Halloween

(Halloween, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:             6.0

Continuação direta do clássico dirigido por John Carpenter em 1978, "Halloween" é uma obra que funciona pela intensidade do efeito. Como filme de terror, é forte e amedrontador o suficiente para superar as demais sequencias do original e não embaraçá-lo. Esta versão traz Jamie Lee Curtis no mesmo papel que vem interpretando há 40 anos e, apesar dos problemas, é uma boa diversão para amantes do gênero terror.

Quatro décadas depois de ter escapado do ataque de Michael Myers em uma noite de Halloween, Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) terá que confrontar o assassino mascarado pela última vez. Ela foi perseguida pela memória de ter sua vida por um triz, mas, dessa vez, quando Myers retorna para a cidade de Haddonfield, ela está preparada.

O grande acerto do filme é a atmosfera apavorante construída por meio das cenas à noite, num belo trabalho do cineasta David Gordon Green em parceria com o diretor de fotografia Michael Simmonds. Eles acertam no uso de fundos desfocados para ampliar este clima amedrontador. Além disso, a montagem é responsável por passagens aterrorizantes e elegantes e a ótima trilha sonora instrumental só não é mais eficaz por causa dos exageros na mixagem de som, que tornam o filme "barulhento" demais. Aliás, este é um dos fatores que contribui para que o espectador aos poucos vá se anestesiando deste clima de medo e apreensão, mesmo que, em menor escala, ele permaneça por praticamente toda a projeção.

Outro problema é que filmes de terror precisam provocar empatia nos seus personagens para que torçamos por seus destinos e lamentemos as mortes deles. Isso, mesmo conscientes de que eles são meros artifícios do roteiro e, quase sempre, unidimensionais. Infelizmente, este elo não é criado nesta versão de "Halloween". Mesmo que seja bom ver Jamie Lee Curtis reprisando o papel que lhe tornou famosa, até o desempenho da atriz é limitado, tornando Laurie não muito mais que uma quase neurótica. Para piorar, há um certo exagero em convenções do estilo, como o vilão poderoso e os personagens que não primam pela inteligência.

Apesar dos defeitos, o filme cumpre a função de assustar e não desrespeitar o trabalho de alta qualidade técnica e artística feito por John Carpenter, um dos mestres do gênero, nos anos 70. Vale notar que Carpenter é um dos produtores executivos desse novo exemplar, assim como Jamie Lee Curtis.

Siga-me nas redes sociais:

Por Victor Mendonça, em 27/10/2018 Avaliação:             6.0