Saltar para o conteúdo

Artigos

Globo de Ouro 2005

Sem um grande épico para marcar a noite, já que A Paixão de Cristo, de Mel Gibson, e Alexandre, de Oliver Stone, foram simplesmente ignorados pelo pessoal do Globo de Ouro, a noite foi mesmo de produções menores que ganharam a mídia no domingo de 16 de janeiro de 2005. O resultado foi uma premiação muito mais equilibrada, com algumas surpresas e uma festa bem mais descontraída na primeira premiação do ano.

O recordista de indicações desta vez foi Sideways, de Alexander Payne, com sete indicações, levando duas para casa: Melhor Filme Comédia / Musical e Melhor Roteiro (para Alexander Payne e Jim Taylor), dois dos principais prêmios da noite. Nos demais, tivemos uma divisão de louros entre Clint Eastwood e seu Menina de Ouro e Martin Scorsese com seu O Aviador. Menina de Ouro tinha cinco indicações e anotou na conta o prêmio de Melhor Direção e Melhor Atriz, para Hilary Swank. O filme parece ser excelente e esperamos que os prêmios tenham sido justos, e não apenas uma consolação pelo ano passado, quando o seu ótimo Sobre Meninos e Lobos comeu poeira junto com as outras produções para o épico de fantasia de Peter Jackson O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Já Martin Scorsese saiu como o grande premiado da noite. Seu O Aviador levou três prêmios dos seis indicados para casa, sendo o principal vencedor da noite (o que mostra o equilíbrio deste ano). Além de Melhor Trilha Sonora, composta por Howard Shore, o filme anotou ainda os prêmios de Melhor Ator para Leonardo Di Caprio, que finalmente tem chances reais de Oscar, e Melhor Filme de Drama da noite. Teria Scorsese encontrado um novo ator para apadrinhá-lo? Depois de fazer oito filmes com Robert De Niro, ele está em seu segundo com Leonardo Di Caprio (o anterior fora Gangues de Nova York) e a parceria parece não terminar aqui, já que o terceiro filme já está programado entre os dois.

Quem pode estragar a festa de Di Caprio esse ano – e, digamos, as chances não são poucas disso acontecer – é Jamie Foxx, o comediante dos anos 90 que vem demonstrando cada vez mais talento para papéis dramáticos com a biografia do mito da música Ray Charles. O ator já vinha demonstrando um bom trabalho com Colateral, mas em Ray, ele parece ter feito uma interpretação antológica digna de uma marcação na história. A briga vai ser boa.

No quesito atores coadjuvantes, a dupla Natalie Portman (O Doce Amanhã, Star Wars: Episódio 1 e 2) e Clive Owen (Rei Arthur) de Perto Demais, abocanharam seus prêmios e elevaram ainda mais o hyper em torno da produção de Mike Nichols (o mesmo diretor de A Primeira Noite de um Homem).

Alguns grandes nomes, como Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças e Em Busca da Terra do Nunca passaram em branco na noite, ficando apenas em suas menções honrosas pelas indicações. O Brasil estava sendo representado por Walter Salles e seu Diários de Motocicleta, para filme estrangeiro, mas o premiado da categoria foi o espanhol Mar Adentro. Lembram que o país deixou de lado Almodóvar e seu Má Educação para indicar Mar Adentro para o Oscar de Filme Estrangeiro? Bem, há grandes chances de colherem os frutos dessa ousada opção.

Na noite ainda houve a tradicional premiação dos melhores na televisão, sem dar chance aos quesitos técnicos para os longa metragens de cinema. Ano passado Angels in America desequilibrou a premiação, faturando os principais prêmios, mas dessa vez, tudo foi mais equilibrado e emocionante. Confira abaixo a lista completa dos vencedores em cada categoria da noite.

Assim que os filmes forem sendo lançados, trabalharemos duro para trazer as críticas mais detalhadas de cada filme para os nossos leitores o mais rápido possível.

Cinema:

Melhor Filme de Drama
O Aviador, de Martin Scorsese

Melhor Filme de Comédia / Musical
Sideways, de Alexander Payne

Melhor Ator de Drama
Leonardo DiCaprio, por O Aviador

Melhor Atriz de Drama
Hilary Swank, por Menina de Ouro

Melhor Ator de Comédia / Musical
Jamie Foxx, por Ray

Melhor Atriz de Comédia / Musical
Annette Bening, por Being Julia

Melhor Ator Coadjuvante
Clive Owen, por Perto Demais

Melhor Atriz Coadjuvante
Natalie Portman, por Perto Demais

Melhor Diretor
Clint Eastwood, por Menina de Ouro

Melhor Roteiro
Alexander Payne e Jim Taylor, por Sideways

Melhor Canção Original
Old Habits Die Hard, de Alfie - O Sedutor

Melhor Trilha Sonora
Howard Shore, de O Aviador

Melhor Filme Estrangeiro
Mar Adentro, Espanha

Televisão:

Melhor Série de TV de Drama
Nip/Tuck

Melhor Série de TV de Musical / Comédia
Desperate Housewives

Melhor Minissérie ou Filme para TV
The Life and Death of Peter Sellers

Melhor Ator em Minissérie ou Filme para TV
Geoffrey Rush, por The Life and Death of Peter Sellers

Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para TV
Glenn Close, por The Lion in Winter

Melhor Ator em Série de Comédia
Jason Bateman, por Arrested Development

Melhor Atriz em Série de Comédia
Teri Hatcher, por Desperate Housewives

Melhor Ator em Série de Drama
Ian McShane, por Deadwood

Melhor Atriz em Série de Drama
Mariska Hargitay, por Law & Order: Special Victims Unit

Melhor Ator Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
William Shatner, por Boston Legal

Melhor Atriz Coadjuvante em Série, Minissérie ou Filme para TV
Anjelica Huston, por Iron Jawed Angels

Comentários (0)

Faça login para comentar.