Lobo

(Wolf, 1994)
Por Paulo Franco Avaliação:                 8.0

Wolf, EUA, 1994. Diretor: Mike Nichols. Elenco: Jack Nicholson, Michelle Pfeiffer, James Spader, Christopher Plummer, Kate Nelligan, Richard Jenkins, Eileen Atkins, Prunella Scales, David Hyde Pierce, Om Puri, Ron Rifkin.

Um editor literário, cujo emprego está abalado, dirigindo seu carro à noite, atropela um lobo na estrada. Acreditando que o animal estava morto, tenta retirá-lo da estrada, mas o bicho reage, mordendo a mão do sujeito e, em seguida foge para a floresta na beira da estrada. Ao chegar em casa, o homem começa a sentir uma série de mudanças em seu corpo e seus sentidos. Pelos surgem no local da mordida. Passa a sentir cheiros e ouvir ruídos de longe. Começa a enxergar perfeitamente, dispensando os habituais óculos, e a ter o apetite aumentado. Mas nada disso lhe favorece, pois ele começa a se convencer de que o animal que o atacou, não era um lobo, e sim um lobisomem, que lhe transferiu sua maldição através da mordida, e que ele está se transformando, gradativamente em um lobo, e passa a sair em noites de lua cheia para atacar animais e pessoas.

Este é um filme de lobisomem subestimado pela crítica especializada, pois transita entre o drama e o filme de horror, nunca mostrando uma transformação completa em um lobisomem da forma como foi vista, por exemplo, em “Um Lobisomem Americano em Londres” (1981), de John Landis, sob a responsabilidade do técnico em efeitos de maquiagem Rick Baker, que, aqui, também é o responsável por tais efeitos. Acontece que este é um filme de lobisomem refinado, com uma história bem contada, de forma adulta e séria, com muita sutileza e elegância por parte do diretor, tornando-se um trabalho envolvente e admirável.

Mike Nichols, que não é um especialista em filmes de terror. Ele fez sua estreia com o clássico, que, ao contrário deste, foi um trabalho superestimado, “Quem Tem Medo de Virginia Wolf” (1966), e foi vencedor do Oscar pelo filme “The Graduate” (1967) – intitulado, no Brasil, ridiculamente, como “A Primeira Noite de um Homem”.
Apesar de tudo isso, o filme vai agradar os fãs de filmes de terror, principalmente do subgênero “filme de lobisomem”.

O elenco é composto de nomes famosos. Jack Nicholson, um ótimo ator, consegue explorar bem o lado vingativo e cínico de seu personagem, nos proporcionando as cenas mais descontraídas e bem-humoradas da trama, e, em outros momentos, sua expressão assustadora, já vista em “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick. Michelle Pfeiffer está mais amadurecida artisticamente e mais linda do que nunca, ainda mais bonita do que no filme “As Bruxas de Eastwick” (1987). Os outros famosos do elenco são: James Spader, de “Stargate” (1994), Christopher Plummer, de “Os Doze Macacos” (1995), Richard Jenkins, de “Deixe-me Entrar” (2010) e Kate Nelligan, de “O Buraco da Agulha” (1981).

A trilha musical é de outro famoso: Ennio Morricone, que dispensaria apresentações, mas vale citar algumas de suas trilhas mais famosas, como as dos filmes “The Good, the Bad and the Ugly” (1966), “Era Uma Vez no Oeste” (1968) e “A Missão” (1986).

A Edição nacional traz o filme no formato widescreen, com áudio Dolby Digital 5.1, em inglês, e legendas em português. Gênero: terror. Duração: 125 minutos.

Por Paulo Franco, em 12/05/2018 Avaliação:                 8.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi