FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

A Verdade Nua e Crua

(Ugly Truth, The, 2009)
Por Anderson de Souza Avaliação:               7.0

Clichezão, mas consegue ser acima da média comparada a outras do gênero.

As comédias românticas parecem ter uma única fórmula: Casal se conhece e ficam juntos no final. O diretor Robert Luketic (A sogra), repete essa mesma fórmula,trazendo uma comédia convencional, divertida na qual torcemos para que o casal principal fiquem juntos, e dessa vez, falando sobre relacionamentos, explorando o lado feminista e machista.

O lado machista
Mike Chadway (Gerard Butler), tem uma experiência decepcionante no que diz à relacionamentos amorosos, depois de ter tido péssimas experiências nos relacionamentos passados, passa a acreditar em apenas uma coisa: Não ir em busca de um bom relacionamento é a melhor coisa a se fazer. Não existe amor entre um casal, o que prevalece para o homem é a beleza exterior da mulher e o sexo; e o que prevalece para a mulher é a profissão do cara, o carro, a casa; Se não existisse essas referências, o homem e a mulher nunca se falariam. Ele é apresentador do badalado programa "A verdade nua e Crua", e nesse programa ele diz tudo o que pensa sobre as mulheres em forma de conselhos para seus expectadores. Seu programa é um sucesso e todos o adoram. É solteiro e ajuda sua irmã na educação do sobrinho.

O lado feminista
Abby Richter (Katherine Heigl) é uma mulher totalmente oposta ao machismo de Mike. Acredita no amor e no relacionamento, é educada, não usa roupas chamativas, é controladora e procura o homem perfeito. Ela é produtora de uma emissora de TV, que transmite um programa que é um fracasso nas audiências. Na tentativa de salvar o programa, eles contratam Mike para apresentar um quadro do programa "A verdade nua e crua" no programa fracassado. Com sua filosofia machista, Mike conquista o público e a audiência sobe. No entanto, Abby o odeia. A batalha entre feminismo e machismo começa.

Ao conhecer seu novo vizinho que pode ser o homem de seus sonhos, Abby começa a aceitar os conselhos machistas de Mike e se torna uma mulher difícil, descolada, sedutora, atraente e ao mesmo tempo atirada, o contrário de tudo o que realmente ela é. Esse foi o trato que os dois fizeram: se os conselhos derem certo, ela se tornar a mulher que todo homem quer e conseguir fisgar seu pretendente, Mike continua no programa.

A trama, apesar de previsível, é contada de um modo divertido, já que os dois são totalmente o oposto um do outro, nos mostrando uma visão sobre os relacionamentos parcialmente verdadeira. 'Parcialmente ' porque muito dos assuntos abordados é verdadeiro. Um homem que é homem de verdade, não liga se a mulher é inteligente, elegante, educada; o que importa mesmo é o belo par de seios e gostar de sexo. Os homem querem ver as mulheres de mini saia, e calça apertada e a mulher (que sempre acredita no amor) acaba se submetendo à essas exigências machistas para satisfazê-los. Os conselhos dados por Mike é a pura verdade e essa verdade acaba conquistando os homens e ganhando a antipatia das mulheres, por isso o nome de seu programa é 'A verdade nua e crua'. um exemplo disso é um dos conselhos citados no filme como a cena da conversa no telefone e o 1º convite, a ida na loja de roupas, e as inumeras conversas do casal principal que falam sobre o que os homem querem e as mulheres tem que ser.

Esse enredo - Relacionamentos e conselhos para a conquista - faz lembrar de Hitch - O conselheiro amoroso (2005), só que é um homem dando conselhos amorosos para outro homem e o mais recente Ele não está tão afim de você, que explora os demais tipos de relacionamentos e com um elenco mais superior. A primeira música que é tocada no filme, Hot and Cold de Katy Perry, foi uma boa escolha para a lista da Trilha sonora do filme, já que a música ilustra duas pessoas diferente e indecisas, uma gosta disso e a outra daquilo. Uma jogada esperta do diretor, já que a música é um sucesso.

Gerard Butler após protagonizar o péssimo Gamer, volta aos romances e entrega uma interpretação que funciona direitinho para o seu personagem galinha, machão, e apaixonado dando uma química boa com Katherine. O que vemos em 'A verdade nua e crua' é que tudo isso é verdade e pura realidade, mas que ainda existe amor verdadeiro. A cena do elevador é prova disso, na qual Mike e Abby deixam de lado as opiniões machista e se entregam ao que realmente sentem. No fim, é um filme clichê sim; mas divertido, com um enredo interessante e que vale apena ser visto, ainda mais se for em grupo, servindo de bom entretenimento numa razoável Sessão pipoca.

Por Anderson de Souza , em 17/01/2010 Avaliação:               7.0
6.2 (361 votos)