Fragmentado

(Split, 2017)
Por Victor Mendonça Avaliação:             6.0

Fragmentado” é um filme com a grife M. Night Shyamalan na direção. O cineasta indiano tem carreira marcada por obras repletas de tensão e elementos surpreendentes. Apesar de não ser um de seus melhores trabalhos, cuja lista é encabeçada por “O Sexto Sentido”, “Fragmentado” revela-se um suspense devastador.

Na trama, Kevin, um homem com pelo menos 23 diferentes personalidades (e a capacidade de alternar entre elas), sequestra três garotas adolescentes. Durante o cativeiro, uma nova personalidade - "A Fera" - começa a se materializar.

Shyamalan sabe como ninguém criar um clima de medo e apreensão sem incorrer em artifícios óbvios de câmera ou trilha sonora. Ele vai aos poucos nos envolvendo numa atmosfera que é pesada justamente porque não sabemos o que vai acontecer. Á medida que as situações vão tomando forma, esse clima de angústia e pavor fica ainda mais difícil de ser tolerado e só é vencido pela curiosidade pelo que virá a seguir. Ainda assim, em comparação a outras películas do diretor, “Fragmentado” mostra-se mais morno e contido em suas tentativas para assustar e impressionar o espectador. Porém, não deixa de ser aterrorizante.

James McAvoy tem em mãos o papel mais complexo, pois não envolve apenas uma gama de personalidades distintas que alternam entre si, por vezes em vários momentos da mesma cena. Fazer um papel assim exige retratar a construção e a desconstrução, a ação e a reação de várias figuras que constituem uma só pessoa. Isto envolve fatores ligados à persona de cada uma dessas personagens, que podem trazer condições genéticas e ambientais diversas. O ator cumpre bem o seu papel, e impressiona especialmente num momento em que deve ser terno apesar de toda a maldade da Fera. Embora esteja frio em alguns poucos momentos, na maior parte do tempo o intérprete consegue repercutir toda a seleção de sentimentos apresentados.

McAcvoy está bem acompanhado pela jovem Anya Taylor-Joy, como uma das garotas sequestradas, e por Betty Buckley que interpreta a psiquiatra idosa. A atriz já começa firme em sua encenação, e ao longo do tempo vai tornando a personagem mais complexa em sua humanidade e intensidade. Um dos momentos mais fortes do longa-metragem deve-se ao desempenho de Buckley.

Fragmentando” é obra tensa, bem filmada e com alguns momentos marcantes.

Para mais informações sobre cinema e outros assuntos, siga-me nas redes sociais:

www.mundoasperger.com.br

• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi