FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
ARTIGO

Direto do Festival do Rio - Parte 2

Categoria: Festivais
Por Ary Monteiro Jr.
Trazemos agora alguns filmes que figuraram em festivais ao redor do mundo.

Continua o Festival do Rio. Na matéria anterior, comentei sobre três filmes americanos cuja exibição no festival pode ter sido a única no Brasil; agora, trago um apanhado de filmes de diversos países que tiveram destaque em festivais pelo mundo.

Começando logo pelo menos convencional, o dinamarquês Irmão Padre, Irmã Puta (Princess, de Andres Morgenthaler 2006). É um filme de animação para adultos, com alguns interstícios em ação ao vivo. Causou um certo furor no Festival de Toronto onde foi exibido numa sessão à meia-noite exatamente como aqui, compreensível, já que não é sempre que vemos um desenho animado que trata de abuso de menores e pornografia.

Conta a história de August, um padre que retorna de uma viagem para reclamar a custódia da sobrinha após o falecimento de sua irmã. Aos poucos vamos conhecendo que ela, uma atriz pornô, morreu em circunstância de uma vida de excessos e sua filha exibe marcas de abuso e óbvios transtornos psicológicos. Isso desperta em August seus sentimentos reprimidos fazendo-o começar a agir como um psicótico e assim lançando-se em uma violenta vingança. As cenas fortes ganham um ar surrealista em animação, mas o significado delas continua claro.

Definitivamente, não recomendado a espectadores que só desejam uma diversão leve, mas sem dúvida uma obra difícil de esquecer. Quem estiver interessado em conhecer mais pode conferir o site oficial do filme aqui. É um trabalho no mínimo inusitado e provocativo, que possivelmente só seria realizado em animação.

Escolha do México para a disputa do Oscar, O Labirinto do Fauno (El Laberinto Del Fauno ou Pan's Labyrinth nos EUA, 2006) é certamente o trabalho mais esmerado da carreira do diretor Guillermo Del Toro, de volta ao cinema latino depois de realizar nos EUA os filmes de heróis Blade 2 e Hellboy. Exibido fora de competição em Cannes, foi bastante aplaudido e vem recebendo elogios tanto de crítica quanto de público.

Trazendo mais em comum com seu filme espanhol A Espinha do Diabo do que com sua carreira americana, 'O Labirinto do Fauno' é parte conto de fadas, parte drama de época. A união de elementos humanos e fantasiosos funciona aqui de maneira muito mais eficiente do que no malfadado A Dama Na Água, de Shyamalan, pois Del Toro, que também é autor da história, sabe como equilibrar os dois universos tornando-os igualmente cativantes.

Logo após a guerra civil espanhola, uma menina chamada Ofélia se muda com a mãe, recém casada de um capitão do exército do ditador Franco, para uma fazenda no interior de onde ele está tentando eliminar um grupo de rebeldes. O capitão é um homem cruel e sua mãe está debilitada por culpa de uma gravidez difícil. Sozinha, ela se recolhe em contos de fada e acaba se tornando parte de um ao ser visitada por uma fada.

Del Toro possui um estilo visual elegante e valoriza a ótima direção de arte com belos enquadramentos e movimentos, mas não poupando o espectador de cenas fortes, grotescas até, o que afasta qualquer possibilidade de vir a ser um filme para crianças embora se destituído dessas cenas ainda funcionasse bem na minha opinião. Mesmo assim, O Labirinto do Fauno é uma obra emocionante, cheia de imaginação e que merece ser prestigiada. 

Ganhador do prêmio Camera D'Or em Cannes esse ano, 12:08 Leste de Bucareste (A Fost sau n-a fost? de Corneliu Porumboiu 2006), reafirma o crescimento do cinema romeno, que compareceu ano passado com o incrível A Morte do Sr. Lazarescu.

O nome '12:08 East of Bucharest' se refere ao golpe de estado que depôs o ditador Ceausescu e o filme enfoca um dia na vida de três homens em uma pequena cidade nos dias de hoje, o primeiro está tentando convidar pessoas para serem entrevistadas em seu programa de tv pra debater se houve ou não revolução, e os outros dois irão ser seus entrevistados: um professor de história alcóolatra e um idoso que só é lembrado na época de Natal como Papai Noel do bairro. O filme se divide em antes e durante a entrevista, a montagem elegante alterna os três personagens construindo o painel que irá se completar quando os três se reúnem no acontecimento.

Os atores excepcionais se revelam nesse momento, levando à platéia às gargalhadas com a precariedade do programa de tv e com seus maneirismos. Para um filme de estréia, Porumboiu já revela possuir maturidade no domínio da câmera e da narrativa. O filme compartilha com Lazarescu a estética realista, mas onde aquele era recheado de diálogos ácidos e um clima sufocante, neste a delicadeza e o humor permeiam toda a duração. O cinema da Romênia definitivamente merece atenção. 

Por fim, o ganhador do prêmio do Juri em Cannes Red Road, da diretora Andrea Arnold, do Reino Unido.

Jackie é uma operadora de câmeras de vigilância que possui o trabalho voyerístico de observar a rotina de um trecho da cidade onde mora, na Escócia. Um dia ela reconhece um homem vivendo no condomínio barato Red Road como sendo um ex-detento e passa a observá-lo, desenvolvendo o que se torna uma obsessão, ela passa a se aproximar cada vez mais dele.

'Red Road' não é um thriller moldado nas convenções americanas, a trama aqui se revela de maneira mais lenta e gradual, só muito mais tarde é que todas as ações dos personagens começam a fazer sentido. O roteiro da própria diretora é bastante preciso e as cenas que se revelam vagas do início se integram às finais numa bem desenvolvida resolução. A bela fotografia ajuda a afastar o estigma de cinema-verité que o tipo de filmagem "câmera-na-mão" traz e a diretora faz excelente uso de cores e desfoques, construindo um clima de desconforto e tensão que crescem à medida que seguimos com a personagem, cada vez mais próxima do suspeito.

Esses filmes possivelmente serão exibidos no circuito alternativo aqui  no Brasil em breve, já ostentavam os logotipos de suas distribuidoras e legendas na película. Em breve, mais Festival do Rio.

Por Ary Monteiro Jr., em 04/10/2006
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Todas as informações aqui contidas são propriedades de seus respectivos produtores. Sugestões? Reclamações? Elogios? Faça valer sua opinião, escreva-nos!
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
#69 Indicados ao Oscar 2019
#68 Creed II
#67 Vidro
#66 Homem-Aranha no Aranhaverso
#65 WiFi Ralph e O Retorno de Mary Poppins
#64 Melhores Filmes de 2018
#63 Duro de Matar
#62 Roma
#61 O Senhor dos Anéis
#60 Scarface
#59 Infiltrado na Klan
#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema
#55 Halloween (2018)
#54 O Primeiro Homem
#53 Nasce Uma Estrela
#52 Musicais no Século XXI
#51 70 anos de John Carpenter
#50 Breaking Bad - 10 Anos
#49 Neorrealismo Italiano
#48 O Exorcista
#47 Wall-E
#46 The Last of Us
#45 60 anos de Tim Burton
#44 Meu Amigo Totoro
#43 Missão: Impossível - Efeito Fallout
#42 Filmes da Sessão da Tarde
#41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
#40 100 anos de Ingmar Bergman
#39 Os Incríveis 2
#38 Era Uma Vez no Oeste
#37 Jurassic Park e Jurassic World
#36 O Bebê de Rosemary
#35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
#34 Han Solo: Uma História Star Wars
#33 Deadpool 2
#32 Um Corpo que Cai
#31 Stephen King no Cinema
#30 Vingadores: Guerra Infinita
#29 A Franquia 007
#28 Um Lugar Silencioso
#27 2001: Uma Odisseia no Espaço
#26 Jogador Nº1
#25 Planeta dos Macacos
#24 Quentin Tarantino
#23 75 anos de David Cronenberg
#22 Projeto Flórida
#21 Trama Fantasma
#20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
#19 Oito e Meio de Fellini
#18 A Forma da Água
#17 The Post e os filmes de Jornalismo
#16 Indicados ao Oscar 2018!
#15 20 Anos de Titanic
#14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
#13 Melhores de 2017
#12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
#11 Especial Natalino
#10 Assassinato no Expresso Oriente
#9 Onde os Fracos Não Têm Vez
#8 Liga da Justiça
#7 Stranger Things
#6 45 anos de O Poderoso Chefão
#5 Branca de Neve e os Sete Anões
#4 Halloween
#3 Blade Runner / Blade Runner 2049
#2 De Volta Para o Futuro
#1 Os Goonies
#0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FILMES RELACIONADOS
• A Espinha do Diabo
• A Morte do Sr. Lazarescu
• Hellboy
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE
Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível