Em 1967,a geração “sexo,drogas e rock’roll” estava se multiplicando em todo os Estados Unidos.Mas eles não eram apenas isso,também era uma geração que começaram a se questionar sobre os valores impostos pela sociedade que diziam haver apenas um maneira de conviver socialmente:seguir as regras do conservadorismo.Com a contracultura e o movimento Hippie influenciando a música,a moda e a literatura,Hollywood também aderiu ao cinema vanguardista e assim foi criada a Nova Hollywood.
Mike Nichols foi um dos nomes mais importantes para esse novo movimento cinematográfico,ele talvez tenha sido o diretor que inspirou os mais jovens diretores a quebrar a trazer temáticas mais realistas ao cinema.Já era conhecido por Quem Tem medo de Virginia Woolf?(1966),filme que chocou e impressionou a crítica e o público,não só com os palavrões(que nem são tão pesados assim,mas que na época eram consideradas polêmicas) mas principalmente com os diálogos arrasadores e com um clima de desesperança e sofrimento.Mike Nichols pode ser considerado o primeiro diretor da Nova Hollywood.
Em um ano onde Bonnie e Clyde(1967) chocou a audiência com a violência e doses de humor negro (o que não tirou a dramaticidade da trama),Nichols trouxe The Graduate,um filme excepcional para a “comédia dramática” e para o cinema dos anos 70.A sinopse não poderia ser mais politicamente incorreta:Um jovem que acabou de se graduar está indeciso com o futuro e acaba sendo atraído por Mrs.Robinson,uma mulher mais velha,casada e amiga de seus pais,mas a situação foge de controle quando ele se apaixona pela filha dela.
Dustin Hoffman já era um ator conhecido das produções Off-Broadway.No mesmo ano de “A primeira noite…” ele já tinha atuado em seu primeiro filme “Um tigre de Alcova”,um filme que,mesmo hoje,quase ninguém viu.Foi seu Benjamin Braddock que o tornou conhecido e o rendeu uma nomeação ao Óscar.Hoje,é um dos atores mais repeitados do cinema.Já tinha trinta-anos quando fez o personagem principal do longa,e sua diferença de idade com Anne Bancroft,a Mrs.Robinson,era de apenas seis anos.
Benjamin representou uma geração de jovens confusos e preocupados com o futuro que estavam buscando, desesperadamente algo que os desse prazer,nem que seja por uma noite.Mrs.Robinson representou a sociedade hipócrita que cobria qualquer coisa que não parecia certo socialmente,e que assim como a geração de Benjamin,buscava algo que a desse prazer.
Apesar de ser uma comédia romântica,o que traz o drama ao filme é a crueza com que tudo acontece.Apesar do titulo brasileiro,o filme não é sobre sexo (apesar deste ter um papel fundamental na trama) e sim sobre incertezas.Começa sobre as incertezas profissional de Benjamin,o que ele iria fazer depois da faculdade?E termina com a incerteza pessoal.
Daí que vem a crueza do filme,mesmo em sua cena final,que começa com Elaine e Benjamin correndo ao ônibus cheios de alegria,o filme termina com seu olhares incertos e preocupados com o futuro enquanto a canção “the sounds of silence”(os sons do silêncio) toca nos fazendo questionar até mesmo o futuro daquele casal.
Por seu roteiro ousado,valor histórico,atuações excelente de todo o elenco e principalmente por ser divertido e tocante na mesma medida,A Primeira Noite de um Homem se estabelece com uma pequena obra-prima do cinema que ,ainda hoje,faz refletir e divertir.
Hoffman impagável aqui.