Cidade dos Sonhos

(Mulholland Dr., 2001)
Por Alan Santos Avaliação:                   9.5

Este comentário ainda não foi avaliado pela equipe editorial do Cineplayers e está sujeito a alterações e remoção.

Quando vi o filme uma segunda vez, foi, por assim dizer, uma atividade geradora de grande privilégio - a segunda vez exclui parte da tensão existente na primeira. Durante meses e através de várias fontes e contatos, tomei conhecimento de certos aspectos da distinta apresentação artística que esse filme, em seu âmago inesquecível, tem. Comentários aqui e acolá, incontáveis interpretações quase-totalmente-válidas, e outra gama agigantada de coisas que polemizam o filme fazem dele, como era (e ainda é) de se esperar, algo que não pode ser simplesmente ignorado pelos cinéfilos - em todos os seus níveis de conhecimento na área cinematográfica. O que tomou forma, no entanto, e ocorreu durante um tempo, foi uma certa falta de interesse para com o filme da minha parte...! Mas, eis que, por pura intuição - ou talvez pelo nascimento de uma atenção na direção da película -, decidi, d'um momento à outro, comprar o DVD. O que sucedeu foi bizarro, perturbador, singular em cada cantinho da estrutura do filme; assistindo uma primeira vez sentem-se fortes sensações semi-nostálgicas, contracenando com inquietantes perturbações inesquecíveis - soma-se o roteiro do filme também. E, por falar em roteiro... que roteiro! Ouvem-se comentário pela Internet de que, retirando os aspectos não-lineares, a premissa da película adquire identidade comum, quase banal: mas isso nada mais é que a realidade do mundo ocidental, e grande parte do oriental. São as questões de amor e paixão, correspondidos ou não, das tendências religiosas que envolvem a questão - e aí chego em outro ponto. Muitas das mais comuns teorias para resolução do filme são tendenciosamente religiosas, umas mais e outras menos, mas uma certa caracterização da moralidade influenciada pela História (que seja de uma parte religiosa ou não) está implantada em todas as teorias que li sobre o filme até então. Eu estou formando a minha que, tendo ou não a ver com o que Lynch queria (ou não) dizer, pouco me importa. Por fim, devo comentar minha imensa apreciação pelos pequenos detalhes, pelas cores, pela música, pelas interpretações grandemente notáveis. Obra-prima fantástica e um dos filmes mais marcantes (provavelmente o mais) que já vi até então.

Por Alan Santos, em 22/11/2007 Avaliação:                   9.5
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi