Filadélfia

(Philadelphia, 1993)
Por bebeto_maya Avaliação:       3.0

Este comentário ainda não foi avaliado pela equipe editorial do Cineplayers e está sujeito a alterações e remoção.

Comentário para Filadélfia.

Filadélfia foi um dos primeiros filmes marcantes numa sucessão moderna de obras cinematógraficas politicamente corretas, Ele levou o Oscar de melhor ator para Tom Hanks, melhor canção original, melhor maquiagem, melhor roteiro original, além de 3 globos de ouro e 1 Grammy.

Se rompeu paradigmas pela originalidade, foi um fracasso na abordagem da temática. Uma característica da obra é a vitimização excessiva do protagonista Andrew Beckett (Hanks), necessária para comover o expectador. Uma vez conseguido esse objetivo, seu diretor, Jonathan Demme, leva ao expectador uma situação caricata clássica: Um homossexual soropositivo, executivo de sucesso e enrustido e seus "amigos", velhos retrógrados preconceituosos, digladiando-se num tribunal. Os velhos dinossauros machistas das grandes empresas. Gente muito homofóbica.

Essa situação não deixa de ser um clichê terrível e maniqueísta, Em uma das cenas, Andrew encontra-se numa sauna, onde tem que suportar piadas homofóbicas dos velhos executivos, entretanto, tudo parece montado, como se Andrew dissesse: "Vou para a banheira para ouvir as piadas cretinas e assim dá substância ao filme".É absolutamente sem nexo a santificação do protagonista e a satanização dos antagonistas, inclusive de sua advogada,vivida por Joanne Woodward, que, em dado momento, odeia toda a causa, não deixando para o expectador qualquer posição partidária: Andrew está certo e pronto.E de fato ele está, mas pressupor isso, desmancha o roteiro do filme, desde o começo.

A obra consegue ser preconceituosa ao inverso e reverso: Joga nos soropositivos a pecha de promíscuos e nos executivos a de homofóbicos. E ainda nos homossexuais a de promíscuos causadores da AIDS.

Na tentativa insana de combater o preconceito através de um filme "didático", Demme incorre em uma série de gafes devastadoras. A mais rídicula certamente é a do banho dos três executivos em uma banheira de sauna.Que atire a primeira pedra quem nunca contou uma piada suja e politicamente incorreta numa situação dessas.Mas no filme isso ganha status de agressão mó. Não bastasse, em 1993, Andrew é tratado como se fosse o único executivo homossexual soropositivo da cidade e do país. Um mico-leão dourado e ainda mais preconceito velado do diretor contra a classe.

Denzel Washington, Joe Miller, o advogado de Andrew, tem uma grande atuação. É interessante notar que ele continua não concordando com o homossexualismo, ficando clara a mensagem que se deve esperar, no mínimo, tolerância e humanidade e não aceitação total de tudo, porém, movido por esse sentimento de humanidade,que supostamente suplanta as diferenças, aceita defender a causa de Andrew.

A definição das posturas no tribunal é a clássica oposição de valores sem qualquer desfarsatez: Andrew é tipicamente auto-vitimizado e os executivos são demônios que logo manifestam sua postura sidofóbica e homofóbica. Sem meio termo. O personagem de Denzel Washington, entretanto, é o mais fabuloso e complexo: Dividido entre valores, preconceitos e sua própria humanidade, ele questiona tudo, até que finalmente resolve defender Andrew. Certamente é o único menos previsível.

Entretanto, mesmo com tantas manipulações grosseiras na definição de personagens tão extremas, FIladélfia garfou um Óscar de melhor roteiro usando uma fórmula covarde: Jogar para o lado político e sentimental algo extremamente íntimo. Comovendo assim a audiência, incapaz de perceber os erros grosseiros no roteiro. O final, segue ainda mais previsível. Mas esse eu deixo para os cinéfilos...

Por que dei uma nota tão baixa? Filadélfia não é um filme de Óscar, é um filme pedante, que ganhou 5 Óscars por pena, por tocar nossos sentimentos de maneira sórdida e preconceituosa. É um filme homofóbico, classicista e preconceituoso, ele vitimiza todo mundo, até quando sataniza os executivos velhos, agredindo a classe empresarial, como se todos fossem daquele jeito. Se não tivesse recebido Óscar algum, mereceria 7.0, talvez 8.0.

Por bebeto_maya, em 28/06/2008 Avaliação:       3.0
• Francisco Bandeira 7.0
7.4/10 (467 votos)

Filadélfia
(Philadelphia, 1993)
• Os Dez Mandamentos (1956), por Bill Coln
• Valerian e a Cidade dos Mil Planetas (2017), por Mathias Reis
• A Canga (2001), por walter arcela
• O Sol é Para Todos (1962), por Marcelo F. O.
• It - Uma Obra-prima do Medo (1990), por Bruno Loureiro