- "AGORA SOMOS COMO KEVIN BACON?" _ Gamora (Guardiões da Galáxia)
O ano era 1984 e o cinema ainda sentia os resquícios da era de ouro da disco e de grandes sucessos musicais como Os Embalos de Sábado à Noite e Grease - Nos Tempos da Brilhantina. Kevin Bacon surgia como novo galã bad-boy e estrelava Footloose - Ritmo Louco, sensação entre os jovens da época. Desde a famosíssima abertura com os pés dos personagens executando passos da coreografia da canção tema homônima ao filme (indicada ao Oscar de Melhor Canção Original) Footloose já deixa bem claro qual será o seu ritmo (com o perdão do trocadilho): jovens bonitos, diversão e muita, muita dança.
Quando Ren McCormarck (Bacon) muda-se com sua mãe para uma cidadezinha minúscula do interior, acaba encontrando problemas para fazer aquilo que mais prazer lhe dá: dançar. Devido às rígidas normas de conduta impostas pelo reverendo Shaw Moore (John Lithgow) que fez com que todos na cidade enxergassem na dança um pecado mortal. As coisas pioram quando Ren envolve-se com Ariel (Lori Singer), filha do reverendo, e decide organizar um baile na cidade.
O diretor Herbert Ross fez um bom trabalho ao explorar a figura do reverendo Moore não como um simples algoz da molecada, mas dando-lhe motivações para sua inflexibilidade. Seu filho mais velho perdera a vida anos atrás em um acidente de carro ao voltar de uma festa à qual costumava ir para dançar. A dor dessa perda fez com que o reverendo enxergasse no estilo de vida de seu filho a razão de sua morte. Ou seja, o reverendo Moore não quer apenas estragar a diversão dos jovens da cidade, mas está prezando por suas vidas, mesmo que à seu modo. O reverendo esconde-se por trás das palavras sagradas da bíblia como se estas fossem um escudo e uma ponte para seu contato com as pessoas. Fora do palanque da igreja, Shaw Moore encontra dificuldades para relacionar-se com sua filha Ariel, que intinmamente clama pela atenção do pai. Ariel é desafiadora, popular e impetuosa. Desejada pelos outros garotos como um troféu, a menina coleciona namorados encrenqueiros numa tentativa de ser desvinculada da imagem de filha de um homem santo. Desse modo, não é de se espantar que demonstre tanto interesse por Ren, garoto destemido que bate de frente não só com seus namorados badboys, mas também com a doutrina de seu pai. Isso, e o infalível desdém do rapaz para com seus status de "garota desejada" da cidade.
Dado esse contexto, é muito bacana acompanhar certas coreografias dos jovens que parecer querer extravasar a angústia internalizada por viverem em uma sociedade tão castradora. Em especial a passagem de Ren em número solo pelas ruas à noite, em performance muito boa de Kevin Bacon. É claro que algumas cenas são forçadas demais, como a cena de Ariel fazendo uma ponte entre dois carros, com um pé em cada um dos veículos indo em direção a um caminhão, sendo impossível o modo como Chuck a puxa para dentro de sua caminhonete. Mas Footloose faz do filme todo uma performance, seja no exagero dramático (como Ariel contando para o pai que não é mais virgem) ou visual (como na cena descrita logo acima).
No elenco, além de Bacon, Singer e Lithgow, a vencedora do Oscar por Hanah e Suas Irmãs, Dianne Wiest e a então iniciante Sarah Jessica Parker (Sex and the City) - que parece não ter desenvolvido nada seu talento nesses 31 anos - também dão as caras, assim como Chris Penn (Cães de Aluguel), irmão mais novo de Sean Penn.
Embalado ao som de grandes sucessos dos anos 70 e 80, como Qiot Riot, Bonnie Tyler, John Cougar, The Police e uma ótima canção tema, Footlloose foi um baita sucesso dos anos 80 (citado até no recente Guardiões da Galáxia), sendo bastante divertido e nada cansativo, mesmo para quem não curte dança (ou não sabe dançar) - como este que vos escreve!!!!!
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