Quando terminei de assistir ao filme (uma das maiores torturas pela qual já passei), tudo o que me passava pela cabeça era a descrença pelo que acabei de ver. É inacreditável, inacreditável mesmo, que esta tremenda bobagem possa ter sido filmada por Steven Soderbergh que provavelmente não estava se importando com o pouco de prestígio que ainda lhe restava no meio cinematográfico. Praticamente no piloto automático, ou com os olhos vendados, Soderbergh consegue a proeza de arruinar toda, absolutamente toda a realização de A Toda Prova. Não existe nada que possa ser elogiado.
'A Toda Prova' veio com a promessa de ser um Thriller de espionagem movimentado devido às cenas de luta. Ok! Primeiramente você já deve ter assistido a inúmeros filmes do gênero em que o protagonista é traído por alguém da corporação e este passará o filme inteiro em busca da verdade para livrar a cara e, claro, se vingar. Segundo, essa narrativa que abre o filme com uma ceninha empolgante, e em seguida leva a história para onde tudo aconteceu, assim, se desencadeando até chegar ao clímax em tempo real, é extremamente prejudicada pelo roteiro pífio que só distancia o espectador da trama, além de ser manjada demais. Soderbergh adora fazer uma gracinha com a montagem, vide o subestimado Contágio, mas que saiu muito mais eficiente. O filme se aproximando da metade e eu ainda não estava a par de absolutamente nada do que estava acontecendo com a protagonista, mesmo já sabendo que havia sido traída. Mas por quem? Por quê? Soderbergh consegue ser chato até nas cenas de luta, uma mais ridícula que a outra. (em especial a com o personagem do Fassbender). Um completo amador que parecia estar aprendendo a filmar. Deveria ser posto de castigo e assistir a própria lambança que ele mesmo fazia com a câmera.
As cenas de luta, por exemplo, seria uma carta na manga para segurar o espectador quando este começasse a perder o interesse pela trama. Mas como admirar uma cena, onde o diretor usa a câmera como um brinquedo, chacoalhando pra lá e pra cá, e filma em cima, e filma embaixo, foca um soco, depois já joga para as pernas, amplia um pouco o foco, não espera o espectador ao menos apreciar a luta num plano aberto, e volta de novo para a mão que acerta o rosto do outro(!?) A cena final, com a briga da praia é talvez o melhor exemplo. (não acreditei naquilo!) e assim a edição vai enganando o espectador fazendo-o acreditar naquele ar de “cena bem coreografada”. Uma ova!
Como de costume, um elenco de peso, com rostos que estão na moda e a principal vítima desta vez é Michael Fassbender (X-Men Primeira classe, Shame) com um papel quase inútil. Na verdade quase todos são inúteis, não tem desenvolvimento algum, ficam dispersos na trama inteira, dificultando o entendimento de grande pontos-chave das descobertas e dos planos da protagonista interpretada pela lutadora de MMA (Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas) Gina Corano que praticamente leva o filme sozinha. Dificulta também o excesso de nomes que muitas das vezes nem aparecem na trama, com a intenção de bolar um roteiro mais cool e inteligente, mas só ajuda a confundir.
Mais?
Soderberg chega a ser tão nojento e picareta a ponto de afrontar a inteligência e a paciência. Poucas vezes se via sangue no rosto dos personagens mesmo quando a porrada rolava solta; vasos de barro e garrafas de vidro eram quebradas em suas cabeças e os personagens lá, intactos, sem um olho roxo. E há também um carro que nunca atola na neve. A protagonista invencível. Enfim. 'A Toda Prova' é um amontoado de erros, difícil de acreditar no seu nível de amadorismo, nos seus excessos de bobagens, e na completa falta de talento de Soderberh atrás das câmeras. Parecia não ver a hora de tirar sua prometida férias. Uma vergonha.
http://cineindiscreto.wordpress.com/2012/05/23/a-toda-prova-steven-soderbergh-2012/
Achei o filme bem fraco, mas não tanto. Pois as lutas são muito boas.