Cidade de Deus

(Cidade de Deus, 2002)
Por Luis Carlos da Costa Avaliação:                     10.0

Cidade de Deus é impecável.

Eu acho incrível como são conduzidas as abordagens de temas tão complexos e pesados. Existem diversas questões sociais, por causa das situações adversas daqueles que viviam na favela. E apesar do misto de violência crua e vingança, por exemplo, em nenhum momento ficamos com a sensação de ter sido algo apenas para chocar.

Cidade de Deus não se prende em contar suas histórias de maneira linear, como a maioria dos filmes. É repleto de planos curtos e incisivos, vários quadros elaborados da mesma cena a partir de ângulos diferentes, a câmera está sempre no lugar certo para transmitir todo o clímax. A direção é absolutamente competente e criativa.

No seu início, temos a cena (o giro no Buscapé é lindo) de perseguição a uma galinha, que conseguiu fugir de ser sacrificada. É então que somos apresentados ao Zé Pequeno e ao Buscapé. Este, que é o narrador do filme, vai relatando suas impressões sobre as diversas situações e nos proporcionando várias perspectivas. Ele é um (existem outros Buscapés dentro das favelas) guri que sonha com uma vida normal e uma carreira como fotógrafo. Não é fácil, por causa do ambiente duro e violento, onde os mais jovens são sugados para a criminalidade, revelando a vida na favela como uma luta diária pela sobrevivência.

É de uma fluidez espetacular, o ritmo envolvente, de uma credibilidade, espontaneidade, energia e simplicidade incríveis. É repleto de personagens e cenas memoráveis, que se encontram no imaginário popular até hoje.

O filme têm várias sequências incríveis. É interessante a cena que o Dadinho (ops, Zé Pequeno, caraio!) é morto, pois aconteceu de uma maneira que ele nunca esperava (morto por um moleque da favela), até porque ele foi o cara que reinou ali, portanto, é um tanto cômico ele ser batido dessa maneira, rs. Tentando analisar a cena, eu acredito que ele foi morto muito mais pela cultura do crime do que por uma pessoa em questão.

O cinema nacional nunca precisou provar que realmente é bom e de muita qualidade, mas sempre há aqueles que consideram (precipitadamente, diga-se de passagem) o nosso cinema fraco e entre outras coisas. Cidade de Deus está aí para provar que existe qualidade, sim. E é óbvio que não é somente ele, mas como muitos outros preciosos filmes brazucas. Eu acredito que a questão é olhar com mais carinho e menos preconceito o nosso cinema.

Enfim, Cidade de Deus é uma incrível narração de histórias. Esplendoroso, triste e totalmente convincente. É um dos melhores filmes dos últimos tempos.

Por Luis Carlos da Costa, em 29/06/2018 Avaliação:                     10.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi