Bird Box

(Bird Box, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:               7.0

"Bird Box", nova produção original Netflix, é uma obra que nos põe em contato com os nossos maiores medos e traumas para testar a reação da plateia a eles. Assim, esta mistura de ficção científica com terror e suspense leva a instigante reflexão. O longa-metragem também conta com ótima interpretação de Sandra Bullock no papel central, que dá "alma" ao filme.

Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie (Sandra Bullock) e seus filhos precisam chegar em um refúgio para escapar do Problema, criaturas que ao serem vistas fazem pessoas se tornarem extremamente violentas. De olhos vendados para não serem afetados, a família segue o curso de um rio para chegar à segurança.

A obra foi dirigida por Susanne Bier, cineasta dinamarquesa que já venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por "Em um Mundo Melhor", no ano de 2011. Ela também tem em seu currículo filmes com grandes astros, como Jennifer Lawrence e Bradley Cooper ("Serena") e "Pierce Brosnan ("Amar é Tudo que Você Precisa"). Aqui, ela constrói uma narrativa que oscila entre passado (cinco anos antes do acontecido) e presente com uma agilidade que prende o espectador, mas sem jamais abrir mão do clima de curiosidade cuidadosamente constituído.

A força sobrenatural do filme te coloca diante de seu maior medo. Ele mostra duas possíveis reações diante do maior medo ou trauma: ou você não tem ideia do que seja aquilo, ou seja, uma coisa que pode ser um perigo você vê como algo bonito e acaba colocando a si e aos outros em risco. Assim, você olha aquilo de maneira lunática, em que você não está realmente lidando com esse medo. Então, se você não trabalha realmente com ele, você pode transformá-lo numa coisa que ele não é. Ou você tem que ser destemido, ter foco e ser centrado em você para não cair nas armadilhas desse medo para não criar situações irreais. Assim, a pessoa discerne o que é real ou não e tem firmeza e sabedoria para conduzir.

Em um momento, Malorie chega a um local onde as pessoas são todas cegas, o que reforça a mensagem de "o que é ser cego". É aprender a verificar as sutilezas da vida sem se preocupar em formar conceitos de questões aparentes, que você está aparentemente vendo. Então, ser cego é aprender a perceber os sinais que a natureza dá. No caso, a liberdade representada pelos pássaros que te dá sinal de que ali tem um perigo, de onde você está mais seguro. Ser cego é ter mais consciência e profundidade para analisar as coisas do que se perder no que é aparente, na superficialidade dos elementos da vida.

O filme ganha força pela interpretação de Sandra Bullock no papel principal, que, anteriormente conhecida por suas ótimas comédias românticas, vem mostrando cada vez mais domínio como atriz dramática (vide "Um Sonho Possível" e "Gravidade"). Ela é acompanhada por outros nomes de peso, como John Malkovich e Jacki Weaver.

Com todas essas qualidades, "Bird Box" revela-se um passatempo inteligente.

Siga-me nas redes sociais:

• Simplesmente Amor (2003), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Deixe-me Entrar (2010), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Inimigo do Estado (1998), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível