Lady Bird: A Hora de Voar

(Lady Bird, 2017)
Por Cleber Eldridge Avaliação:                 8.0

O filme que mais causou em 2017 não foi Corra, de Jordan Peele ou Dunkirk, de Christopher Nolan e sim, um pequeno filme totalmente independente que chegou de mansinho chamado Lady Bird (que no Brasil, ainda conta com o subtitulo horroroso É Hora de Voar, ainda que faça sentido no filme, não precisava) segundo filme da atriz greta Gerwig como diretora, desde a sua estreia o filme conquistou tanto o público quanto a critica, essa que por sua vez marcou no site Rotten Tomatoes, um dos poucos filmes com 100% de aprovação dos críticos americanos, feito que só tinha acontecido com Toy Story 2, em 1999 - isso não foi tudo, quando o filme estreou muitos críticos começaram apostar nele como um dos indicados e favoritos ao Oscar, os críticos empurraram o filme e ele conseguiu, recebeu 5 indicações ao Oscar, entre elas melhor filme, melhor direção (para Greta, que é a quinta mulher a ser indicada nessa categoria, atriz e atriz coadjuvante e roteiro, para o bem ou para o mal, Lady Bird tem pouquíssimas chances de ganhar as categorias principais.

O filme gira em torno de Christine 'Lady Bird' McPherson, nascida e criada em Sacramento, Califórnia - lugar esse que ela simplesmente detesta - ela está no último ano do colegial - estuda em um colégio católico - tem inclinações artísticas e deseja toda a cultura e sofisticação de grandes centros urbanos, algo que sua cidade natal é totalmente incapaz de oferecer, esqueçam os adultos opressores, pois aqui eles não existem, Lady Bird é uma adolescente como qualquer outra em qualquer outro lugar do mundo, insegura, não sabe o que quer dar vida, não sabe qual carreira seguir, quer sair da casa dos pais o quanto antes, ainda é virgem e todos os outros problemas que qualquer - ou a grande maioria dos - adolescentes sofreram.

Para quem acha que é mais do mesmo, mais dos muitos filmes de adolescentes que vimos ano após ano, é talvez seja, depende muito da percepção de quem o assiste, a ideia central é seguir o último ano da personagem-título, buscando tocar na complexidade de emoções que a adolescente experiencia pelo período, esquivando-se de posicionar-se contra ou a favor de quaisquer personagens. O coração do filme está na relação entre Lady Bird e sua mãe Marion, as discussões são embates geniais. escritos com maestria por Greta - alguns diálogos são hilários - e o tom debochado e sarcástico.

O excesso de prêmios talvez seja mesmo um exagero, Lady Bird é de fato um ótimo filme, merece uma atenção, só não de forma exagerada como foi, indicações ao Oscar, é porque não? O filme sem dúvida vai ganhar o Oscar de melhor roteiro original, de forma merecida, não desmereço o filme, Saiorse está incrível, provando que é uma das melhores atrizes da atualidade - alias, uma das atrizes mirins dos anos 2000 que conseguiu manter carreira nessa nova década - Laurie que nunca teve seu nome entre grandes filmes, recebeu reconhecimento e seu ganhasse o Oscar de atriz coadjuvante, eu não acharia ruim, alias, a personagem é tão boa quanto a que da titulo ao filme, assim como todo o restante do elenco Lucas Hedges está em uma das cenas mais impagáveis do filme e do ano e claro,  Timothée Chalamet astro em ascensão está muito bem também. Por fim, Lady Bird não é mais do mesmo, tem ótimos momentos, merecia a indicação ao Oscar de melhor filme, talvez sim, talvez não, só o tempo ira dizer.

Por Cleber Eldridge, em 06/02/2018 Avaliação:                 8.0
• Guilherme Bakunin 7.0