Menendez: Irmãos de Sangue

(Menendez: Blood Brothers, 2017)
Por Victor Mendonça Avaliação:             6.0

Menendez: Irmãos de Sangue” é um telefilme do canal Lifetime baseado na história real dos personagens-título, que assassinaram os próprios pais após sofrerem uma série de abusos destes. A boa notícia é que a trama real é, em suas provocações acerca de dilemas éticos e morais, forte o suficiente para prender a atenção do público. Acima de tudo, o longa-metragem nos faz questionar: o que as pessoas são capazes de fazer quando se sentem ameaçadas? E quais são as consequências práticas disto?

O enredo explora as motivações que levaram aos assassinatos do empresário José Menendez e de sua esposa, Kitty, pelas mãos de seus filhos Lyle e Erik, no ano de 1989. Aliás, “Menendez: Irmãos de Sangue” é particularmente eficaz na maneira como confere humanidade aos seus personagens. Lyle e Eric, por exemplo, poderiam soar como meros criminosos cruéis, mas graças ao cuidado do intérpretes Myco Olivier e Nico Torterella, eles se convertem em figuras complexas.

Tanto Lyle como Eric são vítimas e algozes quase que na mesma proporção. Embora o ato de assassinato seja indefensável, os atores são tão hábeis ao retratar o background dos personagens que torna-se difícil julgá-los. Entendemos seus sentimentos, seu sofrimento. Contudo, Olivier faz um trabalho mais profundo que o colega de cena, que vez por outra se entrega a trejeitos quase vilanescos.

Quem rouba a cena, entretanto, é Courtney Love. Ela transforma a mãe Kitty Menendez em uma mulher repleta de medos e sentimentos reprimidos, embora por vezes também seja dominadora. Conseguir despertar simultaneamente no público um misto de raiva, medo, pena e indiferença é privilégio dos grandes intérpretes – e Love o faz com louvor.

Fechando o elenco principal, Benito Martinez e Meredith Scott Lynn tem desempenhos corretos, apesar de estarem presos às características evidentes de seus personagens: o pai abusivo e a advogada criminal com visão humanizada. A recriação de época, porém, é decepcionante e evidencia a origem de produção para TV. Essa característica negativa encontra eco na direção de Randy Barbato e Fenton Bailey, que imprimem à narrativa um tom de dramalhão cafona.

Apesar de não ser um grande filme, Menendez: Irmãos de Sangue envolve graças às boas atuações.

Gostou da análise? Concorda? Discorda? Deixe seu comentário!

Para mais informações sobre cinema e outros assuntos, siga-me nas redes sociais:

www.mundoasperger.com.br

• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #5 Branca de Neve e os Sete Anões
• #4 Halloween
• #3 Blade Runner / Blade Runner 2049

Menendez: Irmãos de Sangue
(Menendez: Blood Brothers, 2017)
• Blade Runner - O Caçador de Andróides (1982), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior
• Missão: Impossível - Efeito Fallout (2018), por Matheus Darswik
• Extraordinário (2017), por Bersilionin Gonçalves Costa Junior