Eu, Daniel Blake

(I, Daniel Blake, 2016)
Por Cleber Eldridge Avaliação:               7.5

O filme que causou polêmica em 2016 por vários aspectos, o primeiro deles foi em Cannes, quando ganhou o prêmio máximo, a desejada Palma de Ouro, com uma seleção competitiva dos sonhos, alguns torceram o nariz para o filme do sempre relevante Loach, em um juri presidido por George Miller, algumas escolhas pareceram equivocadas mas, isso ficou pra trás. Loach é um diretor que já passa dos 80 anos de idade, ainda assim, a cada dois anos ele entrega um filme novo, todos eles por algum motivo são selecionados por curadorias ao redor do mundo para competir em festivais, premiados duas vezes com a Palma de Ouro, sua parceria com Paul Laverty já rendeu ótimos filmes, outros nem tanto e alguns que ficaram na média, esse é um dos ficam na média.

O filme narra a jornada de Daniel Blake, um senhor de meia idade que exige ajuda financeira do governo depois de um pequeno acidente de trabalho, já na sede do governo ele encontra uma mãe solteira em uma situação parecida, os dois logo se tornam parceiros uma "luta contra o governo". Como em quase todos os filmes do diretor, estamos diante de um filme para/sobre os pequenos/grandes problemas de uma sociedade comum, Daniel que no decorrer do filme vai precisar crescer, está sempre precisando dos serviços do governo e do seguro social, diantes dessas situações coisas corriqueiras acontecem como problemas no sistema, atualização cadastral, coisas que nós, pessoas normais passamos quando precisamos de algum serviço parecido, para a sorte de Daniel, ele sempre foi solidário com seu vizinho, um jovem que pode resolver com praticidade os pequenos problemas de Daniel.

Os protagonistas Dave Johns está ótimo em cena, Hayley Squire também está excelente, merecia estar na corrida do Oscar, está muito melhor que metade das indicadas, o problema maior são os rumos que o filme toma, algumas cenas parecem extremamente apelativas, como se feitas pra causar dó em quem assiste, talvez essa seja mesmo a intenção, causar lágrimas fáceis, ainda assim o filme caminha e entrega a mensagem para quem assiste, da então luta contra o governo.

O cinema de Ken Loach nos últimos anos ficou meio mecânicos Rota Irlandesa (2010) talvez seja seu pior filme e Jimmy's Hall (2014) passou despercebido, Daniel Blake é uma pequena obra incisiva sobre o atual estado do sistema da sociedade capitalista, um exemplar do cinema social que o diretor fez durante anos, problemas sociais que todo cidadão em todos os cantos do mundo enfrentam, nós aqui do Brasil que o digam.

Por Cleber Eldridge, em 01/09/2017 Avaliação:               7.5
• Francisco Carbone 6.5