Bad Company - Maus Companheiros

(Nature of the Beast, The, 1995)
Por Falstaff Avaliação:                 8.0

Quem olhar para trás, para o cinema americano dos anos 90, a procura de um entretenimento pipoca e sangrento, filmes sobre assassinos seriais, nostálgico dos dias do VHS em que ele ou ela vasculhava com cuidado para evitar um indesejado efeito dominó nas prateleiras, deparar-se-á com os famosos O Silêncio dos Inocentes e Os Sete Crimes Capitais, e outros não menos famosos contudo não tão bons como Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado e Lenda Urbana e poderá facilmente não notar Bad Company - Maus Companheiros (The Nature of the Beast), este que é, com certeza, o trabalho mais pessoal de Victor Salva.

Maus Companheiros tem, apesar de pouco conhecido, o lugar um tanto marginal que merece: o tipo de filme que funciona melhor quando descoberto.

‘’Há dois lugares para onde mandam as pessoas que estão se divertindo pacas… um é a igreja e o outro a prisão. Eu passei por ambos, Jack.’’ Uma confissão de Salva, que passou um tempo curto na prisão após uma condenação de abuso sexual que ocorreu durante a produção de seu primeiro filme, Palhaço Assassino (Clowhouse, 1989), colocada na boca de Adrian (Eric Roberts), seu alter ego, talvez, um andarilho vagabundo que cruza o caminho de Jack (Lance Henriksen), um vendedor que está passando pelo Sul da Califórnia a caminho de casa.

Esse filme de baixo orçamento, com diálogos de nuances ambíguos, dirigido e escrito por um homem que fora condenado por um crime tão grotesco, é tanto mais tétrico por isso: os insights e os monólogos niilistas de Adrian deixariam Rust Cohle assombrado. A linha aqui entre o homem e o cineasta parece transgredida, estremecimento que não ocorre, por mais que se venha a chamá-lo para si, ao acompanhar a filmografia de Roman Polanski, por exemplo, mas o monstro que se alimenta de adolescentes viria depois e ganharia duas sequências.

Maus Companheiros remete à Morte Pede Carona (The Hitcher, 1986), também sobre um cidadão despreocupado a caminho de San Diego que encontra no caminho um estranho que passa a atormentá-lo. O segundo, antagonizado por Rutger Hauer é mais eletrizante e pirotécnico e sabemos o tempo inteiro quem é o mocinho e quem é o bandido. Não tanto no filme de Salva, na viagem poeirenta onde os seus dois homens foram, nas palavras de Adrian, atraídos como ímãs e unidos por seus pequenos segredos.

Procurá-lo é procurar por, quando já se cansou de ‘’Abbey Road’’ e ‘’Beggars Banquet'' e não se quer sair da mesma linha, ‘’Look at Your Game Girl’’ de Charles Manson e se dar por satisfeito somente por isto, ainda que reconhecendo suas qualidades, bem acima da média dos produtos enlatados influenciados tanto por David Fincher quanto por Jonathan Demme. Ele merece, como eu coloquei lá em cima, o lugar negligenciado que tem: não é nenhum ‘’clássico’’ e dificilmente se tornaria um e também não quero dar a entender de que mereça sê-lo. A sua conclusão gera muita incredulidade por parte do espectador mais exigente e dado a ‘’racionalizações lógicas’’ mas se lhe for dado a devida atenção, numa revisão tardia, quem sabe, percebe-se que Salva realmente nunca nos entrega o jogo e de que a sua mensagem (outra confissão, talvez?), sob a forma de uma citação bíblica após um plano sobre um bairro residencial pacato e verdejante, a sua aterradora mensagem, aterradora pelo seu contexto e aterradora por ser sua pois ela já nos é mais do que familiar, seja a de que as aparências enganam e o que elas escondem às vezes se escondem muito bem.

Por Falstaff, em 23/04/2018 Avaliação:                 8.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049

Bad Company - Maus Companheiros
(Nature of the Beast, The, 1995)
• A Cidade dos Amaldiçoados (1995), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• O Poderoso Chefão (1972), por Gabriel Barbosa Azevedo