Christopher Nolan apareceu para o mundo do cinema com o excelente (e de certo modo inovador) Amnésia, depois devolveu ao homem-morcego sua real dignidade,colocou Wolverine e o proprio Batman para se degladiarem em busca da mágica perfeita em O Grande Truque e agora alcança o ápice de sua carreira com este espetacular exemplar sobre a rotina de um homem (e o fato de Bruce de não ter poder dificulta ainda mais esse trabalho) em tentar salvar uma cidade dominada pelo crime e pela corrupção.
Nesta sequência Nolan ao lado de seu irmão Johnathan e David S. Goyer, mostram o dia-a-dia do agora temido e procurado Bruce/Batman, por entre as ruas de Gotham (perceba que simples ascender do bat-sinal no alto de um predio deixa os traficantes receiosos) e o sacrificio que ele tem de fazer para manter a "paz" na cidade. Até que na cidade surja um sujeito com um rosto desfigurado e pintado de uma forma meio borrada em uma total alusão a um palhaço que é pura Anarquia e caos.
Se em Batman Beguins a Gotham de Nolan foi mergulhada em crimes e corrupção, neste The Dark Knight ele simplismente eleva o nível ao dar um clime de medo, insegurança e caos, principalmente após o Coringa tornar-se "sócio" da máfia , onde nem mesmo as grandes autoridades estão protegidas atrás dos arranha-céus (e isto é comprovado em uma determinada sequência), que pode ser facilmente comparada a qualquer grande metrópole do mundo hoje, como por exemplo São Paulo ou Rio de Janeiro, onde por causa do falho sistema de segurança é quase que diariamente guerriada pelo traficantes e policiais.
A parte tecnica do filme consegue a proeza de ser melhoe que o anterior desde a direção de arte ao mostrar a sala de Harvey Dent em cores mais fortes e cheias de papeis e fichas empilhadas e organizadas à delegacia do Tenente Gordon sempre bagunçada onde algo de podre poderia ser encontrada facilmente. A fotografia que aqui troca o marrom pelo azul-escuro (dando assim um ar de incerteza, onde os personagens sempre parecem estar as escuras), passando pelos efeitos sonoros e edição de som que junto com a edição do file tornam as cenas de ação espetaculares, de tirar o fôlego e para encerrar dar os parabéns aos efeitos visuais (que quase não existem) e especiais que conseguem dar a realidade as peripercias do cavaleiro negro.
O elenco está primoroso com cada personagem fazendo seu devido papel com uma confiança invejável. Cristian Bale amplifica sua atuação (comprovando que é o melhor dos Batmans até agora) e mostra no corpo o peso do fardo que é manter Gotham de pé e o talentoso ator transmite o tamanho cansaso pelo trabalho de seu alter-ego (repare suas expressões e olhares após um acontecimento importante, em uma cena na qual ele está sentado diante da cidade), e o mesmo não vê a hora de passar a mascara para uma outra pessoa. Michael Caine deixa cada vez mais de lado o mordomo Alfred e assume o posto de mentor de Bruce com conselhos e experiencias de vida. Maggie Gyllenhaal mostra a Katie Holmes como se faz uma Rachel simpatica, inteligente e durona. Gary Oldman mostra a visão da (com mais espaço) dá a seu Jim Gordon mais humanidade e carísma e como é ser policial em uma cidade como esta. Morgan Freeman se diverte com seu Lucius Fox e Aaron Eckhart dá vida ao justo cavaleiro branco de Gotham.
Mas quem rouba todas as cenas e o filme para si é Heath Ledger, o ator transforma o seu coringa em um sujeito simples, assustador, caótico e mortal que faria o coringa (do excelnte Jack Nicholson) aplaudir de pé. Sua personalidade é gradativamente revelada em suas cenas em que seu modo de falar é mais sério (como por exemplo na cena da delegacia na qual ele fala: "você me completa" ao seu oposto) e suas ações tem um mtivo simples onde ela tenta explicar que no fundo todos são iguais a eles e eles diz que isso é possível porque "a loucura é como a gravidade, basta apenas um empurrãozinho". Suas origens não importa pois ele tambem se auto-define de inumeras maneiras(perceba as varias maneiras e jeitos que ele dá sobre a origem de suas cicatrízes).
Christopher Nolan deu tudo o que os fãs pediram em dia, a ação, o clima dark, o vilão e mostrou que em dias como estes até mesmo os mais justos podem vir a ter duas caras.
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