A Boneca Que Virou Gente

(Life-Size, 2000)
Por Victor Mendonça Avaliação:             6.0

"A Boneca que Virou Gente" é filme charmoso e encantador. Assim, ele revela-se um pequeno clássico que se destaca dentre as produções distribuídas pela Disney com atores de carne-e-osso no início dos anos 2000. Com enredo envolvente e bem amarrado em suas simplicidade e leveza, a obra revela-se veículo perfeito para Tyra Banks e Lindsay Lohan. Elas assumem os papéis principais com vigor e talento.

Casey Stuart é uma menina que ainda está se recuperando da morte da mãe. Quando seu pai apresenta uma nova namorada, ela decide ressucitar a mãe com um feitiço, mas acidentalmente dá vida a uma boneca, que se transforma em uma pessoa de carne e osso.

O grande trunfo do longa-metragem é o desempenho da supermodelo, atriz, apresentadora e empresária Tyra Banks como a boneca que ganha vida. Banks, num desempenho particularmente inspirado, capta todas as nuances da personagem Ive. Ela é um figura ingênua, apesar de inteligente e sensível, e um pouco afetada, mas sem ser fútil. Ive gosta de fazer a diferença positiva na vida das pessoas e de ser vista como um exemplo a ser seguido, o que traz a ela um choque de realidade com o mundo real, em que ninguém é capaz de ser bom em tudo. Frise-se, também, a facilidade Banks com o humor, que cria várias situações divertidas. As habilidades da intérprete para o canto e a dança também são bem aproveitados.

Lindsay Lohan, que à época estava no processo para se tornar uma grande estrela, é outra que se mostra em boa forma. Mesmo tendo que lidar com uma personagem que chega até a ser um pouco antipática - mais por responsabilidade do roteiro do que pela a atriz - ela converte habilmente essa característica em um arco dramático que merece destaque. Assim, a obra culmina em um final surpreendente e emocionante nas mesmas proporções.

Tanto Ive quanto Casey revelam-se personagens femininas fortes, o que evita com que o filme caia na armadilha de resvalar em chavões machistas, algo que aconteceu com o ótimo - mas imperfeito - "Encantada", lançado pela Disney em 2007. Ambas subvertem o que esperamos originalmentelmente de papéis femininos em uma produção infanto-juvenil lançada nos anos 2000. Casey, por exemplo, é ótima jogadora de futebol americano.

A trilha sonora dita o ritmo divertido da produção e é bem acompanhada pelos figurinos de Tyra Banks, que ajudam a criar uma Ive simultaneamente extravagante e simpática. Com tantas qualidades, "A Boneca que Virou Gente" é um filme muito bem realizado, ainda que sem grandes pretensões que não sejam revelar-se como um belo passatempo.

Siga-me nas redes sociais:

• Vá e Veja (1985), por Alex Vieira
• WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018), por Victor Mendonça
• Trauma (2017), por Mickaella Gonçalves Correa
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)