A Caverna

(Cave, The, 2005)
Por Mathias Reis Avaliação:     2.0

Este “A Caverna” repete vários clichês de filmes de cavernas e criaturas, terror e sci-fi. Começa com uma direção pesadíssima sobre a Romênia comunista do início dos anos oitenta, depois apresenta seus personagens fitness que falam inglês e daí parte para a ação, com mergulhadores explorando a caverna junto com cinegrafistas e cientistas, numa equipe multidisciplinar. Logo eles descobrem criaturas humanóides perigosas, e, enquanto procuram uma saída do lugar após um desabamento, um a um vai sendo morto. Não há no filme coisas que te remetam a surpresas. Temos o líder; a cientista; o galã; o patrocinador da expedição; as “descobertas” sobre o lugar, etc. Mesmo as criaturas são comuns, sem nada demais na concepção, maquiagem e efeitos especiais.

Os personagens não são bem desenvolvidos e, mesmo sendo um filme de 2005 – quer dizer, já com 12 anos – não traz nada de novo ou que justifique sua realização. Por mais chato que seja dizer isso, e por melhor que seja a intenção da produção, roteiro, direção e elenco, trata-se de um filme desnecessário, comum.

No mesmo ano foi lançado “Abismo do Medo”, filme em que grupo de amigas resolve explorar uma caverna e se depara com dificuldades para sair e com criaturas monstruosas. “Abismo do Medo” fez sucesso, é um autêntico filme de terror com realização superior ao do gênero, que explora seus personagens, te dá uma sensação de claustrofobia e medo e te leva a questionamentos que um bom filme pode proporcionar. Comparando, o maior problema de “A Caverna” é justamente não ir além da mesmice, seja no roteiro, seja na execução.

Por Mathias Reis, em 15/05/2017 Avaliação:     2.0
4.3/10 (97 votos)