FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

Além das Montanhas

(Dupa Dealuri, 2012)
Por Mateus da Silva Frota Avaliação:               7.5
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

Difícil compreender essa Romênia contemporânea sem entender o país como um todo. Quiças desde a Idade Média (com o convento distante da cidade, quase como um apêndice dela, em outra dimensão geográfica da cidade - e também cênica), em determinado momento do filme, lá pelos seus 28 minutos, o padre está entre duas pinturas colocadas na parede ao entrar em confronto com Alina, amiga de uma jovem freira, e ele mesmo parece descender daquelas figuras sacrossantas, medievais. Ou mesmo com a Romênia comunista, desde a DSS (Departamentul Securităţii Statului - a polícia secreta da Romênia da época, criada pelo famoso ditador Ceauşescu, sendo comparada ao mesmo nível, ou talvez pior, do que a KGB) até a insegurança com que vê o Ocidente, uma visão conservadora, desde o padre ortodoxo até o policial, desconfiando dos costumes e da vida prática de países como a Alemanha, vista como mais aberta do que países do Leste europeu, como Bulgária, Hungria ou mesmo a própria Romênia.

Mamãe é a madre superiora, Papai é como a personagem principal do filme, uma freira, chama o padre, único personagem masculino do universo daquelas mulheres do convento. Esse título permeia o tom abusivo que o filme como um todo passa dessas relações pessoais, pois como já foi dito, desde os tempos medievais até a Segunda Guerra Mundial a figura do padre aparece na Europa como um ser neutro, isento, mas também salvador, realmente a figura de um pai. E é curiosa a cena em que ele usa um crucifixo de metal para bater com intuito de paralisar uma mulher. Logo após, uma outra cena curiosa que representa muito bem a mentalidade que o famoso diretor Cristian Mungiu tenta passar: uma freira quase entra em colapso ao ouvir a palavra masturbação.

A partir disso, Além das Montanhas se foca na transformação cristã de Alina, mas há problemas: ela dorme abraçada como se namorasse Voichita, agride com palavras o deus cristão e tem péssimo comportamento aos olhares cristãos. E seu comportamento só irá piorar, ao ponto das mulheres no local realmente acreditarem na sua demonização.

Ainda que seu ritmo seja bastante agradável, Mungiu termina por alagar muito o filme em cenas redundantes, o que atrapalha um pouco no seu resultado final. É um conto profundo, mas que poderia ser mais incisivo. Segundo o diretor, ele fora filmado para fazer as pessoas pensarem. Mas o que há para se pensar em Além das Montanhas? (Dupa Dealuri em romeno, que significaria colina e não montanha, lembrando que montanha é acima de 300 metros e colina menos que isso) Fica o questionamento de o quanto uma relação de necessidade e dependência pode deixar de ser amigável e se tornar abusiva, com saldo negativo para ambos. O que acontece com Voichita e Alina é permissivo demais, Alina impõe e Voichita aceita, não teria alguma relação com essa Romênia contemporânea? Alguém abusivo impõe, se propõem a entrar e fazer o que quiser, e aceita-se, enquanto a religião não sabe o que fazer com isso.. e faz errado, acabando por violentar ainda mais essa situação. Isso leva ao saliente crescimento da violência urbana e do choque cultural que somos levados a ver mais no final, quando os policiais parecem assustados com tudo o que acontece naquela cidade. E é quando Voichita fica de fora do convento e vai receber um carro, que só queria uma informação para ir a outro lugar, que se percebe a solidão daquele lugar, poucas pessoas vão ali e quando vão acaba sendo um engano.

Seu final é "sujo", simbólico e assustador, a modernidade avançou bastante e aquelas pessoas pararam no tempo, com costumes tradicionais de séculos que já passaram. Como julgar civicamente alguém que já morreu há centenas de anos?
A TV Nacional Romena, que investia dinheiro nos projetos desse novo cinema que domina cada vez mais o cenário europeu, faliu por diversos motivos e o cinema precisa encontrar novos rumos de manter-se, como veio se mantendo no país. Daí fica a comparação com o Brasil, um país muito maior e com melhores recursos para sobreviver, mas que parece tão perdido quanto a pátria dos romenos, inclusive no meio cinematográfico.
E há mais: por mais tenso que seja, o caso filmado foi inspirado em relatos jornalísticos reunidos por uma escritora de Bucareste, Tatiana Niculescu Bran, que é o que poucas pessoas sabem, e que dá um tom diferente ao presenciar aquela loucura toda.

A pátria parece não cuidar de todos e esquecer de alguns de seus filhos (como Alina), a religião não consegue dar conta daquilo que sempre se propõe a fazer: o salvamento pessoal acaba por mais prejudicar a pessoa do que por literalmente salvá-la; mas e o cinema? Segundo Mungiu não levanta mais os mesmos questionamentos de quando era um telespectador há 25 anos, mas seu trabalho como cineasta vem para que ao menos o cinema consiga "salvar" alguém.

Por Mateus da Silva Frota, em 13/05/2017 Avaliação:               7.5
Notas - Equipe
• Régis Trigo 7.5
• Silvio Pilau 7.5
• Heitor Romero 7.5
• Marcelo Leme 8.0
•  Média 7.6
Notas - Usuários
7.6/10 (44 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE