FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

A Fuga das Galinhas

(Chicken Run, 2000)
Por Jonathan Machado de Souza Avaliação:                   9.0

A Fuga das Galinhas diverte, mas é muito carregado de informações que as crianças não entenderão tão cedo. Tomara que ao crescerem compreendam a mensagem que muitos adultos não viram: da dor do holocausto da segunda gurra mundial. O Judeu Spielberg - dono da DreamWorks - sempre faz filmes neste assunto, mas nunca esperei uma animação "infantil" falando disso.

Nota-se o tom cinza da película, o galinheiro desenhado como um campo de concentração nazista, todo o controle da dona do galinheiro e o granjeiro (que simbolizam o poderio do governo alemão) e muitas menções sobre a guerra. O galo velho ao ver Rocky diz uma "piadinha": "Yankees, sempre chegando no final da guerra", e muitas informações sobre as dores que os embates criavam. Ao meu ver, é um tanto pesado para crianças por sentirem nas galinhas as dores dos judeus: Tentivas de escapar frustradas, mortes cruéis e muitas lágrimas principalmente da galinha Ginger.

Mesmo neste clima de tensão, é um bom motivacinal. Principalmente no grande feito final, onde trabalho em equipe e acreditar no potencial fizeram a diferença.

Ainda sobre a guerra, veja no final o galpão explodido onde ficava a máquina de tortas, desenhado como um campo alemão bombardeado.
Enfim, tomara que as pessoas compreendam que a alegria do final representa a alegria dos libertos da opressão do holocausto.

Meu canal no YouTube:

Por Jonathan Machado de Souza, em 24/11/2010 Avaliação:                   9.0