Drama em Família

(Ten Thousand Saints, 2015)
Por Alex Vieira Avaliação:               7.0

Os realizadores Shari Springer Berman e Robert Pulcini aterraram definitivamente em campos profundamente dramáticos com "Ten Thousand Saints". Ao contrário dos cómicos "The Extra Man" (2010) e "Girl Most Likely" (2012), este é um pequeno grande filme tocante e delicado sobre a complexidade das interações humanas e o quão frágeis e minúsculos somos perante a grandiosa realidade que nos rodeia.

A obra traz um elenco simplesmente estelar, mas que, infelizmente, não se encontra totalmente na sua melhor forma: o Asa Butterfield mostra-se incapaz de carregar um personagem que vive um forte conflito interno, exibindo uma falta de carisma notável e uma fraca presença dramática; havia muito mais a explorar nas personalidades vividas por Emily Mortimer e Julianne Nicholson, ao passo que o Emile Hirsch surge num desempenho apenas "OK". Por outro lado, o Avan Jogia apresenta-se como um jovem talento curioso.

Porém, há dois destaques simplesmente espantosos: o Ethan Hawke, como de habitual, está excelente, assumindo a pele de uma figura que desconstrói muito bem o estereótipo de um traficante de droga, e a Hailee Steinfeld brilha como uma adolescente a encarar desesperadamente um turbilhão de acontecimentos.

De referir, também, que a banda sonora do Garth Stevenson é óbvia e cliché, enquanto a fotografia do Ben Kutchins evoca eficazmente a crueza urbana que marcou os anos 1980.

Assim sendo, habitando os seus personagens numa Nova Iorque suja e rebelde, "Ten Thousand Saints" é um filme honesto sobre como as pequenas decisões que tomamos ecoam ao longo da nossa vida. É um bonito presente do cinema independente norte-americano que mostra que estamos todos unidos, apesar de todas as divisões que sentimos a necessidade de criar.

Por Alex Vieira, em 04/02/2018 Avaliação:               7.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049

Drama em Família
(Ten Thousand Saints, 2015)
• Direções (2017), por Mateus da Silva Frota
• A Barraca do Beijo (2018), por Victor Mendonça
• Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018), por Matheus Darswik
• Extraordinário (2017), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior