Cyrano

(Cyrano de Bergerac, 1990)
Por Alex Vieira Avaliação:                 8.5

Como uma sombra indesvendável num imenso sarçal. Uma voz, um rugido fogosamente atraído, que ecoa como um pronunciamento rumo à felicidade. Ao mesmo tempo, é um mendicante do amor que nunca se revela, verdadeiramente. "Verdadeiramente" porque recorre à bela aparência de outrem para sentir o que essa outra alma deve sentir. Porém, a real alma permanece lá, poderosa, mas oculta.

A base é simples. A oposição é clara. Quem amolecerá o coração da moça? O culto mas feio, ou o inculto mas belo? Todavia, algo os une: o receio da rejeição. Um, por conta do grande nariz. Outro, por ser pobre de eloquência.

"Cyrano de Bergerac" é um filme que aponta diretamente para o coração do público. Chora-se por aquilo que o personagem-título chora. Partilhamos a sua dor. Sente-se, ou pelo menos se compreende profundamente, o que ele sente. Percebemos a tristeza quando profere as suas deixas e quando chora os seus monólogos.

E a cena final bate fundo.

Tudo isto é mérito da interpretação magistral de Gérard Depardieu, que aqui ofereceu uma das melhores performances da década de 1990.

Conta-se ainda com uma recriação de época impressionante, uma fotografia de arregalar e uma adaptação que é puro cinema e que nos emociona intensamente do princípio ao fim.

"Cyrano de Bergerac" é um grande, grande filme.

Por Alex Vieira, em 12/05/2017 Avaliação:                 8.5
7.2/10 (22 votos)