Jovens Adultos

(Young Adult, 2011)
Por Felipe Galeno Avaliação:               7.0

Eu realmente não esperava que fosse ser uma tarefa tão difícil avaliar Jovens Adultos. Uma "dramédia" indie sobre adultos imaturos poderia facilmente render um filme baseado em piadas prontas. E ainda que tais piadas tenham realmente um importante papel no longa, o que o torna surpreendente é a forma como ele vai muito além disso.

O filme marca a segunda parceria entre a roteirista Diablo Cody e o diretor Jason Reitman, que trabalharam juntos no aclamado Juno. Mas se em Juno acompanhamos uma adolescente esperta que precisa tomar decisões maduras por causa de uma gravidez inesperada, aqui em Jovens Adultos a trama segue quase que o caminho oposto. A protagonista, Mavis Gary, é uma escritora de quase 40 anos que, apesar do relativo sucesso profissional em uma série de livros juvenis, vive e se comporta como uma adolescente, se recusando a tomar certas decisões e responsabilidades para viver suas fantasias juvenis não realizadas. É esse desejo que a leva de volta a sua cidade natal, anos depois, para reconquistar um antigo namorado do colégio. O grande "problema" para ela é que agora ele não apenas está casado, como também é pai.

É nessa protagonista intensa que o roteiro baseia não apenas suas piadas -algumas óbvias, outras mais inteligentes- mas também o seu estudo de personagem. Tal escolha soa ousada, pois Mavis é uma pessoa detestável; inconveniente, egoísta, mimada. É uma decisão que torna a experiência muito mais desafiadora, desafiando a relação do espectador com a história de uma forma diferente do usual. Entretanto, toda escolha tem consequências; ao mesmo tempo em que aprecio a ousadia da roteirista, tenho que admitir que não foi nada fácil acompanhar a narrativa do ponto de vista de uma personagem a qual eu desprezava cada vez mais ao longo do tempo de projeção. Os vários momentos de reprovação e "vergonha alheia" provocados pleo filme o tornam uma experiência um pouco cansativa.

Porém, é importante ressaltar que a personalidade difícil de Mavis não a torna unidimensional - muito pelo contrário. É ai que entra o primoroso trabalho de interpretação da Charlize Theron, que já havia provado seu talento inúmeras vezes e aqui demonstra mais uma vez o porquê de ser uma atriz tão aclamada. Charlize vai, de forma sutil e gradual, revelando ao público os pontos de maior fragilidade na personagem, até o momento de transição entre o segundo e o terceiro ato, onde a atriz consegue despertar pena em momentos que antes despertavam desprezo. A atuação dela é a chave para o funcionamento do longa e, provavelmente, o ponto mais forte. No elenco vale destacar ainda o Patton Oswalt, interpretando um coadjuvante divertido que também ajuda o público a permanecer engajado com a história.

Um dos pontos que decepcionam no filme é a direção do Jason Reitman. Não que seja ruim; seu trabalho é até correto e tem até um certo dinamismo interessante em uma cena ou outra. Mas em geral, é apenas isso; a direção segue um estilo genérico e quase automático, sem nenhum esforço em fazer algo memorável ou diferente, o que seria muito oportuno ao filme. No fim, a esperteza do roteiro e o talento de Charlize são suficientes para tornar esse estudo de personagem uma experiência mais notável -e mais desafiadora- que o esperado.

Por Felipe Galeno , em 11/11/2018 Avaliação:               7.0
• Rodrigo Torres 7.5