A Pequena Sereia

(The Little Mermaid, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:           5.0

Sereias são seres que deveriam ser mais explorados nos filmes, porque são criaturas que criam encanto e fascínio nos espectadores ávidos pela fantasia. Por isso, é bem-vindo o lançamento deste “A Pequena Sereia”. Embora seja muito levemente inspirado no conto de Hans Christian Andersen, ele não guarda semelhanças com a versão mais conhecida da história, aquela que foi produzida pela Disney em 1989. Apesar de ter seu potencial mal aproveitado e de graves deslizes, trata-se de longa-metragem bonito e singelo.

Um jovem repórter vai fazer uma reportagem sobre um circo que diz apresentar uma sereia de verdade. Inicialmente cético, ele leva sua jovem sobrinha na viagem e lá eles descobrem uma bela e encantadora criatura, que eles acreditam ser realmente uma sereia. Juntos eles embarcam numa aventura de salvar a moça da vida naquele lugar.

O grande revés do filme é a falta de ambição dos cineastas Blake Harris (também roteirista) e Chris Brouchard na condução da narrativa. Tanto no desenvolvimento da história quanto nos esquemas visuais, o filme promete algo de maior beleza e grandiosidade, mas não o entrega ao público. Uma direção de arte que começa eficiente, mas, por falta de recursos, acaba se perdendo ao longo da trama, e os fracos efeitos visuais também são problemáticos.

O trio de atores centrais é bastante simpático, o que não é sinônimo de boas interpretações. William Moseley (este, bem mais à vontade em seu papel do que os outros) e Poppy Drayton têm carisma e charme como o jornalista cético e a sereia misteriosa. Eles são acompanhados pelo vigor da jovem Loreto Peralta. Por outro lado, a química entre o casal é mal construída e nenhum deles demonstra força ao atravessar os arcos dramáticos de seus personagens, seja Cam (Moseley) em sua jornada marcada por ceticismo e situações improváveis; Elizabeth (Drayton) na busca por liberdade ou Elle (Peralta), que percorre os caminhos da chegada da maturidade. Mesmo a aparente asma de Elle surge como um artifício do roteiro que só é lembrando quando convém. Outro problema está na presença do vilão interpretado pelo também produtor Armando Gutierrez, que não nos dá a dimensão de risco e perigo que todo bom conto desta natureza exige. Por outro lado, vale destacar a participação especial da veterana Shirley MacLaine, que também cumpre o papel de narradora da história.

Apesar dos problemas, “A Pequena Sereia” é charmoso e divertido o suficiente para funcionar como uma bela diversão escapista. Há também um quê de suspense e magia na obra, que é relativamente bem trabalhado pela dupla de diretores.

Siga-me nas redes sociais:

#58 Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald
#57 O Legado de Stan Lee
#56 O Roteiro de Cinema

Pequena Sereia, A
(The Little Mermaid, 2018)
• Nós (2019), por Gabriel Parente de Almeida
• Esther e o Rei (1960), por Caio Lucas Martins Matos
• A Teoria de Tudo (2014), por Elvira Akchourin do Nascimento
• Simplesmente Amor (2003), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Deixe-me Entrar (2010), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível