FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
ARTIGO

Da TV para o cinema: 10 séries que viraram filme

Categoria: Lista
Por Bernardo D.I. Brum
Sucessos da telona que tiveram início na televisão.
Uma reclamação - ou constatação - recorrente hoje em dia é que tudo vira série. Antigamente não era tão comum, apesar de existir (Buffy - A Caça Vampiros, M.A.S.H.). Porém, hoje em dia, entre exemplos bons e ruins, títulos como Fargo, Limitless, 12 Macacos, Bates Motel, Um Drink no Inferno, Máquina Mortífera, Teen Wolf O Exorcista representam a tendência de replicar sucessos da tela grande na tela pequena.

Mas o contrário também existe, e muitos filmes que crescemos amando começaram na televisão. Não é raro e nem é novo - só lembrarmos que Os Irmãos Cara de Pau saiu de um quadro do Saturday Night Live e Borat era um personagem de um quadro de Da Ali G Show. Recentemente, Dwayne Johnson estrelou a adaptação cinematográfica Baywatch, baseada no seriado S.O.S. Malibu. Ao mesmo tempo, também foram confirmados filmes baseados nas séries Dowton Abbey, Família Soprano e A Ilha da Fantasia. Vamos conferir mais exemplos?


Missão: Impossível 

As aventuras do agente especial do IMF Ethan Hunt na verdade são baseadas em uma série de televisão veiculada pela CBS entre 1966 e 1973, em sete temporadas de 1971 episódios criada por Bruce Geller. Antes do filme, o showrunner também tentou ressuscitar a série uma segunda vez pela CBS entre 1988 e 1990. Atores como Martin Landau (Ed Wood), Leonard Nimroy (Star Trek) e Peter Graves (Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu!) foram escalados. Por sua vez, a série de filmes iniciada em 1996 herdou a música-tema de Lalo Schifrin e o conceito da Força de Missões Impossíveis (IMF), mas criou personagens inteiramente novos, sendo Tom Cruise (Jack Reacher) protagonista de todos os seis filmes até a data, dirigido por nomes de luxo como Brian De Palma (Scarface), John Woo (A Outra Face), J.J. Abrams (Lost) e Brad Bird (Os Incríveis). Uma curiosidade é que o elenco original criticou pesadamente a série de filmes, por transformar algo que antes era um “jogo mental em equipe” em um grande palco para Cruise protagonizar cenas de ação frenéticas e amalucadas. Seja como for, o sexto filme Efeito Fallout só confirmou o amor cada vez maior dos fãs pelas loucuras acrobáticas de Ethan.


No Limite da Realidade 

Mesmo a tradução brasileira não conectando com a produção original, No Limite da Realidade é a versão cinematográfica de Além da Imaginação, série criada, produzida e apresentada por Rod Serling por 156 episódios entre 59 e 64 na rede CBS. Para homenagear a série de episódios independentes que contavam histórias terríveis e inusitadas (praticamente uma série-avó de Black Mirror), o produtor e diretor Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida) filmou um segmento e convidou John Landis (Um Lobisomem Americano em Londres), Joe Dante (Gremlins) e George Miller (Mad Max) para cada um dirigir uma história. Dos quatro episódios, três são refilmagens de histórias antigas e apenas o de John Landis foi criado para história grande. Mesmo com um trágico acidente vitimando o ator Vic Morrow e dois atores mirins, o filme alcançou um razoável sucesso e em um caso curioso de retroalimentação entre mídias impulsionou uma série-revival de três temporadas entre 85 e 89.


Star Trek 

Star Trek é mais que uma série de televisão e cinema - é um dos grandes fenômenos culturais do século 20. Criada por Gene Roddenberry, o seriado original durou 3 temporadas entre 66 e 69 e revelou para o mundo os astros como William Shatner, Leonard Nimroy e George Takei. Cancelada após 79 episódios, a série entrou em sindicação e descobriu seu público através de inúmeras reprises e uma série animada. Porém, foi o sucesso de Star Wars no final da década de 70 que deixou o grande público receptivo aos filmes: foram seis com o elenco original entre 79 e 91, o que reavivou a franquia na televisão: entre 87 e 94, Patrick Stewart estrelou como Jean-Luc Picard por sete temporadas e 178 episódios, dando origem a mais quatro filmes entre 94 e 2002. Mais recentemente, J.J. Abrams (Lost) ressucitou a série nos cinemas e já produziu três filmes reboot com grandes astros da nossa geração como Chris Pine (Mulher-Maravilha), Zachary Quinto (American Horror Story) e Zoe Saldana (Guardiões da Galáxia). O quarto sai em 2019.


Família Addams

Tradicional rede aberta, lar de sucessos como Grey’s Anatomy e Modern Family, a ABC veiculou entre 1964 e 1966 sessenta e quatro episódios de um seriado conhecido como A Família Addams, uma série que fundia comédia e terror, parodiando os principais clichês do general. A série era uma rival direta de Os Monstros, que estreou na CBS quase ao mesmo tempo e com uma trilha sonora parecida. Apesar de não ter tanta audiência quanto Os Monstros, a Família Addams provou-se mais longeva, com Gomez, Mortícia, Wandinha, Tio Chico, Tropeço, Feioso e Mãozinha aparecendo em dois desenhos animados, seis jogos de videogame e até agora quatro filmes, o primeiro um sucesso absoluto de 1991, dirigido por Barry Sonnefeld (MIB - Homens de Preto) e com um elenco de peso que contava com Raul Julia (O Beijo da Mulher Aranha), Christina Ricci (Monster - Desejo Assassino) e Christopher Lloyd (De Volta Para o Futuro). Nada mal para uma tirinha de humor negro criada por Charles Addams lá no longínquo ano de 1936 e que em 2019 encontrará nova encarnação com um longa-metragem animado em 3D.


Miami Vice 

O filme de 2006, estrelado por Colin Farrell (Na Mira do Chefe) e Jamie Foxx (Ray), tem uma origem curiosa. Seu diretor, Michael Mann, era produtor executivo da série original, exibida pela CBS e que mostrava a vida de dois policiais infiltrados nas organizações criminosas de Miami. Entre 1984 e 1990, a CBS exibiu 112 episódios e fez a fama não só de Mann mas também de Don Johnson (Django Livre) e Edward James Olmos (Battlestar Galactica). Anos depois, durante a premiére de Ali em 2001, foi Jamie Foxx quem trouxe a ideia a Mann de refazer seu clássico seriado em formato de filme, sacudindo a poeira dos personagens Sonny Crockett e Ricardo Rico. E como vivemos na era das releituras, foi reportado em 2017 que Miami Vice voltaria à tela pequena com Vin Diesel e produzido por Shana Waterman (24 Horas, Wayward Pines), agora pela NBC. 


Agente 86

Mel Brooks trabalhou com várias paródias de gênero ao longo de sua carreira: filmes históricos (A História do Mundo - Parte 1), terror (O Jovem Frankenstein), faroeste (Banzé no Oeste), ficção científica (S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço), entre outros. Mas nesse caso, ele mal deu tempo para respirar: em 1965, três anos depois de Sean Connery eternizar James Bond no cinema com 007 contra o Satânico Dr. No, Brooks estreou na NBC Get Smart, conhecida no Brasil como Agente 86 e tirou sarro dos recém-inaugurados clichês décadas antes de Austin Powers. Na série, o agente da CONTROLE Maxwell Smart lutava contra a maligna organização CAOS utilizando-se de sua (pouca) esperteza e de apetrechos ridículos como o sapato-fone. 138 episódios foram produzidos entre 1965 e 1970, bem como dois filmes e uma série revival antes de Agente 86, onde Maxwell Smart foi vivido por Steve Carell (O Virgem de 40 Anos) ao lado de Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada), Dwayne Johnson (Rampage - Destruição Total) e Alan Arkin (Edward Mãos de Tesoura) como aliados e Terence Stamp (Superman 2 - Aventura Continua) como o vilão Sigfried. A recepção foi mista, mas a bilheteria alta deve deve ter apresentado muita gente às peripécias de Smart.


Esquadrão Classe A 

Joe Carnahan é um dos poucos funcionários da indústria atualmente a trabalhar quase que exclusivamente com ação, tendo ao menos um grande sucesso na sua carreira: a produção, roteiro e ocasionalmente a direção de A Lista Negra, série que já dura 5 anos e que já caminha para uma sexta temporada e um spin-off. Antes disso, ele havia levado para o cinema Esquadrão Classe A, onde Liam Neeson (Busca Frenética), Bradley Cooper (Se Beber Não Case), Sharlto Copley (Distrito 9) e o lutador Quinton Jackson calçaram os sapatos de George Peppard (Bonequinha de Luxo), Dirk Benedict (Battlestar Galactica), Dwight Schultz (Jornada nas Estrelas - A Próxima Geração) e o ex-lutador Mr. T. como Hannibal, Faceman, Howling Mad e B.A., quatro especialistas em diferentes áreas que foram condenados por um crime que não cometeram e passaram a trabalhar como mercenários em uma série que durou 98 episódios entre 83 e 87 pela NBC. A série conquistou muitos por sua estrutura formulaica e violência cartunesca e foi eleita número um em uma pesquisa de “séries que deveriam ser revividas”. Já o filme passou duas décadas em um “inferno de desenvolvimento”, recebeu críticas mistas e teve uma performance regular de bilheteria.


Corra que a Polícia Vem Aí 

Uma das séries cinematográficas mais famosas das últimas décadas teve suas origens em uma série de televisão nem tão famosa assim. O trio ZAZ, composto David e Jerry Zucker e Jim Abrahams, já tinha conquistado o mundo com as mil e uma piadas de Apertem Os Cintos, O Piloto Sumiu!, mas sua investida na televisão foi cancelada após seis episódios pela ABC. Porém, a parceria com Leslie Nielsen (Drácula - Morto Mas Feliz) que tirava sarro das séries procedurais não acabou aí. O trio não desanimou e seis anos depois chegou aos cinemas Corra que a Polícia Vem Aí, largamente baseado nas piadas do seriado prematuramente cancelado. Como o Sargento Frank Derbin, Nielsen estrelou todos os episódios da série, o filme e suas duas sequências. E agora sim, sucesso: a trilogia cinematográfica lucrou mais de 200 milhões de dólares e contou com grandes estrelas como George Kennedy (Aeroporto), Priscila Preslley (Dallas), Ricardo Montalbán (A Ilha da Fantasia) e até o músico cômico “Weird” Al Yankovic, mostrando a majestade dos reis da comédia “besteirol”. Há males que vêm para o bem, como dizem.


Anjos da Lei 

A seara policial sempre foi propícia tanto para o sucesso (Miami Vice, Law & Order, CSI) quanto para a tiração de sarro (Corra que a Polícia vem Aí, Loucademia de Polícia). Anjos da Lei se encaixa nos dois. Entre 1987 e 1991, por 103 episódios, foi uma série dramática que tratava de assuntos pesados e polêmicos com um elenco de jovens policiais que se infiltravam em universidades. Além de tudo, revelou Johnny Depp (Piratas do Caribe) como um ídolo juvenil, o que irritou o mesmo, e deu origem ao spin-off de duas temporadas Booker. Mas não parou por aí, pois ainda vinha a zoeira: em 2012, Jonah Hill (O Lobo de Wall Street) e Channing Tatum (Os Oito Odiados) viveram no filme dois policiais que tinham que reviver a época de faculdade para prender um traficante de drogas sintéticas. Fez tanto sucesso que deu origem a uma sequência, Anjos da Lei 2, e mais dois filmes em desenvolvimento que se passarão no mesmo universo: um deles é um spin-off liderado pelo elenco feminino e outro, mais louco ainda, é MIB 23, que choca o universo de Anjos da Lei com o de MIB - Homens de Preto! Até que fazer piada do que era levado a sério demais pode se revelar bastante lucrativo.


As Panteras

Entre 1976 e 1981, As Panteras foi um grande sucesso de público e um constante alvo de críticas, eternizando a modelo Farrah Fawcett no mundo das atrações de TV aberta. Em 2000, McG (A Babá), que tornaria-se famoso por seu estilo inspirado em videoclipes, cravou seu primeiro sucesso quando resolveu adaptar para a tela grande a história das três detetives particulares que trabalham para o milionário de rosto desconhecido Charlie e, para tanto, escalou Lucy Liu (Kill Bill - Volume 1), Drew Barrymore (Como Se Fosse a Primeira Vez) e Cameron Diaz (O Máskara), limpou os elementos dramáticos e carregou no humor. O resultado foi um dos grandes sucessos do início do século 21, quw deu origem à sequência As Panteras Detonando, deu gás (ou nem tanto) para o revival de 2011 (cancelado após uma temporada) e já garantiu a confirmação de um reboot para 2019, com Naomi Scott (Power Rangers), Kirsten Stewart (The Runaways - Garotas do Rock) e Elizabeth Banks (Jogos Vorazes) como as novas detetives de Charlie. Será que vinga? 
Por Bernardo D.I. Brum, em 19/08/2018
Comente no Cineplayers (1)
Por Araquem da Rocha , em 20/08/2018 | 01:57:08 h
No Limite da Realidade é interessante mas não muito bom.
Estou esperando a produtora de Leonardo DiCaprio fazer um filme baseado em Além da Imaginação,59/64(minha série favorita de sempre)como prometeram.

Queria ver tb no futuro,filmes baseados em Black Mirror.
PS: Robert Downey Jr. comprou o episódio,The Entire History of You,da 1ª Temp;para transformar num filme.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #45 60 anos de Tim Burton
• #44 Meu Amigo Totoro
• #43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
• #42 Filmes da Sessão da Tarde
• #41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
• #40 100 anos de Ingmar Bergman
• #39 Os Incríveis 2
• #38 Era Uma Vez no Oeste
• #37 Jurassic Park e Jurassic World
• #36 O Bebê de Rosemary
• #35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
• #34 Han Solo: Uma História Star Wars
• #33 Deadpool 2
• #32 Um Corpo que Cai
• #31 Stephen King no Cinema
• #30 Vingadores: Guerra Infinita
• #29 A Franquia 007
• #28 Um Lugar Silencioso
• #27 2001: Uma Odisseia no Espaço
• #26 Jogador Nº1
• #25 Planeta dos Macacos
• #24 Quentin Tarantino
• #23 75 anos de David Cronenberg
• #22 Projeto Flórida
• #21 Trama Fantasma
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
• #11 Especial Natalino
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FILMES RELACIONADOS
• 007 contra o Satânico Dr. No
• 24 Horas
• A Babá
• A Família Addams
• A História do Mundo - Parte 1
• A Outra Face
• Aeroporto
• Agente 86
• Ali
• Anjos da Lei
• Anjos da Lei 2
• As Panteras
• Banzé no Oeste
• Busca Frenética
• Como Se Fosse a Primeira Vez
• Distrito 9
• Django Livre
• Drácula - Morto Mas Feliz
• Ed Wood
• Edward Mãos de Tesoura
• Esquadrão Classe A
• Gremlins
• Guardiões da Galáxia
• Jogos Vorazes
• Kill Bill - Volume 1
• Loucademia de Polícia
• M.A.S.H.
• MIB - Homens de Preto
• Mad Max
• Miami Vice
• Missão: Impossível
• Mulher-Maravilha
• Máquina Mortífera
• Na Mira do Chefe
• No Limite da Realidade
• O Beijo da Mulher Aranha
• O Diabo Veste Prada
• O Exorcista
• O Jovem Frankenstein
• O Máskara
• O Virgem de 40 Anos
• Os Caçadores da Arca Perdida
• Os Incríveis
• Os Monstros
• Os Oito Odiados
• Ray
• S.O.S. - Tem Um Louco Solto no Espaço
• Scarface
• Star Trek
• The Runaways - Garotas do Rock
• Um Drink no Inferno
• Um Lobisomem Americano em Londres
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE