Na verdade eu nunca tinha ouvido falar no nome de Nicolas Winding Refn antes de assistir Drive... Fui então atras das obras deste diretor dinamarquês da série de filmes de ação "Pusher", do excelente e insano "Bronson" com Tom Hardy, do péssimo mas visualmente belo "O Guerreiro Silencioso" e de "Apenas Deus Perdoa" que me falta adjetivos para classifica-lo agora no momento, rsrs... Drive é um filme de estética, de imagens silenciosas e um contexto envolto ao personagem enigmático do título da película...
A história gira em torno de um motorista (Gosling) que trabalha como mecânico e dublê em filmes de Hollywood, enquanto que à noite presta serviços "menos convencionais". O sujeito começa a passar algum tempo com a vizinha Irene (Carey Mulligan) e o filho dela, mas vê sua "nova família" ser abalada com a chegada do marido da jovem, que estava preso (Oscar Isaac)...
Fiquei ainda mais pasmo quando fiquei sabendo que o filme era baseado em livro homônimo do autor James Sallis que não acho para comprar nem fodendo, mas tudo bem, o longa conta com momentos de muita ação e outros de muito romance, mesmo que platônico ou simbólico. Mas o melhor é que Drive conta com cenas que reúnem os dois elementos, muitos comentários surgiram em seu lançamento de que a ação era gratuita mas afirmo que ela é magistral, bela e muito bem filmada.
Outro destaque da produção é a fotografia de Newton Thomas Sigel, que possui no currículo "Operação Valquíria" e "X-Men". A cinematografia é deslumbrante, trazendo momentos belíssimos recheados de flares de lente em tomadas de contraluz. Os enquadramentos também são merecedores de aplausos, como aquele que mostra o motorista e Irene nos bancos da frente do carro e o filho dela no de trás através do retrovisor. Outra tomada interessante é quando vemos Muligan em cena, Gosling no reflexo de um espelho e o marido e o filho dela através de uma fotografia. Com o truque, podemos ver os quatro personagens principais em um mesmo take.
Ao falar dos atores, Muligan que despontou com "Educação" em 2009 e brilhou em "Shame" aqui está também soberba. Eu apostava muito em Edward Norton como melhor ator da nova safra Hollywoodiana mas Goslin definitivamente tomou este gabarito e se tornou meu ator preferido dos últimos tempos, o cara só faz filmes bons e suas atuações são nada menos que espetaculares! indicado ao Oscar em 2006 é questão de tempo que leve a estatueta dourada para casa...
Trata-se de uma obra silenciosa(são poucos os diálogos, em especial do protagonista), mas que, por outro lado, faz questão de fazer barulho. O elenco, que conta ainda com as presenças de Bryan Cranston, Albert Brooks, Perlman e uma ótima participação da deliciosa Christina Hendricks.
Brooks e Perlman, por sinal, são os vilões principais da história. E um dos méritos do longa é retratá-los de formas bem diferentes. O primeiro não é transformado em vilão logo de cara, embora seja claro que tem muito de obscuro. Já o segundo se mostra mais um antagonista truculento clássico.
Drive tem muita ação, mas também uma honra toda especial que dá um clima valioso. O personagem de Gosling tem um pouco de samurai e muito dos brucutus de faroestes como os personagens "Estranho sem Nome" do Clint Eastwood....
Assisti ao filme sem nenhuma expectativa positiva e terminei a sessão estasiado e espancado!
Não é a toa que o Patrick está no topo dos leitores que aqui comentam. Um dia, quem sabe, estaremos perto dele. Grande texto, mais ma vez, Lucas. Só não sou tão fã assim do Gosling. Acho bem fraquinho, principalmente nas escolhas de papéis.
Nem gosto de mencionar o Patrick que fica parecendo puxação de saco, que pena Cristian acho o Gosling muito bom...
Obrigado pelas menções positivas, Cristian e Lucas!
Estou com o Lucas quanto a Gosling. Com seus trabalhos dos últimos quatro anos, ele se tornou um dos meus atores preferidos, não apenas dessa geração.
O cara tem talento, mas falta algo. Acho que uma carga dramática maior.....