O filme “Hanami – Cerejeiras em Flor” indubitavelmente é uma obra que acima de tudo exige do espectador sensibilidade à flor da pele. No entanto, a arte em geral abarca a busca incessante de conceitos que possibilitem o entendimento de obras complexas que trazem em si questões culturais, artísticas, sociais, relacionais, além da própria técnica que envolve a construção daquilo que se entende por arte.
A obra Hanami – Cerejeiras em Flor tece uma trama que é constituída por aspectos que são primordiais para o entendimento do filme.
Preliminarmente para cultura ocidental provavelmente o próprio nome do filme já soe como algo supostamente desconhecido e extrínseco aos espectadores, pois, Hanami é o tradicional costume japonês de gozar a beleza das flores, nesse caso quase sempre “flor” está ligada a flor de cerejeira e no filme faz correlação com efemeridade ou brevidade da vida, ou ainda simbolicamente esse costume represente a possibilidade de mudança, um novo começo e podendo ter o sentido de metamorfose. Mas se faz necessário salientar que o filme é ambientado em duas culturas, a alemã e a japonesa, assim sendo, surgem às questões culturais, sociais e relacionais que permeiam diferentemente essas culturas.
Na verdade vários assuntos são abordados como senilidade, a relação vida e morte e o processo de luto entre outros.
Inicialmente o filme tem como estopim a inesperada noticia transmitida para Trudi informando que seu marido Rudi sofre de uma doença letal, a partir desse fato a esposa aconselhada pelos médicos cria uma atmosfera lançando o casal num processo de realizações de sonhos e reencontro com os filhos.
O filme se desenrola através da relação do casal Rudi e Trudi e seus filhos, a relação familiar mostra-se fria e pragmática.
No entanto o falecimento inesperado de Trudi deixa o marido inteiramente desnorteado e em completo estado de crise.
A seqüência da obra vai tornado-a mais rica em detalhes e tocando em pontos cruciais para a compreensão de seu teor profundamente ligado a aspectos culturais e psicológicos envolvendo a angústia humana e suas relações.
Conforme o filme vai se desencadeando Rudi começa uma odisséia pelo Japão, claramente afetado pelo processo de luto o marido assume a identidade da falecida esposa. Inicia-se uma reconstrução passando pelo filtro da memória e da culpa de tudo aquilo que ele ceifou de sua companheira como o gosto dela pela cultura japonesa envolvendo o Monte Fuji e uma dança denominada Butô. Aliás, a dança Butô que está contida na película ocorre de uma maneira que talvez passe despercebida perante os olhos ávidos dos espectadores, porque a referência feita no filme é tão sutil que quase não é possível perceber que essa manifestação artística seja composta por dança e teatro. Durante o filme acaba se associando mais a questão da dança em si e sua intima ligação com “as sombras”, o que na realidade é uma metáfora da relação vida e morte envolvendo essa relação num sentido de passagem ou reencontro e não como brevidade, ou melhor, pode haver uma brevidade na matéria, mas não no espírito e na essência.
O Butô surgiu no Japão pós-segunda guerra e sua combinação de dança e teatro está intrinsecamente ligada a temas como nascimento, envelhecimento, morte, sexualidade e o inconsciente e nesse sentido o corpo e seus processos naturais perdem no Butô suas referências culturais e mergulha num universo simbólico e metafórico.
Tecnicamente pode-se alegar que a obra a partir de um determinado trecho torne-se morosa em demasia ou que sofra de algumas falhas de edição e que também recorra a alguns clichês desnecessários, porém, o filme é valioso e de uma preciosidade poética e metafórica incomum no cinema e alia outros ingredientes técnicos e artísticos como um roteiro denso; uma fotografia exuberante e a sólida interpretação de Elmar Wepper (Rudi).
Em suma, Hanami é magnífico porque mescla o sublime e o delicado a altas doses de abandono e solidão, todavia, parece-me que o filme procura transcender a questão cultural e procura raízes e ligações comuns aos seres humanos e suas mais profundas agonias envolvendo o corpo, o espírito e as relações.
Comentários (0)
Faça login para comentar.
Responder Comentário