FILMES CRÍTICAS NOTÍCIAS PERFIS TRILHAS TOPS PREMIAÇÕES ARTIGOS COMENTÁRIOS FÓRUNS   SÉRIES PUBLICIDADE
CENTRAL DE USUÁRIOS   |    CADASTRE-SE   |   ENTRAR
   
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS
TOPS
PREMIAÇÕES
ARTIGOS
COMENTÁRIOS
FÓRUNS

SÉRIES
CADASTRE-SE   |   ENTRAR
COMENTÁRIO

Madame Satã

(Madame Satã, 2002)
Por Alisson Gutemberg Avaliação:               7.0

Forte e cru. É desta forma que defino o filme Madame Satã dirigido pelo Cearense Karim Ainouz e lançado em 2002. A obra se apresenta como um retrato de uma sociedade excluída e marginalizada. Onde drogas, violência e prostituição fazem parte do cenário e se misturam com o cotidiano dos personagens. Somos conduzidos por um Rio de Janeiro distante dos cartões postais, porém verdadeiro em todos os aspectos. O filme é baseado na história de João Francisco dos Santos, figura conhecida na cultura marginal brasileira do século XX. A obra faz um recorte da vida de João Francisco, traça sua história antes de se tornar "Madame satã", personagem popular dos carnavais cariocas.

No Rio de Janeiro dos anos 30 vive João Francisco (Lázaro Ramos), mais especificamente no bairro da Lapa. João que é negro, pobre, homossexual e artista transformista, convive com as dificuldades de forma cotidiana, vive cercado por um mundo marginalizado, onde seus sonhos muitas vezes esbarram em preconceitos. Porém o desejo de se tornar um grande astro faz com que ele lute por dias melhores.

O filme se apresenta de forma intensa e visceral. A boemia da Lapa é retratada a partir de um mundo marginalizado e cercado por discriminação e violência. Somos conduzidos por um ambiente distante dos mitos cariocas, um mundo cercado por drogas e prostituição. O filme desmistifica a boemia calma e carnavalesca, trata-se de uma obra seca, dura e realista. Uma abordagem forte, porém necessária. A história se passa nos anos 30, mas podemos observar que ainda não avançamos muito. Ainda vivemos cercados por hipocrisia e preconceito. Nossa sociedade ainda marginaliza e exclui negros, pobres, homossexuais.... Fechamos os olhos para os nossos problemas sociais e fingimos viver de forma harmoniosa. Madame Satã aborda sobre o mundo dos "invisíveis sociais", o mundo daqueles que são marginalizados e excluídos dentro da própria cidade, do próprio Estado e do próprio país. É um filme que não se esconde em esteriótipos: se mostra de forma crua e real.

O tom verdadeiro do filme de karim com certeza é o seu ponto alto. A forma como escancara o real, a forma como se mostra, faz da obra uma referência. Tal qual Cidade Baixa, Madame Satã é uma película obrigatória e necessária. É um discurso seco e intenso. Um relato dos esquecidos e marginalizados. Um importante retrato social do nosso país, seja nos anos 30 ou nos anos 2000. A atuação de Lázaro Ramos é extasiante. A forma como o ambiente é construído também - vide a fotografia e as locações -. Com certeza, são pontos grandes de um filme brasileiro realista e que escancara preconceitos enraizados num país multirracial, laico e diverso. Por tudo isso, Madame Satã é um filme necessário e obrigatório.

Por Alisson Gutemberg, em 23/04/2013 Avaliação:               7.0
Notas - Equipe
• Alexandre Koball 5.0
• Rodrigo Cunha 4.0
• Silvio Pilau 7.5
• Heitor Romero 5.0
• Marcelo Leme 5.0
• Rafael W. Oliveira 8.0
•  Média 5.8
Notas - Usuários
6.7/10 (132 votos)
Minha nota:
0.5 1.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0 7.5 8.0 8.5 9.0 9.5 10.0
    --
• Todas as opiniões 
Comente no Cineplayers (0)
Não há opiniões dos usuários.
Comente no Facebook
Cineplayers não se responsabiliza pelo conteúdo deste comentário. Ajude-nos a manter a integridade do conteúdo. Se você tiver provas de cópia ou plágio do texto, entre em contato conosco, denunciando (passe o link do material original).
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CENTRAL DE USUÁRIOS
FILMES
CRÍTICAS
NOTÍCIAS
PERFIS
TRILHAS SONORAS
HOME CINEMA
TOPS
COMENTÁRIOS
ARTIGOS
PREMIAÇÕES
JOGOS
FÓRUNS
PAPÉIS DE PAREDE
MAIS ASSISTIDOS
EQUIPE
NOSSA HISTÓRIA
CONTATO
PERGUNTAS FREQUENTES
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
ESPECIAL A NOVA HOLLYWOOD
ESPECIAL WES CRAVEN
CHAT
MAPA DO SITE
API CINEPLAYERS
ANUNCIE CONOSCO
         
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2017)

           
 USUÁRIOS
 + ASSISTIDOS
 EQUIPE
 HISTÓRIA
CONTATO
FAQ
PROMOÇÕES
ESTATÍSTICAS
WES CRAVEN
MAPA DO SITE
API
ANUNCIE