FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS HOME CINEMA TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS

Código de Conduta
(Law Abiding Citizen, 2009)
Por Valeria Miguez Avaliação:                   9.5

Vi o trailer desse filme quando fui ver ‘Substitutos‘, e gostei da trama. Assim, assisti. E… Eu também gosto de filmes que nos traz os bastidores de um Tribunal de Júri. Os acordos entre as partes. Ou seria, os conchaves? Mais uma outra motivação veio se unir. Foi em lembrar do Conselho de Ética do Senado em 2009. Chega a dar náuseas. Como teve “acordos” nos bastidores. Tudo elevando a uma oitava maior: a impunidade na política do Brasil.

Impunidade! Só tendo esse termo em mente, que eu engoli o fato de em ‘Código de Conduta‘ ter um final politicamente correto, mas para o Tio Sam. É! Torci para um P.I. Meio paradoxal. Embora querendo ver o fim da impunidade nos Três Poderes, no mundo real, eu quis desse filme, algo do tipo: que exploda com eles. Seria catártico!

Nossa! Já comecei falando do fim, sem nem contar do início. E qual seria ele? Uma tragédia que bate à porta de um pacato cidadão, Clyde Shelton (Gerard Butler). Dois ladrões – Darby (Christian Stolte) e Ame (Josh Stewart)s -, não contente no saque na casa, matam a esposa e a filha de Clyde. Nem é um spoiler, porque isso é que irá deslanchar toda a trama do filme. Entrando o outro lado da balança: O ambicioso Promotor Público Nick Rice (Jamie Foxx). Ao longo do filme, cheguei a pensar se um outro ator teria agigantado esse personagem. Não que o Foxx tenha saído mal. Mas ficou devendo uma grande atuação. Quero vê-lo em ‘Ray‘.

Rice, pensando muito mais nos seus – 96% de causas ganhas -, faz um acordo nojento. O que deixa Clyde com raiva de todo aquele circo. Que Justiça era aquela que aceitava aquilo? É de enlouquecer um cara que estando amordaçado e amarrado, viu assassinarem cruelmente seus bens mais preciosos: filha e esposa. E agora, se via também atado e com um cale-a-boca-e-aceite vindo de quem estava ali para punir os infratores. Que Lei era essa? Ou, que servidores públicos eram esses que fecharam os olhos a um crime hediondo?

Então, o filme dá um salto de 10 anos. De cá, pensei: ‘É muito tempo!’ Daria tempo até do cara recomeçar sua vida. Catar os cacos… Enfim, seguir em frente com uma grande ferida no coração. Já que o tempo cicatriza… Por outro lado, até pelo o que eu contei no início… Fiquei na torcida por ele. Que não faria somente uma simples vingança. E não fez!

Clyde quis, mais que lutar, provar o quanto o Sistema era injusto. Já que a Justiça responde mesmo ao o que se pode provar à ela… Ele usaria da mesma arma. Num: prove se for capaz… Mas nem provaram, como o Sistema mais uma vez fechou os olhos… Pior! Mandou às favas toda conduta ética. E o que fizeram foi injusto!

Esse filme também me fez lembrar algo dito pelo jornalista Caco Barcellos numa entrevista na TV. Que por conta do seu livro – Rota 66 -, fez uma pesquisa, e nela viu que 93% da população carcerária no Brasil tem uma renda inferior a 3 salários mínimos. 93% é um percentual muito grande. Como se àqueles que podem pagar por Firmas de Advogados, sairão impunes de seus delitos. (E eu gostaria de saber de quanto seria esse percentual agora.)

Mais que uma caça ao rato, Rice corta um dobrado em, primeiro descobrir como parar um assassino que já está atrás das grades. Depois, em mostrar que o Sistema funciona sim. Imperfeito, mas necessário ao mundo civilizado. Afinal, não se deve fazer justiça com as próprias mãos. Se bem que, vez por outra também se faz necessário dar-uma-mãozinha a Justiça de direito. Um spoiler, até porque me fez exclamar um ‘Merda!’: É que Rice não fez Justiça… Dai, o Sistema mostrou que continua imperfeito. Até por avalizar atitudes assim.

É um ótimo filme! Cumpre bem a sua proposta. Eu recomendo.

Por: Valéria Miguez (LELLA).

Por Valeria Miguez, em 16/02/2010 Avaliação:                   9.5
• Josiane Ka 8.0
6.9 (367 votos)

Código de Conduta
(Law Abiding Citizen, 2009)
• O Homem Urso (2005), por Ricardo Nascimento Bello e Silva
• As Vantagens de Ser Invisível (2012), por Lucas Gabriel de Souza