Interlúdio

(Notorious, 1946)
Por Paulo Franco Avaliação:                   9.0

Notorious!, ING, 1946. Diretor: Alfred Hitchcock. Elenco: Ingrid Bergman, Cary Grant, Claude Rains, Leopoldine Konstantin, Moroni Olsen, Ivan Triesault, Louis Kalhem, Alexis Minotis.

Uma mulher, notadamente famosa, é convidada pelo governo norte-americano a espionar nazistas que estão radicados no Rio de Janeiro. Quem a convence a realizar o trabalho é o agente Devlin, por quem ela se apaixona. Ele acaba sendo forçado a jogá-la nos braços de outro homem para que ela possa se infiltrar.

O roteiro, escrito por Ben Hecht, o próprio Alfred Hitchcock e Clifford Odets (este terceiro contratado apenas para escrever os diálogos amorosos), mistura habilmente romance e suspense, numa trama de espionagem com toques de relações amorosas, tornando-se um dos melhores suspenses de Hitchcock. A última meia hora de filme é envolvente.

A história se passa no Rio de Janeiro, e mostra locais famosos como o Pão-de-Açúcar o Cristo Redentor e as parais desertas da zona sul, pois optaram pelo inverno do Rio. O figurino é elegante e aquecedor. Os atores ou a equipe técnica nunca estiveram aqui. As imagens do Rio de Janeiro que se vê tratam-se de back-projection (cenas projetadas em uma tela de fundo, frente à qual os intérpretes atuam). Alfred Hitchcock sempre utilizou muito essa técnica em seus filmes. Não deixa de ser interessante ouvir dos atores, algumas palavras em português e a referência à cidade de Petrópolis. Tem até a pequena participação do ator brasileiro Ricardo Costa, interpretando o Dr. Barbosa.

Ingrid Bergman está deslumbrante, e seu talento para interpretar é inegável. Este filme, junto com “Casablanca” representam os melhores destaques da carreira da atriz. Ela pode ser vista já idosa no filme “Assassinato no Expresso Oriente” (1974), fazendo a personagem Greta. Cary Grant, com seus ternos escuros, fica sempre muito elegante. O ator atuou também em “North by Northwest” (1959), um dos melhores filmes de Hitchcock, e em “Charada” (1963), dirigido por Stanley Donen, mas que muita gente pensa ser mais um filme de Alfred Hitchcock, que amargou algumas críticas negativas em sua fase inglesa, apesar de ter recebido alguns elogios, com “A Dama Oculta” (1938), por exemplo. Mas foi na sua fase norte-americana que seus trabalhos passaram a apresentar uma excelente qualidade, como com esse “Notorious!” (no original), que, aliás nada tem a ver com “interlúdio”. O título original se refere à notoriedade da personagem de Ingrid Bergman, escolhida para o serviço.

A habitual aparição do diretor em seus filmes, ocorre, aqui, após uma hora de projeção, aproximadamente, com ele de terno, na festa realizada na mansão de Alexander Sebastian, tomando uma taça de champanhe, de pé, diante da mesa dos garçons. Ele esvazia a taça, deposita sobre a mesa e se afasta.

Parece ser uma tônica nos filmes do mestre do suspense, a presença de atores homossexuais. Aqui, Cary Grant e Claude Rains são, declaradamente gays, o que, para o espectador que conhece tal fato, reduz um pouco o convencimento das cenas hétero-amorosas. O mesmo pode ser visto em “O Sabotador” (1942), com Robert Cummings, “Festin Diabólico” (1948), com Farley Granger, “Pavor nos bastidores” (1950), Com Richard Todd, “Strangers in a Train” (1951), com Farley Granger e Robert Walker, “A Tortura do Silêncio” (1953), com Montgomery Clift e muitos outros. Todos gays de “carteirinha”. Talvez o diretor gostasse de atores mais “maleáveis”.

A edição nacional em DVD, pela Continental Home Video, traz o filme com imagem em preto-e-branco, no formato fullscreen original e áudio Dolby Digital 2.0 (em inglês). Inclui biografia, filmografia, trailer de cinema, entrevista com Fellini e pôsteres. 102 minutos.

Por Paulo Franco, em 27/08/2018 Avaliação:                   9.0
8.2/10 (267 votos)