Anatomia de Um Crime

(Anatomy of a Murder, 1959)
Por Paulo César Machado Nunes Avaliação:                   9.0

Anatomia de Um Crime é um filme surpreendente. Onde se espera um drama de tribunal surge uma deliciosa e corrosiva comédia de costumes.
Vários valores do chamado American Way of Life são desmontados de modo sutil porém arrasador.
Isso tudo alicerçado em um excelente roteiro, uma direção brilhante ( o filme é longo mas nunca cansa) e grandes atuações.
O destaque é o modo sarcástico com que é apresentado o sistema jurídico criminal americano. O que importa é vencer o duelo acusação X defesa, e aí vale tudo: fraudes, manipulações, testemunhas forjadas, etc... Tudo "controlado" por um juiz preocupado principalmente com a manutenção de um certo nível de decoro durante o julgamento. A cena em que é discutido como nominar, durante o processo, uma certa peça íntima do vestuário feminino, é simplesmente antológica.
Para quem não assistiu a esse filme, minha sugestão é correr até uma boa locadora e ter duas horas e meia da melhor diversão com conteúdo.

Por Paulo César Machado Nunes, em 19/05/2010 Avaliação:                   9.0
• Francisco Bandeira 9.0