o filme desenvolve com maestria a dimensão da tristeza causada pelos sistemas e mormas opressores ainda piores nos seculos passados. Jeanne tem sobre ela o peso disso tudo: a solidão, um casamento infeliz e o ócio forçado por um sistema de normas sociais rígidos da nobreza francesa colonial, logo, tudo a afeta de uma maneira bem mais sensível.
com cenas muito bem elaboradas (e lindas na misé-en-céne) em cima dos instintos mais primitivos do ser humano (como a cena de jeanne correndo apos descobrir a traição do marido e a cena do marido assassinado) o filme tem um potencial sensível enorme.
não querendo tecer comentários ''senso comum'', mas sendo obrigado a tal, lamento em criticar os aspectos técnicos do filme: em uma cena, a mesa de jantar da sala colonial aparece com um tipo de cadeira de designer arrojado, algo situado no tempo num futuro muito longínquo, além de que sobrancelhas são muito idiossincráticas da época que se situam.
Sobrancelhas são muito idiossincráticas da época que se situam?
Como assim!? 😲😲