Pop - Six - Squish - Uh-hã - Lipschitz - Cícero.
He had it coming, He had it coming
He only had himself to blame
If you'd been there, If you'd seen it
I betcha you would, have done the same...
Chicago é a prova de que bons musicais ainda existem. É super movimentado, com músicas animadíssimas e sensuais que ficam na cabeça, com um elenco formidável em perfeita sincronização. Uma Obra de Arte que abocanhou 13 indicações ao Oscar e inumeras outras internacionais.
Chicago foi adaptado de uma peça de teatro que faz sucesso desde sua criação, em 1926. A Miramax comprou os direitos e começaram-se os processos de transformação em um filme com um orçamento de 45 milhões. Rob Marshall em sua estréia em longas-metragens, deixou provado que não é apenas um bom coreógrafo da Broadway. Anteriormente o diretor já havia recebido algumas indicações ao Tony (Prêmio máximo do Teatro nos EUA). Chicago foi sua maior obra, a qual lhe rendeu as indicações do BAFTA, Globo de Ouro e o Oscar de Melhor Diretor. Sem dúvida, foi mais do que merecido, pois o resultado de Chicago foi maravilhoso, com toda a técnica e experiência que o diretor já havia adquirido.
Ao terminar de assistir Chicago, percebe-se que a história não é impactante e é mais uma forma de expor os altos e baixos das estrelas da cidade Chicago. Já começa com um ritmo movimentado e muito bom, onde Roxie (Renée Zellweger) assisti uma performace de seu maior ídolo, Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones) em Vaudeville na cidade que dá o títudo do filme. Roxie sonha em ser a nova estrela do lugar, mas vê seu sonho ir por água abaixo quando é presa após assassinar seu amante. E é na prisão que seu sonho se acende novamente. Lá ela conhece a diretora da prisão Mama Morton (Queen Latifah) que lhe consegue a ajuda de um advogado, Billy Flynn (Richard Gere) que por sinal não perdeu um caso se quer. Roxie conhece o outro lado de Velma(que também está presa por assassinato), Arrogante e prepotente. Logo ficam inimigas e disputam o mesmo advogado.
Mesmo com uma história simples "Chicago" não deixa de mostrar a realidade da cidade Chicago, como mortes por enforcamento, assassinatos, corrupção dentro da prisão, e a realidade das pessoas que ficam famosa dentro da cidade. Billy promete colocar Roxie no topo da fama, e consegue. Mesmo não tendo mostrado seu talento ainda, Roxie que outrora era uma simples prisioneira, do dia pra noite se tornou famosa, apenas pelo fato de ter assassinado uma pessoa. O que a mídia não faz hein! E é essa a proposta que fica evidente no filme. Em um dia a pessoa pode estar famosa mas no outro pode surgir outra estrela que será a sensação do momento, fazendo da outra uma estrela esquecida. É exposto de uma maneira bem humorada e divertida.
Não há como não falar do elenco que deram um show com todas as letras. Zeta-Jones foi a que teve o maior desafio. Ela era a única que não tinha experiência com coreografias e canto, já Renée já tinha cantado, Richard já tinha uma certa experiência em dança e Latifah em canto. A vitória de Zeta-Zones no Oscar foi mais que merecida. Até a Latifah que fazia filmes cool se saiu ótima, em seu número musical no qual canta a música When You're Good to Mama, ela dá um show. É a prova de que por mais que o ator tenha feito filmes medianos, se lhe derem uma oportunidade mostrarão se realmente são bons. Todos se saíram ótimos com o canto, com as danças, em tudo desde os protagonistas aos coadjuvantes como John C. Reilly (Amos Hart - marido de Roxie)que também não foi esquecido pelo Oscar. Rob Marshall criou Coreografias fabulosas . com figurino de dar inveja e direção de arte afiadíssima.
A produção não poderia ser mais eficiente. Desde a criação das músicas, no estilo Jazz, o figurino à montagem que foi mais do que eficiente, com sincronismo perfeito; percebemos isso nas cenas cantadas, onde ao mesmo tempo em que a cena cantada está sendo exibida, na mesma música também é exibida os fatos que estava ocorrendo, por exemplo, na cena da prisão onde as prisioneiras contam porque foram parar ali (cantam a música do inicio do comentário), a dança e a cantoria vão rolando dentro na prisão e em alguns cortes e flash o filme vai mostrando como aconteceu o crime de cada uma delas. Outra cena é a apresentação de Mama Morton, ela canta dentro da prisão e enquanto isso sua apresentação em um bar está sendo mostrada cantando a mesma música. Perfeito.
Chicago é uma Obra de Arte que mereceu todos os prêmios que recebeu. Provou que a força dos musicais ainda é forte, mesmo que com o tão aclamado Moulin Rouge(2001) já tinha alcançado essa referência. E ainda conseguiu levar uma boa quantidade de pessoas ao cinema, já que os musicais é um gênero de filme que não agrada a todos, Chicago conquistou o público. Quebrou recordes e se tornou o 2º musical mais visto nos cinemas, atrás de Grease, até seu lançamento. Chicago tem todos os quesitos para um bom musical, é agitado, lindo na parte técnica, interpretações louváveis, direção super eficiente e o principal, músicas ótimas e que ficam na cabeça.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário