Cinderelo sem Sapato

(Cinderfella, 1960)
Por Paulo Franco Avaliação:                 8.0

Cinderfella, EUA, 1960. Diretor: Frank Tashlin. Elenco: Jerry Lewis, Ana Maria Alberghetti, Henry Silva, Judith Anderson, Ed Wynn, Robert Hutton, Alan Reed.

Após a morte do marido milionária, a viúva, que já possuía dois filhos de outro casamento, se mostra uma ótima e carinhosa mãe para seus próprios antipáticos filhos, tratando-os com todos os mimos. Porém mostra-se uma péssima madrasta, áspera e mandona, com o enteado, tratando-o como empregado da casa, fazendo-o trabalhar incansavelmente, o dia inteiro, nas mais variadas tarefas. E só ainda não expulsaram Cinderfella da mansão, porque ainda não descobriram onde o pai, milionário escondeu a herança. Até que, um dia, enquanto limpava a piscina, surge diante de Cinderelo, seu mago-padrinho, que feio para ajudar deu afilhado a participar do baile que a jovem, rica e bonita princesa, do grão-ducado da Moróvia, está na cidade, promovendo um baile para escolher um noivo.

Sátira do popular conto de fadas Cinderela, na forme de uma versão masculina realizada com maestria, graça e elegância pela dupla Lewis-Tashlin, responsáveis por “Artistas e Modelos” (1955), “Whoo’s Minding the Store” (1963), conhecido, aqui, como “Errado pra Cachorro” e “The Disordely Ordely” (1964), que recebeu, no Brasil, o título de “Bagunceiro Arrumadinho”, entre outros.

Escrito e dirigido por Frank Tashlin, responsável por algumas das melhores comédias estreladas pelo comediante Jerry Lewis.

A troca de papéis entre o gato borralheiro e a princesa encantada dá oportunidades para ótimas e criativas piadas. A famosa orquestra de jazz, conduzida pelo maestro Contie Basie, anima o baile onde a princesa escolherá seu noivo, e onde o Cinderelo perde o “sapatão”.

O ator Jerry Lewis está em ótima forma: cantando, dançando e repetindo os trejeitos faciais e corporais que lhe garantiram a fama e o lugar de destaque entre os comediantes do cinema norte-americano.

Nascido Joseph Levitch, em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, é um comediante mais querido na França, onde recebeu a Legião de Honra da França em 1984, do que em seu país de origem, onde, só em 2009, recebeu, da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, um Oscar Humanitário.

Curiosidades: na cena em que Jerry Lewis sobe as escadarias para fugir do baile e deixa cair o sapato, ele sofreu um colapso ao chegar ao topo. Teve que ser hospitalizado, o que interrompeu as filmagens por quatro semanas.

O ator Henri Silva, quase sempre em papéis de vilão, esteve presente nos filmes: “A Louca Corrida do Ouro” (1985), “Allan Quatermain e a Cidade do Ouro Perdido” (1986). “Dick Tracy” (1990). O ótimo veterano comediante Ed Wynn esteve presente em “O Diário de Anne Frank” (1959), “Mary Poppins” (1964), “o Feiticeiro da Floresta Encantada” (1967). A veterana Judith Anderson, que faz a madrasta, atuou também em “Rebecca” (1940, de Alfred Hitchcock, “Laura” (1944), “Os Dez Mandamentos” (1956) e “Gata em Teto de Zinco Quente” (1958).

A edição nacional em DVD, pela Paramount, traz o filme com imagem no formato widescreen, com áudio Dolby Digital mono (em inglês e francês). Gênero: comédia. Duração: 91 minutos aproximadamente.

Por Paulo Franco, em 23/06/2017 Avaliação:                 8.0

• Deixe-me Entrar (2010), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Inimigo do Estado (1998), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Buscando... (2018), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)

Apoiadores
Promobit: O site para encontrar aquela promoção imperdível