uma pena ter pessoas que o acham chato e não o entendem. Mas não se pode agradar a todos mesmo.
Por Emerson Felipe, em 24/02/2012 | 16:56:33 h
Fico pensando: será mesmo que o Oscar vai privilegiar e enaltecer tanto assim um filme francês, com todas as principais estatuetas, em vez de privilegiar o cinema americano, como de praxe? Não duvido que aconteça o mesmo que aconteceu no Oscar 2006: diversas estatuetas para Brokeback Mountain, o preferido a noite, mas justamente a de melhor filme, que lhe parecia ser certo, ficou para a zebra Crash.

Não duvido que Os Descendentes fature o Oscar de melhor filme, enquanto o de direção e os visuais (fotografia, direção de arte, figurino) e o de melhor ator para O Artista.
Por Old Snake, em 24/02/2012 | 15:52:38 h
"A Ávore da Vida" foi um dos filmes mais chatos que assisti esse ano.Quase superou os filmes do Bergman!
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 14:43:46 h
"Melhor que Os Descendentes, A Árvore da Vida, O Espião que Sabia Demais, etc."
Tudo Pelo Poder é melhor apenas que A Árvore da Vida e The Help, dos 6 indicados que vi. Mas ainda tem Millennium, Drive, O Espião que Sabia Demais (que é bem melhor que Tudo Pelo Poder), 50%, etc., etc., etc...
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 14:38:40 h
War Horse >>>>>>>>>>>>>>>>>>>> The Help
Por Vinícius Aranha, em 24/02/2012 | 14:01:45 h
Ainda tem gente reclamando de O Artista. O Oscar já tá dado, e tá muito melhor que nos anos passados (mas como é um filme simples e correto, o pessoal confunde com superficial - talvez aquém da expectativa pra vcs, mas superficial não é). Queriam que The Help ou War Horse ganhasse?
Por DARLISSON ANDRÉ DUTRA, em 24/02/2012 | 12:58:01 h
Bom comentário do Gustavo

Histórias Cruzadas é a piada de 2011, entre os indicados a melhor filme, soa como um soco na cara do artistas que verdadeiramente fazem arte: Lars Von trier Melancolia esquecido, A pele que habito - esquecido, dentre outros! Veremos tragicamente o Artista vencer ..que lástima que triste que o Oscar não prima pelo merecimento mas sim pelo momento político, pelo comércio, pelo atual panorama racial (Halle Berry NUNCA mereceu o seu Oscar de melhor atriz, Whoopi merecia e não levou e Viola em 2009 merecia e não levou), e o Oscar as vezes é um prêmio de consolação...é por essas e outras que tomei abuso... [2]
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 12:25:40 h
A Trilha Sonora de "Hugo" não é essas coisas todas não.

Quem merece ganhar é "O Artista", pois é essencial a presença de uma Trilha Sonora pelo menos razoável. E a trilha é pelo menos razoável.

A melhor mesmo é de "Tintin".
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 11:03:29 h
Tudo Pelo Poder?? Acho meio fraco para uma lista 10+.
Por Rodrigo Krakov, em 24/02/2012 | 10:31:06 h
O único título que "A Árvore da Vida" pode até ganhar é de melhor fotografia, mas sem dúvida é um dos piores filmes que tive o desprazer de assistir .
Por DARLISSON ANDRÉ DUTRA, em 24/02/2012 | 10:19:59 h
Gostei do artigo. Concordo em praticamente tudo, principalmente sobre os que deveriam ganhar, mas não devem levar a estatueta (principalmente pela "A árvore da vida". "O artista" vai ganhar muitos prêmios, sem merecer. Mas é o que a academia busca: resgatar um pouco o passado. Mas continua afirmando que esse é um dos piores Oscar dos últimos anos. Tal qual ano passado. Ótimos filmes ficaram de fora (como sempre aconteceu). Não sei se a decadência é da academia ou do próprio cinema norte-americano.
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 09:08:37 h
E, ah. Já ia esquecendo.

Pode até ser a edição mais previsível. Mas esse ano está BEEEEEEM melhor que o ano passado. Os dois favoritos desse ano ("O Artista" e "Hugo") são beeeem melhores do que os favoritos do ano passado ("A Rede Social" e "O Discurso do Rei").
Por Thiago Cotta, em 24/02/2012 | 08:55:19 h
Quando vejo A Arvore da Vida nessas listas me desanima um tanto, com algumas exceções o ano foi fraco.
Por Kennedy B. Vasconcelos, em 24/02/2012 | 08:42:23 h
Tenho quase certeza que "A Árvore da Vida" vai sair sem nada. Melhor Filme não ganha, muitos menos Melhor Direção. Já é ou de "Hugo" ou de "O Artista".

Então, o que resta, é Fotografia, que é ótima. Mas acho que também não leva. Acho que a Academia não vai querer premiar um filme tão autoral e artístico por causa somente da Fotografia. Por isso acho que o filme de Terrence Malick vai sair sem nada.

Quem levar Fotografia é "Hugo".

Quanto aos Efeitos Visuais, essa é uma das categorias mais previsíveis desta edição, tanto que acho que o Emílio esqueceu por causa disso. Está muuuuuito previsível. Quem leva é "Planeta dos Macacos", não por seu melhor, mas por que a Academia deve ter algum tipo de contrato, ou de apenas favoritismo estampado em relação a Weta Digital.
Por Fernando Kraschinski Gonçalves, em 24/02/2012 | 00:34:15 h
Eu aposto em Os Descendentes para as duas principais estatuetas e George Clooney deve Levar o Oscar de melhor ator,e acho tbn que Harry Potter não ganhará nenhum, sou fã mas admito que efeitos é de Planeta dos Macacos,e maquiagem não boto fé...mas veremos domingo...
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 24/02/2012 | 00:17:58 h
Tiago, eu acabei falando de alguns bons que mereciam levar (com certas ressalvas para o Brody também e não tenho tanta certeza do Foxx, o ano estava bastante disputado). Mas personagens "sofridos" sempre tem maiores chances. O Oscar só muda mesmo nas categorias para roteiros.
Por Tiago Costa, em 24/02/2012 | 00:10:46 h
Foxx, Hanks e Brody foram para mim os melhores do ano (esse último nem tanto, mas dá muito bem para considerá-lo), assim como Firth, que é gago. Não acho que esse aspecto influencie tanto, embora seja impossível esquecer a vitória de Sandra Bullock. Mas mesmo assim, se isso influenciasse, venceria Gabourey Sidibe, que está mil vezes melhor.
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 23/02/2012 | 23:59:21 h
Quanto ao discurso, sejamos francos, os votantes gostam de eleger atores com personagens em história de superação e lutando contra uma "ordem social", e, nessa linha, tanto a Viola Daves quanto a Meryl Streep se encaixam. Uma luta contra a segregação racial então vigente, outra contra o machismo e o fato de ser uma mulher que comanda no trono.

Foi assim por vários anos: Jammie Foxx ganhou por atuar um cego que consegue superar a condição e vira um ótimo cantor.
Tom Hanks atua como um homem de QI abaixo da média que tem uma vida mais movimentada do quê a maioria (além de se tornar milionário)
Adrien Brody ganhou como um judeu lutando para sobreviver do nazismo.

A lista é extensa, e sim, grande parte das atuações foram ótimas, mas é inegável o gosto do Oscar por personagens que representam uma história de superação/ luta dos menos favorecidos. O Oscar tem síndrome de coitadismo, se a personagem for um manco, gago, cego e que virou milionário, as chances do ator levar o prêmio crescem.
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 23:55:08 h
"a maior injustiça com Árvore da vida, filme que transborda arte"

Transborda, vomita e excreta arte por todos os orifícios... e dentro não sobra nada.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 23:26:14 h
Me custa muito acreditar que ''O artista '' vá ganhar..pô cara sacanagem ele não merece MÊSMO...será a maior injustiça com Árvore da vida, filme que transborda arte..Injustiça maior até mesmo que ''Bastardos Inglórios sofreu perdendo para ''Guerra ao terror"'..somente pelo fato que a Academia ter achado ser a hora de uma mulher ganhar .kkkkkkkkkk..O oscar é uma merda...ainda bem que 2012 me mostrou isso.
Por Anderson de Souza , em 23/02/2012 | 23:19:36 h
Pra mim essa edição é a mais imprevisível que já acompanhei. Fora as surpresas como as ausências nas indicações
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 23:18:41 h
Justamente por não ser tão bom que "A dama de ferro" não está indicado a Oscar de melhor filme...A categoria eh melhor atriz e sem dúvida Meryl se destaca..tanto pelo papel como pela sua trajetória etc.!. Histórias Cruzadas é a piada de 2011, entre os indicados a melhor filme, soa como um soco na cara do artistas que verdadeiramente fazem arte: Lars Von trier Melancolia esquecido, A pele que habito - esquecido, dentre outros! Veremos tragicamente o Artista vencer ..que lástima que triste que o Oscar não prima pelo merecimento mas sim pelo momento político, pelo comércio, pelo atual panorama racial (Halle Berry NUNCA mereceu o seu Oscar de melhor atriz, Whoopi merecia e não levou e Viola em 2009 merecia e não levou), e o Oscar as vezes é um prêmio de consolação...é por essas e outras que tomei abuso...Vou soh checar esse ano de 2012..e depois rompo! Ficarei em Cannes em Berlim vendo o culto a Arte...e não ao comércio ou motivos paralelos apoiados no social ou em consolação
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 23:02:15 h
nossa, é não sair de uma visão de mundo limitada achar que negros e brancos tem a mesma oportunidade em protagonizar filmes, principalmente da década de 1970 pra trás, e ainda mais nos anos 50, que era proibido em alguns estados americanos, negro e branco terem o mesmo banheiro. 'Histórias Cruzadas' é fraco, mas não consegue ser pior (nenhum filme indicado consegue) que 'A dama de ferro'.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:56:40 h
Eu particularmente não concordo com esse discurso fraco e rude ''como se os negros lá nos EUA (e aqui tb) tivessem tido muita oportunidade em protagonizar filme''...Mas eh questão de opinião....Filme que enfocou bem o racismo foi ''A cor Púrpura ...naquele ano Woopi Goldberg merecia levar...aquele filme sim retratou historicamente um drama bem feito na situação história do racismo com performances inesquecíveis de Woopi e Ophra...Agora glorificar o Histórias Cruzadas é triste...filme fraco, piegas...Cinematograficamente um filme qualquer fraco fraco!! Esse filme serve para uma coisa: '' Para mostrar forçadamente a necessidade gritante que os Americanos tem por reafirmarem que superaram o seu histórico racista...
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 22:54:43 h
Não me emocionei com Histórias Cruzadas, achei o filme legal até, mas vale mais pelas atrizes, que merecem levar (apesar de Davis ser inferior a Rooney Mara e a não-indicada Tilda Swinton, na minha opinião). Melhor filme? Claro que não.
Ainda não sei porque as pessoas reclamam tanto de ser "previsível". A surpresa pode vir para o bem (caso de Meia-Noite em Paris ganhar) ou para o mal (caso de A Árvore da Vida ou Histórias Cruzadas ganhar)
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:48:30 h
então, a Meryl Streep levou o primeiro premio de cinema por Dúvida, justamente por Kate Winslet já ter levado na categoria coadjuvante.
Por Rodrigo Jambeiro Pinto, em 23/02/2012 | 22:47:59 h
Não consigo entender o que as pessoas viram de tão emocionante em Histórias Cruzadas. Ainda que seja um filme MEGA-estimado, eu ate gostei, mas não derramei uma lagrima. Alias, vi pouca coisa nele que outros filmes sobre racismo ja não tenham mostrado. O filme é o que é pelas belas interpretações das atrizes principais e só.
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:46:34 h
ô, Gustavo, e eu disse que concordo com isso? tô falando um fato, e é esse. agora, esse discurso coxinha de "conquistas da vida", "mérito", como se os negros lá nos EUA (e aqui tb) tivessem tido muita oportunidade em protagonizar filme. É um reconhecimento de mérito, mas tb social.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:46:19 h
Corrigindo, a Meryl tem 2 SAG 'S 2004: melhor atriz em filme para TV: "Angels in America" e melhor atriz drama: Dúvida....é a Única atriz de cinema com duas vitórias no SAG.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:44:21 h
o que me deixa mais enojado eh esse argumento: '' o Oscar é da Viola Davis, justamente por ser um filme sobre racismo e a Halle Berry ser a unica negra a ganhar na categoria.'' Meu caro amigo, não só o Oscar, mais as conquistas da vida devem ser pautadas no mérito e nos fatos. Cor da pele, razão social, racismo, usar tais argumentos para glorificar a imagem de alguém em acensão é uma atitude racista, senão igual, pior a do que vimos na história dos EUA.
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:42:48 h
em 10 anos, o SAG só errou três vezes (Nicole Kidman, Julie Christie, Meryl Streep). E recentemente, só o da Meryl Streep por Dúvida, já que ela nunca havia levado um prêmio de cinema e Kate Winslet, a favorita, já havia levado por O leitor na categoria coadjuvante. o SAG é o principal termometro, pq cada vez mais, há mais votantes do branch de atores do Oscar no sindicato.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:40:28 h
Emilio lembrando que O sag não é termômetro para o Oscar não: Jessica Lange em 1994 não ganhou o SAG (quem ganhou foi Jodie Foster ) e Jessica levou o Oscar....Hilary Swank em 2000 não ganhou o SAG(Quem ganhou foi Annete Benning) E hilary levou o OSCAR por Boys Don't Cry''... em 2003 Nicole Kidman não ganhou o SAG (quem ganou foi Renné Zellweager) e nicole levou o Oscar por The Hours....em 2008 Marion Cotillard não ganhou o SAG( Quem ganhou foi Julie Christie) e Marion levou o Oscar por PIAF...em 2009 Kate Winslet não ganhou o SAG(uqem ganhou foi Meryl Streep) e Kate levou o Oscar por ''The Reader''...vamos rever os conceitos de termômetro!
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:34:39 h
se for questão de mérito, vai pra Michelle Williams, isso sim. mas como há todo um lobby por trás, é da Viola Davis.
Por Tiago Costa, em 23/02/2012 | 22:34:17 h
Michelle Williams tem muuuuuuito mais chances que Meryl. E Viola Davis é a favorita disparada.
Ator Coadjuvante pode render surpresas? Só se o Plummer for de ditador árabe para a cerimônia.
Não vou comentar "A Árvore da Vida e Terence Malick merecem" .
Mais: ano fraquíssimo o escambau. Cavalo de Guerra é bem menos "fraquíssimo" que o filme do Malick, na minha humilde opinião.
Hugo tem mais chances de ganhar roteiro que O Homem que Mudou o Jogo, mais por favoritismo, eu acho. De resto, as apostas são válidas.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:31:23 h
Rapaz é questão de mérito.Me admira como'' Histórias Cruzadas'' depois de uma campanha social bem feita e pesada, se tornou o filme mais superestimado do ano. Viola sempre está bem, sempre mesmo.Mas não é por esse papel que ela merece o seu Oscar. Vamos ser sinceros. Deve ter um pouco mais de espaço, deve desenvolver melhor a personagem (que no filme passa 90% do tempo com a cara tristeza, cabisbaixa na tentativa de emocionar o público...e emociona sim)...Mas em ''Dúvida'' a sua presença era muito mais digna de um Oscar do que pelo superestimado e fraco Histórias Cruzadas.
Por Rodrigo Jambeiro Pinto, em 23/02/2012 | 22:30:33 h
O Hazanavicius sem dúvida nenhuma levara o premio de melhor direção( o resultado do DGA ja deixou isso bem claro. Apesar disso gostaria que ganhasse ou Scorsese ou Malick). Quanto a melhor filme, em tempos em que a industria cinematográfica investe cada vez mais em tecnologias sonoras e de imagens, continuo duvidando que a academia ouse dar o Oscar a um filme mudo e preto e branco. Acredito que Os Descendentes acabará levando( o que pra mim também não deixa de ser uma infelicidade. O filme, assim como O Artista, é bom, mas superestimado demais). Não me arrisco a dizer quem levara o de melhor atriz. Todas estão muito bem em seus papeis, mas duvido que Meryl Streep leve( o SAG, de fato, ja deixou essa possibilidade bem viva). Quanto ao restante das categorias, acredito que não haverá surpresas, e concordo com as opiniões do Emilio.
Por Isac Bernardo Carvalho, em 23/02/2012 | 22:26:46 h
hyparam demais a Meryl Streep (e nem sei o porquê), o Oscar é da Viola Davis, justamente por ser um filme sobre racismo e a Halle Berry ser a unica negra a ganhar na categoria.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:22:27 h
Cala a boca, Gustavo. Pode até ganhar, mas "há muito tempo" nem fudendo. E The Iron Lady sucks.
Por Gustavo Santos de Araújo, em 23/02/2012 | 22:21:36 h
Emilio, é melhor ir corrigindo o teu texto e publicá-lo novamente..Viola não levará o Oscar. Meryl já venceu esse Oscar Há muto tempo...Domingo ratificaremos.
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:12:10 h
Bom, não importa.
Quem tem que levar é a Meryl Streep mesmo
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:11:40 h
Quis dizer que elas chamam mais atenção e exageram mais (menos a Octavia Spencer, que faz mais mesmo é rir). A Viola é muuuuuuuuuito superior.
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:09:50 h
Não sei o que a gritaria tem a ver com a história. rssss
Uma boa atuação pode ser notada em muitas outras particularidades.
Não apenas no grito.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:05:18 h
Só porque as três gritam mais que a Viola. Estão boas, mas não chegam aos pés dela.
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 22:04:20 h
Eu sinceramente não consigo enxergar toda essa idolatria pela interpratação da Viola Davis.
Na minha opinião Bryce Dallas Howard, Octavia Spencer e Jessica Chastain deixam ela no chinelo no decorrer do filme. Todas elas coadjuvantes em tela, vale lembrar.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 22:01:56 h
Em Atriz, enquanto não vejo Sete Dias com Marilyn, Viola Davis é a melhor. Mas não deviam ter esquecido tanto da Michelle Williams, pelo que já vi do filme, ela está simplesmente perfeita
Por Nathanael Buzelli, em 23/02/2012 | 22:00:28 h
Será que eu sou o único brasileiro torcendo muito para O Artista? O filme é sensacional! Mas concordo que nas cateorias Montagem, Millenium é meu favorito, não mereceria ganhar, e em melhor roteiro tb não, Meia Noite em Paris tem que ganhar. Porém, vai ser mais justo que no ano passado, quando O Discurso do Rei superou o melhor filme dos últimos 25 anos: A Rede Social.
Por Paulo Faria Esteves, em 23/02/2012 | 21:55:42 h
Bem parcial esse artigo do Emilio, hehe...

ator coadjuvante podem reservar surpresas

Hehe, engana-me que eu gosto...

Ator é de Jean Dujardin, somando aqui o terceiro Oscar garantido de O Artista.

Jura?! Nem acho...

Atriz a briga é boa. Meryl Streep, com 16 indicações ao prêmio, venceu pela última vez em 1983 por A Escolha de Sofia, sendo nomeada outras várias vezes sem sucesso. Neste ano, levou tudo por A Dama de Ferro, mas não o principal indicador, o prêmio do Sindicato dos Atores. Quem se saiu melhor foi a brilhante Viola Davis por Histórias Cruzadas. Na corrida voto a voto com Streep, Davis levará a melhor.

Mas que raio...o mundo, por acaso, esqueceu-se de Michelle Williams?! Aquela que foi a papa-premiações durante meses antes da primeira grande vitória de Davis?! Eu ainda aposto em Williams; Streep está bem equilibrada, mas Davis, apesar dos prémios importantes que ganhou, diria que tem beeeem menos chances...
Por Luís Eduardo da Conceição Santos, em 23/02/2012 | 21:47:28 h
O ano não foi nenhum pouco fraco, melhor do quê o ano passado. E ainda creio em "Os Descendentes", tem "cara de Oscar" e é muito superior a "O Artista", mas não há como nega a forte probabilidade dele levar.

Favorito dos que eu vi (não cheguei a ver "A Árvore da Vida" ainda): A Invenção de Hugo Cabret.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:40:56 h
Meu favorito é Tree of Life, mas O Artista entra em segundo. Vale o Oscar sim, melhor que O Discurso do Rei ganhar. E o ano não foi fraco como dizem.
Por Patrick Corrêa , em 23/02/2012 | 21:36:48 h
Não foi um ano fraco.
Com A árvore da vida, Meia-noite em Paris e O artista, o ano foi fortíssimo.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:25:22 h
"A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente." [2]
Por jorge lucas , em 23/02/2012 | 21:22:51 h
cara, vc preferir A Árvore da Vida não necessariamente significa q seria justo o filme ganhar
Por Paco Picopiedra, em 23/02/2012 | 21:21:50 h
A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente

Esse "infelizmente" devia ser em negrito com fonte 450.
Por Douglas Braga, em 23/02/2012 | 21:20:42 h
Foi um ano bem fraco mesmo, mais uma vez. E concordo com o Emílio, A Árvore da Vida deveria levar melhor filme e diretor. Mas isso não irá acontecer, infelizmente.
Por Vinícius Aranha, em 23/02/2012 | 21:16:26 h
O Oscar tá bem melhor esse ano. Pelo menos eu acho. E HP tem chance em Maquiagem, pelo menos...
Por Bruno Kühl, em 23/02/2012 | 21:09:54 h
Ridículo HP nunca ter levado nada de prêmios técnicos. Só prova o quanto são esnobes. Aliás, esnobes e burros, já que preferem entregar os prêmios (principalmente os de diretor e melhor filme) para "quebrar a expectativa" de todo mundo, ao invés de dá-los para os realmente merecedores. Que se foda o Oscar!

Vou torcer pra Millennium, Árvore da Vida, Meia-noite em Paris e Cavalo de Guerra, por que o resto é resto (ADORO expressões clichês).
Por Paco Picopiedra, em 23/02/2012 | 21:09:37 h
É a primeira vez em muito tempo que o favorito do Oscar também é o meu favorito (se bem que o favorito do coração é - o impossível de ganhar, infelizmente - A Árvore da Vida). Hugo é um filme muito bonito, se ganhar eu não ficarei aborrecido (ui).

Não vi A Dama de Ferro, mas se não premiarem a Dona Benta desta vez, não acontece nunca mais
Por Daniel Oliveira, em 23/02/2012 | 20:55:07 h
Se Meryl Streep não levar dessa vez a Academia tá de sacanagem... rsss.
Chega de indicá-la então, se nunca dão o prêmio a ela.

Com relação a melhor filme, algo me diz que teremos surpresas.
Na minha opinião é o momento de Scorsese. Acredito que ele leve diretor e melhor filme por Hugo.

Ótimo artigo!
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 
 LEIA TAMBÉM
 FILMES RELACIONADOS
• A Dama de Ferro
• A Escolha de Sofia
• A Invenção de Hugo Cabret
• A Separação
• A Árvore da Vida
• Cavalo de Guerra
• Histórias Cruzadas
• In Darkness
• Meia-Noite em Paris
• Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
• O Artista
• O Homem que Mudou o Jogo
• Os Descendentes
• Rango
• Tão Forte e Tão Perto
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO