FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

(What's Eating Gilbert Grape, 1993)
Por Weliton Vicente Avaliação:               7.5

Os aspectos interessantes de "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador" começam pelo título original: "What's Eating Gilbert Grape?" que pode ter significado duplo: algo como 'o que Gilbert Grape está comendo?' no sentido de o personagem estar comendo algo, mas também 'o que está comendo Gilbert Grape?' como se ele estivesse sendo consumido por algo.

A boa direção do sueco Lasse Hallstrom combina com o bom elenco encabeçado pelo sempre competente Johnny Depp no papel principal. O roteiro assinado por Peter Hedges baseado em seu romance homônimo valoriza o personagem Arnie Grape de Leonardo DiCaprio (na época com 19 anos) que foi merecidamente indicado aos Golden Globes e ao Oscar de Coadjuvante. Com uma excelente interpretação de DiCaprio, é um filme extremamente sensível, apresentando quase sempre uma emoção contida. No elenco ainda constam Juliette Lewis (em boa atuação), Mary Steenburgen, John C. Reilly e Crispin Glover (em participação muito bem vinda). A indicação ao Oscar para DiCaprio é como um prêmio para todo o elenco que compõe o filme e acentua a interpretação do garoto.

Gilbert (Johnny Depp) vive em endora, uma pequena cidade do interior dos EUA. A única vez que a polícia encontra algo para fazer é quando seu irmão, deficiente mental, tenta escalar uma torre d´água nas proximidades. Gilbert passa a maior parte de seu tempo cuidando do irmão, algo que pode ser uma tarefa estressante. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie, que é retardado e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade, não parando de comer desde a morte do marido. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Becky é uma jovem que viaja pelo país num trailer, uma garota original que surge em sua vida como uma luz no final do tunel, transformando a vida de toda família Grape. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida e dão-lhe a possibilidade de fazer suas escolhas.

Aqui o diretor Lasse Hallstrom expõe o tédio da vida de cidades interioranas e o drama trágico do jovem adolescente que tem a missão de sustentar a família. A imobilidade de Gilbert Grape se contrasta com a mobilidade da jovem forasteira que acaba entrando em sua vida. Vale destacar a precariedade de Grape tanto na situação familiar quanto na situação afetiva (ele mantém um caso com uma mulher casada) e inclusive na situação de emprego (é empregado numa pequena loja de variedades ameaçada pelo hipermercado que se instala na cidade). Tudo isso é retratado de maneira tocante pela direção e pelo roteiro levando o expectador a uma reflexão, sem ser piegas.

A boa fotografia do veterano Sven Nykvist, os cenários de John Myhre e da falecida Gretchen Rau e a trilha sonora de Bjorn Isfalt e Alan Parker conferem ao filme uma beleza que valoriza a trama. Todo o elenco está bem, mas a atuação de DiCaprio (em início de carreira), além de premiada pelo National Board of Review, foi uma ótima surpresa colocando-o no primeiro time de atores.

"Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador" é um filme muito bom e até um pouco diferenciado. Estreou nos EUA em 17/12/1993 e arrecadou apenas $10,032,765, talvez por ter sido exibido num máximo de 611 salas, porém, mesmo sem uma bilheteria alta teve uma boa repercussão e a já citada indicação de Leonardo DiCaprio ao Oscar. É um belo filme aparentemente simples, despretencioso e cheio de qualidades que merece ser conferido também por passar uma excelente lição de vida.

Por Weliton Vicente, em 10/05/2008 Avaliação:               7.5
• Demetrius Caesar 7.5
7.5 (217 votos)

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
(What's Eating Gilbert Grape, 1993)
• A Montanha dos Sete Abutres (1951), por Rui Alves de Sousa
• Garota Exemplar (2014), por Diego de Mendonça Costa