A Casa da Colina

(House on Haunted Hill, 1999)
Por rodrigo alfredo pereira costa Avaliação:     2.5

Um desperdício de elenco e dinheiro. Assim pode ser resumida essa refilmagem de “A casa dos maus espíritos (1959)”. Sendo conhecido como o primeiro projeto da produtora Dark Castle (que nos brindou com outras “pérolas” como essa como “13 fantasmas” e “Navio Fantasma”), esse deveria servir para iniciar com um pé direito uma nova empresa que traria refilmagens de filmes de terror antigos com uma roupagem mais nova e melhores efeitos, mas o tiro saiu justamente pela culatra.

A casa da colina possui em sua essência o horror de filmes de casas mal assombradas (nesse caso um antigo manicômio), e tinha tudo para aproveitar do ambiente. O enredo envolvendo alguns estranhos em um lugar considerado assombrado não é novo, mas com a roupagem certa poderia ser eficiente e conseguir provocar bons sustos e tensão (que seria a proposta da Dark Castle aqui). No entanto, o que vemos é um cenário desperdiçado recheado de uma fotografia escura que não aproveita os tenebrosos ambientes do manicômio (que por si só deveriam assustar), deixando cada canto com uma direção de arte tão similar que parece que as personagens estão apenas circulando o ambiente. Não existe uma variedade, não dá para termos uma ideia certa de todas as crueldades do vilão Vannacutt porque em si nem mesmo ele é explorado, e nesse ponto reside possivelmente um dos maiores erros dessa obra.

Nenhuma das personagens tem o carisma necessário para que possamos torcer para que qualquer um saia com vida daquele lugar. Tirando Geoffrey Rush e seu debochado Stephen Price, nenhum dos outros tem um tempo de tela satisfatório ou importam-se em salvar seus personagens. As atuações são levadas no mais automático possível e a “burrice” de certos personagens choca (como alguém caminha sozinho nos corredores sem conhecer ao menos a estrutura de um lugar como esse?)

A trilha sonora com uma pegada no rock não ajuda, são ótimas concepções e ótimos cantores, mas aqui não se encaixa com as cenas, parecendo querer apenas sugar o apelo que possuem. Tal fato similar ocorre com “Esquadrão Suicida”, onde uma boa trilha é desperdiçada em cenas gratuitas.

No final, “A casa da colina” não assusta, não tem o mínimo de tensão, desperdiça um cenário que possuía potencial e destila atuações automáticas e sem brilho, mostrando-se como um filme fraco que tinha muito para ser melhor do que isso pela força de seu elenco, a ambientação e uma história que tinha como ser assustadora e tornou-se risível.

Ps.: Para completar o pacote, tinham várias formas de fazer uma sequência final que valesse e salvasse um pouco a alma do filme, mas aquele efeito em CGI tosco consegue afundar o resto do barco, não fazendo nada além de gerar risos involuntários.

Por rodrigo alfredo pereira costa, em 14/04/2017 Avaliação:     2.5
4.5/10 (189 votos)

Casa da Colina, A
(House on Haunted Hill, 1999)
• Ratos em Nova York (2002), por Bruno Loureiro
• Joaquim (2017), por Felipe Lima