Durval Discos

(Durval Discos, 2002)
Por Daniel Colombo Gentil Horn Avaliação:               7.5

Durval Discos é uma produção brasileira de boa qualidade!

O roteiro, escrito pela também diretora Anna Muylaert, é, sem dúvida, o fator decisivo desta obra. A estória conta a vida de Durval, um malucão, que vive com sua mãe e é dono de uma loja de Long Plays (LP), ou melhor, o eterno Vinil. Cansado da comida de sua mãe, Durval insiste em contratar uma empregada, o que acaba acontecendo. Letícia Sabatella interpreta a empregada, que após alguns dias de trabalho sai e deixa uma menina de 5 anos na casa. A partir daqui acontecem muitas reviravoltas no roteiro, de altíssima qualidade, e caso eu aprofunde mais esta sinopse poderá estragar o prazer de ver o filme.

A direção de Mulayert não foge dos característicos bons filmes brasileiros, sendo que se percebe nitidamente a sua personalidade. Os momentos descontraídos do roteiro são muito bem filmados, sempre com boas músicas brasileiras. Além disso, a direção transpira pura apreensão, que se revela uma qualidade vista somente em bons filmes.

Outro aspecto brilhante do filme é o trio interpretativo. Ary França, num papel sensacional, encarna a pele do protagonista Durval. Etty Fraser, que na minha opinião ofusca os demais atores no absolutamente perfeito e incrível papel da mãe de Durval, faz poucas e boas durante o filme todo, fazendo-nos relembrar muito às nossas avós, pelo menos a minha sim. Por fim, a menina é vivida por Isabela Guasco, que dá um certo de tom de magia à estória com sua presença carismática. Além dos principais atores, Marisa Orth e Letícia Sabatella completam o elenco de famosos.

A trilha sonora, como o próprio nome do filme já indica, é recheada de sons ao bom e velho Vinil, com músicas de clássicos da nossa Música Popular Brasileira, tais como o eterno Jorge Ben, Tim Maia, Luiz Melodia, entre outros. Rita Lee faz uma participação especial ao ir à loja comprar um disco de Caetano Velloso.

Resumindo, Durval Discos é um baita filme brasileiro, isso mesmo, baita filme e ainda brasileiro. Nós, como espectadores, devemos apreciar mais o cinema nacional, que é riquíssimo artisticamente, e que se exemplifica com este belo trabalho de Anna Muylaert, vencedor dos Kikitos do Festival de Gramado de Melhor Filme, Direção, Roteiro, entre outros.

Tudo na vida tem um lado A e um lado B!

Por Daniel Colombo Gentil Horn, em 26/11/2009 Avaliação:               7.5
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi