1984

(Nineteen Eighty-Four, 1984)
Por Leonardo Bronze Segga Avaliação:               7.0

Uma mera ilustração da obra-prima de George Orwell.. mas que serve como entreteimento.

Ao passo em que trasmite a maior parte dos fatos movimento-a-movimento, não reproduz com eficiência as filosofadas polpiticas... ou seja, absolutamente, leia primeiro.

O filme teve um certo impacto Pop... prova disso está ná infame música Sexcrime gravada pelo duo Eurythimics e, mais atualmente, a participação de John Hurt em V De Vingança (O que, claramente, não foi coincidência).

As atuações são eficientes, John Hurt consegue dar vida a um personagem fiel ao livro, sufocado, com vontade de viver em uma sociedade totalitária que reprime todo o prazer humano, Suzanna Hamilton entrega uma Juia fiel ao livro também, desafiadora, rebelde, mas quem se destacou mais foi Richard Burton, no papel do membro do alto escalão do partido único da sociedade que se envolve com o casal de protagonistas.

Fiel em sua maior parte porém rápido demias, no livro por exemplo, o protagonista tem um importante diálogo com um homem que viveu antes da subida da ditadura, uma cena marcante envolvendo uma revolta por causa de panelas e o diálogo entre Winston e O'Brien é totalmente diferente. Os piroes cortes se dão nas narrações e pensamentos, omitidos por óbvia limitação da mídia cinematográfica em relação à literatura.

Nada impressionante mas ilustra bem o livro, se você realmente quer aproveitar essa grande obra, leia o livro, pois esse é uma das maiores críticas sociais da história da literatua.

Por Leonardo Bronze Segga, em 28/10/2009 Avaliação:               7.0
6.9/10 (143 votos)