Beasts of No Nation

(Beasts of No Nation, 2015)
Por Luis Carlos da Costa Avaliação:             6.5

É um bom filme, mas não há nada de novo no roteiro, é um filme bem intencionado e dirigido, porém, não achei espetacular e muito menos uma obra-prima. É um daqueles filmes necessários e que proporcionam reflexão, é praticamente impossível não pensar nos problemas que ocorrem na África e também no resto do mundo (pode não ser o mesmo tipo de guerra, mas o efeito causado é quase o mesmo).

O enredo de "Beasts of No Nation" se desenvolve em um país africano devastado pela guerra. Nós temos os elementos de filmes de guerra mesclados gradualmente com uma inclinação social e, ao mesmo tempo, nos é mostrada a perda da inocência de uma criança perante o conflito. O retrato da desumanização de crianças em guerras é feito há um bom tempo no cinema, portanto, não é como se houvesse algo diferenciado nesse quesito, apesar da excelente atuação do Abraham Attah. Ele consegue transmitir no seu rosto todo o sofrimento e dor e, assim, deixando transparecer no final todo o efeito causado, algo que não poderá apagar da sua memória as mudanças na sua forma de encarar tudo e todos os que o rodeiam.

O início foi uma das partes que eu mais gostei no filme. Os momentos em que o Agu e seus amigos estão tentando vender uma parte de uma televisão são executados de maneira bem humorada e encantadora, sério. Eles encenando alguns filmes de Kung Fu e também simulando o efeito 3D é algo que causou uma imediata empatia. Demonstrando tanta imaginação, eu considero uma das grandes introduções que tive o prazer de ver nos últimos anos, é como se nossos olhos tivessem fundidos ao do protagonista neste momento.

Eu gostei de várias coisas, inclusive da maneira como é mostrada a doutrinação das crianças antes que elas possam pegar uma arma e começar a matar, além da narração em off de Agu, algo que nos ajuda a compreender como ele observa o mundo. No entanto, teve coisas que não gostei, como o lirismo excessivo nas imagens, retirando um pouco do equilíbrio e consistência. Eu achei que seria difícil de assistir por causa do assunto forte (crianças/soldados), mas as representações de violência não me impressionaram, apesar da boa execução e intensidade de cada uma. Eu só não senti muita força a ponto de achar que tenha acrescentado muito sobre o horror da guerra.

Por Luis Carlos da Costa, em 29/06/2018 Avaliação:             6.5
7.7/10 (133 votos)

Beasts of No Nation
(Beasts of No Nation, 2015)
• Zama (2017), por Ravel Macedo
• Uma Noite de 12 Anos (2018), por Matheus Darswik
• 12 Anos de Escravidão (2013), por Matheus Darswik
• Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018), por Sergio Gregorio Araujo Silva
• A Chave Mestra (2005), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior