FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

1492: A Conquista do Paraíso

(1492: Conquest of Paradise, 1992)
Por Falstaff Avaliação:               7.0
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

Este comentário revela detalhes da história do filme.

Os professores de história cometem o erro de apresentar ao seus alunos demasiado jovens, com uma base fraca e resumida sobre a matéria, uma síntese histórica de um período complexo na forma de um filme apaixonado, que aos olhos daqueles jovens cujas moléculas irrequietas debatem-se incessantemente umas nas outras lhes aparece, compreensivelmente, como deveras longa e aborrecida. Lembro que odiei 1492: A Conquista do Paraíso (1492: Conquest of Paradise, 1992).

Ridley Scott, o nome por trás de referências da ficção científica no cinema, tem um repertório interessante de ficções históricas. Interessante não necessariamente significa bom: porque há certa paixão nesta crônica sobre Colombo que faltará aos gladiadores e cruzados embusteiros do futuro. Ridley Scott tem seus momentos aqui: a cena em que Cristovão Colombo (Gérard Depardieu) vislumbra o continente pela primeira vez; Moxica (Michael Wincott), com seu cavalo inquieto, que sozinho é uma nota que causa uma tensão enorme na segunda metade do filme; e as cenas de violência rápidas mas brutais. O que há de melhor em 1492 não está acompanhado de diálogos.

Quanto às verdadeiras intenções de Colombo para atravessar os mares talvez ninguém saiba, mas em relação ao Colombo de Depardieu fica claro que para ele um Novo Mundo não é apenas um novo continente, novas terras e novas riquezas, mas um mundo longe da intolerância, da ignorância e das fogueiras inquisitoriais. Colombo é romantizado aqui porque a ele é incorporado todos esses desejos e valores de quem aspira por liberdade; é quando a biografia se alia à fantasia e abre espaço para a identificação de uma parte remota do espectador com um sonho coletivo; isso não seria possível com um personagem egoísta e ambicioso; cabe-nos apenas não recorrermos a ela como documento histórico, mas como rascunho debilmente alegórico com uma bela fotografia: Utapan, o nativo, diz ''Você nunca aprendeu a minha [língua]'', referindo-se ao desinteresse europeu pela sua cultura, enquanto Moxica declarara ''Nós somos imortais'', referindo-se sem dúvida aos assassinos imperialistas que permeiam os séculos destruindo os povos e as culturas, eis o contraponto; nesse sentido, ainda que represente Colombo como um herói desbravador injustiçado, a chama intrépida da civilização e do progresso, o filme se encerra como pessimista e coloca diante do espectador, na última cena, o derradeiro vislumbre de um sonho primevo de renovação que não se concretizou.

Por trás das hipérboles e dos eufemismos que há nas ficções históricas e que há também nas grandes produções, há aqui, em algum lugar sob a superfície, algo de autêntico. Talvez uma reverberação forte do passado que Scott conseguiu captar, ou quem sabe seja somente a interpretação de Gérard Depardieu.

Por Falstaff, em 26/07/2018 Avaliação:               7.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 8.0
• Daniel Dalpizzolo 4.0
• Régis Trigo 5.0
• Vlademir Lazo 5.0
•  Média 5.5
Notas - Usuários
6.5/10 (137 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 CINEPLAYERS CAST
CP Cast
• #41 Batman: O Cavaleiro das Trevas
• #40 100 anos de Ingmar Bergman
• #39 Os Incríveis 2
• #38 Era Uma Vez no Oeste
• #37 Jurassic Park e Jurassic World
• #36 O Bebê de Rosemary
• #35 A Noite dos Mortos-Vivos e Despertar dos Mortos
• #34 Han Solo: Uma História Star Wars
• #33 Deadpool 2
• #32 Um Corpo que Cai
• #31 Stephen King no Cinema
• #30 Vingadores: Guerra Infinita
• #29 A Franquia 007
• #28 Um Lugar Silencioso
• #27 2001: Uma Odisseia no Espaço
• #26 Jogador Nº1
• #25 Planeta dos Macacos
• #24 Quentin Tarantino
• #23 75 anos de David Cronenberg
• #22 Projeto Flórida
• #21 Trama Fantasma
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi
• #11 Especial Natalino
• #10 Assassinato no Expresso Oriente
• #9 Onde os Fracos Não Têm Vez
• #8 Liga da Justiça
• #7 Stranger Things
• #6 45 anos de O Poderoso Chefão
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049
• #2 De Volta Para o Futuro
• #1 Os Goonies
• #0 O Piloto
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 1492: A Conquista do Paraíso
(1492: Conquest of Paradise, 1992)
 MAIS COMENTÁRIOS
• Comentários deste filme
« anterior » todos (4) « próximo »
• Outros comentários
• Crash - No Limite (2004), por Eduardo Percequillo Freire de Souza
• Moscou, Bélgica (2008), por Mateus da Silva Frota
• Star Trek: Sem Fronteiras (2016), por Matheus Darswik
• Além da Escuridão - Star Trek (2013), por Matheus Darswik
• Star Trek (2009), por Matheus Darswik
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2018)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE