Os Melhores Filmes de 2012 - Equipe
Com um certo atraso, finalmente estamos divulgando a lista de melhores filmes que estrearam em 2012, realizada pela equipe do Cineplayers. Foram vários dias de votação entre os editores que puderam participar até chegar ao resultado final, que você confere logo abaixo deste editorial.
Nós conversamos entre a gente, divulgamos pré-listas, corremos atrás de lacunas importantes que havíamos deixado passar (onde ninguém conseguiu preencher todas, é claro), até cada um decidir por apenas 10 filmes, elegíveis de acordo com a lista de estreias do site Filme B. Alguns não puderam ser votados, como por exemplo Caminho Para o Nada, de Monte Hellman, pois já havia sido votado no ano passado, a única regra que excluía filmes dessa lista.
No total, foram 55 filmes citados pelos 14 editores participantes, onde cada posição na lista pessoal de cada editor tinha uma pontuação, somada no final pelo nosso editor Vlademir Lazo. Depois do resultado geral, você poderá ver cada lista, por ordem alfabética dos participantes. E amanhã sai o resultado da votação dos leitores feita em nosso fórum. Se não votou, participe mais daqui para a frente... Queremos saber um pouco mais sobre cada um de vocês!
Sem mais delongas, vamos à lista de 2012.
10. A Invenção de Hugo Cabret (Hugo), de Martin Scorsese
9. Precisamos Falar Sobre o Kevin (We Need to Talk About Kevin), de Lynne Ramsay
8. Cosmópolis (Cosmopolis), de David Cronenberg
7. O Espião Que Sabia Demais (Tinker, Tailor, Soldier, Spy), de Tomas Alfredson
6. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância (L'apollonide - Souvenirs de la maison close), de Bertrand Bonello
5. Shame (idem), de Steve McQueen
4. Drive (idem), de Nicolas Winding Refn
3. Holy Motors (idem), de Leos Carax
2. Moonrise Kingdom (idem), de Wes Anderson
1. A Separação (Jodaeiye Nader az Simin), de Asghar Farhadi
E agora, as listas individuais de cada editor.
Alexandre Koball:
1. Drive
2. A Invenção de Hugo Cabret
3. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
4. A Separação
5. Ted
6. Prometheus
7. Um Método Perigoso
8. O Artista
9. Precisamos Falar Sobre o Kevin
10. Shame
Bernardo Brum:
1. Holy Motors
2. Cosmópolis
3. Millenium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
4. Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios
5. O Espião que Sabia Demais
6. A Febre do Rato
7. Heleno
8. O Homem da Máfia
9. Shame
10. Elefante Branco
Daniel Dalpizzolo:
1. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância
2. Holy Motors
3. O Homem Que Não Dormia
4. O Espião que Sabia Demais
5. Minha Felicidade
6. Hahaha
7. Habemus Papam
8. Moonrise Kingdom
9. A Invenção de Hugo Cabret
10. Um Verão Escaldante
David Campos:
1. Holy Motors
2. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância
3. Cosmópolis
4. Moonrise Kingdom
5. A Separação
6. O Espião que Sabia Demais
7. J. Edgar
8. Sombras da Noite
9. Um Método Perigoso
10. Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
Emilio Franco Jr.:
1. Precisamos Falar Sobre o Kevin
2. Shame
3. A Separação
4. Holy Motors
5. Laurence Anyways
6. O Homem da Máfia
7. As Vantagens de Ser Invisível
8. Polissia
9. Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
10. Entre o Amor e a Paixão
Heitor Romero:
1. A Separação
2. A Invenção de Hugo Cabret
3. Moonrise Kingdom
4. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância
5. Cosmópolis
6. Holy Motors
7. O Artista
8. Luz nas Trevas - A Volta do Bandido da Luz Vermelha
9. 13 Assassinos
10. Deus da Carnificina
Josiane K:
1. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
2. Drive
3. Intocáveis
4. Os Infratores
5. Ted
6. Precisamos Falar Sobre o Kevin
7. Histórias cruzadas
8. Jogos vorazes
9. Os Descendentes
10. Tão Forte e Tão Perto
Marcelo Leme:
1. Shame
2. L’Apollonide – Os Amores da Casa de Tolerância
3. A Separação
4. Moonrise Kingdon
5. 007 - Operação Skyfall
6. Drive
7. A Guerra Está Declarada
8. Holy Motors
9. A Invenção de Hugo Cabret
10. Histórias que só Existem Quando Lembradas
Patrick Corrêa:
1. Holy Motors
2. Shame
3. Intocáveis
4. A Separação
5. Moonrise Kingdom
6. Drive
7. Para Roma, Com Amor
8. Deus da Carnificina
9. O Porto
10. Um Verão Escaldante
Regis Trigo:
1. A Separação
2. Moonrise Kingdom
3. Polissia
4. Precisamos Falar Sobre o Kevin
5. Shame
6. Footnote
7. J. Edgar
8. 007 - Operação Skyfall
9. Cosmópolis
10. As Neves do Kilimanjaro
Rodrigo Cunha:
1. Moonrise Kingdom
2. A Separação
3. Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
4. O Espião que Sabia Demais
5. A Invenção de Hugo Cabret
6. Argo
7. Drive
8. O Artista
9. Intocáveis
10. O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Rodrigo Torres de Souza:
1. A Separação
2. O Espião Que Sabia Demais
3. Drive
4. Histórias que só Existem Quando Lembradas
5. Shame
6. As Vantagens de Ser Invisível
7. Polissia
8. O Homem da Máfia
9. Holy Motors
10. Tomboy
Silvio Pilau:
1. A Separação
2. Drive
3. Moonrise Kingdom
4. Precisamos Falar Sobre o Kevin
5. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
6. Shame
7. 007 - Operação Skyfall
8. Flores do Oriente
9. 13 Assassinos
10. As Vantagens de Ser Invisível
Vlademir Lazo:
1. Holy Motors
2. Cosmópolis
3. Um Método Perigoso
4. Habemus Papam
5. As Quatro Voltas
6. Hahaha
7. J. Edgar
8. Um Verão Escaldante
9. Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
10. Shame
Não entendi como Deus da Carnificina não entrou. Não entendi mesmo.
Mas fiquei feliz em ver Moonrise aí. Demais esse filme!
Pior lista: Josiane K.
A melhor lista foi a da Josiane K., só o 5º e 6º filmes eu não vi. Parece que nenhum citou Os Vingadores.
A minha lista:
1) Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
2) Os Vingadores
3) O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
--> Shame
--> Jogos Vorazes
--> Os Intocáveis
--> Star Wars- Episódio I: A Ameaça Fantasma
--> Procurando Nemo
--> Detona Ralph
--> Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres
--> Missão Impossível 4: Protocolo Fantasma
--> Drive
--> As Aventuras de Pi
--> Histórias Cruzadas
--> Hugo
Não consegui escolher só 10, kkkk, o ano foi muito bom, e só consigo ordenar os 3 primeiros, os demais ainda não me decidi.