FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
COMENTÁRIO

Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador

(What's Eating Gilbert Grape, 1993)
Por Weliton Vicente Avaliação:               7.5
Este comentário é recomendado pela equipe Cineplayers.

Os aspectos interessantes de "Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador" começam pelo título original: "What's Eating Gilbert Grape?" que pode ter significado duplo: algo como 'o que Gilbert Grape está comendo?' no sentido de o personagem estar comendo algo, mas também 'o que está comendo Gilbert Grape?' como se ele estivesse sendo consumido por algo.

A boa direção do sueco Lasse Hallstrom combina com o bom elenco encabeçado pelo sempre competente Johnny Depp no papel principal. O roteiro assinado por Peter Hedges baseado em seu romance homônimo valoriza o personagem Arnie Grape de Leonardo DiCaprio (na época com 19 anos) que foi merecidamente indicado aos Golden Globes e ao Oscar de Coadjuvante. Com uma excelente interpretação de DiCaprio, é um filme extremamente sensível, apresentando quase sempre uma emoção contida. No elenco ainda constam Juliette Lewis (em boa atuação), Mary Steenburgen, John C. Reilly e Crispin Glover (em participação muito bem vinda). A indicação ao Oscar para DiCaprio é como um prêmio para todo o elenco que compõe o filme e acentua a interpretação do garoto.

Gilbert (Johnny Depp) vive em endora, uma pequena cidade do interior dos EUA. A única vez que a polícia encontra algo para fazer é quando seu irmão, deficiente mental, tenta escalar uma torre d´água nas proximidades. Gilbert passa a maior parte de seu tempo cuidando do irmão, algo que pode ser uma tarefa estressante. Sua família depende dele para tudo desde que o pai morreu: para sustentar a casa; para tomar conta do irmão Arnie, que é retardado e vive arranjando problemas; para cuidar da mãe, que nunca sai de casa e tem um sério problema de obesidade, não parando de comer desde a morte do marido. Ele trabalha numa mercearia e já não agüenta sua vida. Quando Becky (Juliette Lewis) e sua família aparecem na cidade, Gilbert se apaixona. Becky é uma jovem que viaja pelo país num trailer, uma garota original que surge em sua vida como uma luz no final do tunel, transformando a vida de toda família Grape. Essa e outras mudanças abrem espaço para que ele veja esperança e beleza em sua vida e dão-lhe a possibilidade de fazer suas escolhas.

Aqui o diretor Lasse Hallstrom expõe o tédio da vida de cidades interioranas e o drama trágico do jovem adolescente que tem a missão de sustentar a família. A imobilidade de Gilbert Grape se contrasta com a mobilidade da jovem forasteira que acaba entrando em sua vida. Vale destacar a precariedade de Grape tanto na situação familiar quanto na situação afetiva (ele mantém um caso com uma mulher casada) e inclusive na situação de emprego (é empregado numa pequena loja de variedades ameaçada pelo hipermercado que se instala na cidade). Tudo isso é retratado de maneira tocante pela direção e pelo roteiro levando o expectador a uma reflexão, sem ser piegas.

A boa fotografia do veterano Sven Nykvist, os cenários de John Myhre e da falecida Gretchen Rau e a trilha sonora de Bjorn Isfalt e Alan Parker conferem ao filme uma beleza que valoriza a trama. Todo o elenco está bem, mas a atuação de DiCaprio (em início de carreira), além de premiada pelo National Board of Review, foi uma ótima surpresa colocando-o no primeiro time de atores.

"Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador" é um filme muito bom e até um pouco diferenciado. Estreou nos EUA em 17/12/1993 e arrecadou apenas $10,032,765, talvez por ter sido exibido num máximo de 611 salas, porém, mesmo sem uma bilheteria alta teve uma boa repercussão e a já citada indicação de Leonardo DiCaprio ao Oscar. É um belo filme aparentemente simples, despretencioso e cheio de qualidades que merece ser conferido também por passar uma excelente lição de vida.

Por Weliton Vicente, em 10/05/2008 Avaliação:               7.5
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 6.0
• Daniel Dalpizzolo 6.0
• Régis Trigo 7.0
• Demetrius Caesar 7.5
• Silvio Pilau 7.5
• Heitor Romero 7.0
•  Média 6.8
Notas - Usuários
7.5 (217 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
 
 LEIA TAMBÉM
 FICHA DO FILME

 Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador
(What's Eating Gilbert Grape, 1993)
 MAIS COMENTÁRIOS
• Comentários deste filme
« anterior » todos (3) « próximo »
• Outros comentários
• A Montanha dos Sete Abutres (1951), por Rui Alves de Sousa
• Garota Exemplar (2014), por Diego de Mendonça Costa
• Trash: A Esperança Vem do Lixo (2014), por Diego de Mendonça Costa
• O Ciúme (2013), por Patrick Corrêa
• Lua de Fel (1992), por Mateus da Silva Frota
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2014) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
MAPA DO SITE
ANUNCIE CONOSCO