Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!

(Mamma Mia! Here We Go Again, 2018)
Por Victor Mendonça Avaliação:             6.0

Depois do sucesso obtido pelo ótimo musical “Mamma Mia”, em 2008, estava até demorando para surgir uma continuação. Afinal, as músicas do ABBA são divertidas, contagiantes e atemporais. Eis que em 2018 é lançado “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo”, com canções que não foram usadas no primeiro filme e um elenco, mais uma vez, de primeiro nível. Embora apresente problemas graves e soe como uma mera exploração comercial, esta sequencia é salva pelas boas atuações e pela gostosa trilha sonora.

Um ano após a morte de Donna (Meryl Streep), sua filha Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a reinaugurar o hotel da mãe, agora totalmente reformado. Para tanto convida seus três "pais", Harry (Colin Firth), Sam (Pierce Brosnan) e Bill (Stellan Skarsgard) e as eternas amigas da mãe, Rosie (Julie Walters) e Tanya (Christine Baranski), ao mesmo tempo em que precisa lidar com a distância do marido Sky (Dominic Cooper), que está fazendo um curso de hotelaria em Nova York. O reencontro serve para desenterrar memórias sobre a juventude de Donna (Lily James), no final dos anos 70, quando ela resolve se estabelecer na Grécia.

O maior problema de “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo” é que as melhores canções do grupo sueco já foram muito bem exploradas no primeiro filme. Assim, resta ao cineasta Ol Parker (do bom, mas falho, “O Exótico Hotel Marigold") conferir à trama um tom mais nostálgico e com um quê por vezes até mais melancólico, o que empalidece consideravelmente este segundo filme perante o original.

Para piorar, “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo” não consegue se estabelecer bem por si só, e acaba dependo de quem viu o primeiro para ser bem entendido (embora a diversão, mesmo que em menor grau, ainda exista para todos os públicos). A escolha por flashbacks para recontar o passado de Donna, portanto, revela-se ineficaz do modo como é feito. O roteiro fica devendo uma amarração melhor em relação às cenas do passado e presente e isto é um problema grave na conquista do público que não assistiu ao longa-metragem de 2008.

As participações de Cher e Meryl Streep, as duas artistas mais experientes do elenco, também são limitadas e, novamente, acabam soando como uma mera exploração para chamar mais plateia ao cinema. Apesar disso, as intérpretes fazem um bom trabalho em seus números musicais, assim como todo o restante do elenco.

Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo” é um filme que envolve o público pelo seu carisma, pela afinidade que desenvolvemos com a história, os personagens e com o próprio grupo ABBA. Ainda assim, a sensação é que o resultado final poderia ter sido superior.

Gostou da análise? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!

Siga-me nas redes sociais:

Por Victor Mendonça, em 08/08/2018 Avaliação:             6.0
• Cesar Castanha 5.5
6.1/10 (19 votos)

Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo!
(Mamma Mia! Here We Go Again, 2018)
• Réquiem para um Sonho (2000), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Jovens Adultos (2011), por Felipe Galeno