A Máquina do Tempo

(Time Machine, The, 1960)
Por Paulo Franco Avaliação:               7.5

The Time Machine, EUA, 1960. Diretor: George Pal. Elenco: Rod Taylor, Alan Young, Yvette Mimieux, Sebastian Cabot, Tom Helmore, Whit Bissell, Doris Lloyd, Paul H. Frees, Bob Barran.

Cientista do século XIX, na Londres da era Vitoriana, inventa uma máquina do tempo, mas, durante a fase de testes, sofre a morte de sua noiva, atacada por um ladrão. Ele tenta, então, voltar no tempo para evitar a morte dela, mas ter anda completado a parte técnica de funcionamento da máquina, ele desloca-se 800 mil anos em direção ao futuro e desembarca em uma era negra para a humanidade, onde existem seres pacíficos que habitam a superfície do planeta, e seres monstruosos que vivem nas profunde\as da terra.

Primeira versão cinematográfica do clássico de ficção-científica, escrito em 189, por H.G.Wells (1866-1946), este segundo filme dirigido e produzido pelo animador e produtor de origem húngara George Pal, que já havia realizado outra excelente adaptação de história de Wells: “A Guerra dos Mundos” (1953), foi fiel ao romance mantendo o início da narrativa no período vitoriano.

O filme resistiu bem ao tempo. Ao longo de sua carreira no cinema, em gêneros como fantasia e ficção científica, recebeu seis prêmios Oscar pelas suas inovações na parte técnicas e nos efeitos especiais. Vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Visuais. Continuou inspirando novos filmes do gênero fantástico como: “Os Bandidos do Tempo” (1981) e outros.

Com roteiro de David Duncan, não é um filme perfeito. Sofre das limitações técnicas da época, mas é, sem dúvida, um item importante na filmografia de qualquer apreciador da ficção-científica. Mesmo assim, com todas as suas limitações, é muito superior à sua refilmagem, de 2002, com o ator Guy Pierce.

No elenco, alguns nomes interessantes. Fazendo o cientista, Rod Taylor, que três anos depois faria sucesso em “Os Pássaros” (1963), de Alfred Hitchcock, e em mais tarde em “Bastardos Inglórios” (2009), de Quentin Tarantino, no papel de Sir. Winston Churchill. Yvette Mimieux, nascida na Califórnia, filha de pai francês e mãe mexicana, que atuou em “Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse” (1967), aqui faz a moça da tribo do futuro por quem o protagonista se apaixona. Por fim, entre os mais famosos, Sebastian Cabot, que esteve presente em “Twice-Told Tales” (1963), conhecido, aqui, como “No Domínio do Terror”, ao lado de Vincent Price.

A edição nacional em DVD, pela Warner Home Enterteinment, traz o filme com formato de tela fullscreen original com áudio Dolby Digital 2.0 (em inglês) original. Inclui o documentário: “A Máquina do Tempo: A jornada de volta” e trailer, Gênero: ficção-científica. Duração: 103 minutos.

Por Paulo Franco, em 10/02/2017 Avaliação:               7.5
7.7/10 (51 votos)