O estilo que começou a ser empregado ao misturar terror e comédia, sendo que aquele deve atingir um nível de asquerosidade em sua cenas de forma elevada, se chama "terrir".
Sádico e cheio de criatividade, Sam Raimi cria um clássico "terrir", senão o pioneiro do gênero, que deixa o espectador tenso, com vontade de rir(ou não) e certamente estando impressionado com os efeitos visuais empregados, mesmo que estes sejam extremamente mal feitos para aplicar mais ainda a irreverência que o filme deseja atingir.
Um grupo de amigos decide acampar em uma cabana perdida no meio da floresta, mas ao se adentrarem no local, logo na primeira noite, terão de enfrentar a fúria dos demônios que acordaram, sendo eliminados um a um.
Claramente, os motivos de risos não serão por conta das mortes propriamente ditas, mas a produção de tais causam um espanto tremendo que se tornam risíveis e conferindo uma característica que O Exorcista já havia utilizado, mas com muito mais abuso e nenhuma preocupação em se serão considerados bons ou não.
A narrativa que Raimi emprega ao longa não possui uma atmosfera complexa, até porque não se necessita de uma para nos divertimos, pois a afinidade que alguns filmes do gênero usam para nos sentirmos envolvidos com os personagens poderia prejudicar o impacto no espectador que seria apenas nos identificarmos como sádicos em estarmos rindo do banho de sangue e tribas com que Raimi "esfrega" em sua câmera. Aliás, se tem uma sensação perturbador que o filme seria exatamente do espectador se ver numa situação de diversão com o sofrimento dos protagonistas.
Um detalhe mais interessante ainda é a coincidência em A Morte do Demônio e Um Lobisomem Americano em Londres terem sido lançado no mesmo ano e possuírem semelhanças em sua comédia sádica. O que torna estes dois longas serem tão criativos é o fato de retratarem as figuras fantasiosas que deixam muitos assustados e traumatizados serem desconstruídas e nos fazerem rir do terror. Talvez, isso possa ser considerado como um desrespeito ao gênero por alguns, mas é uma forma muito mais original de usar os clichês para reverter impactos ao público.
Sem dúvida, existem aqueles que não gostam de filmes como esse por excederem os limites da violência, algo que não é para qualquer um mesmo. No entanto, eu diria a todos que entendessem que o objetivo do filme é de fato causar reações como estas que variam de inúmeros modos. Sem dúvida, pode ser que a experiência de filmes "terrir" melhore ao assistir pela segunda ou terceira vez.
Brincando com o clichê do "livro demoníaco" e as "burrices" que os personagens cometem durante os filmes de terror, "A Morte do Demônio" é um anti-cinema(no sentido de paródias) de qualidade e que fará a todos se impressionarem com a ascensão que Raimi sofreu e o quanto este é um diretor versátil.
Com a genial trilogia Homem-Aranha(com exceção do terceiro), o talento de Raimi não é de agora. Falamos de um jovem clássico do terror que não será esquecido facilmente, tanto para os que amam quanto para aqueles que o desprezam.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário