Monster - Desejo Assassino

(Monster, 2003)
Por Paolita Avaliação:                     10.0

“Eu sou aquela que realmente odeia a vida humana e mataria novamente. Essa é a questão! Vamos logo. Eu estou pedindo aqui para a Suprema Corte da Flórida para se adiantar e fazer alguma coisa.” - Aileen Wuornos (numa carta para a Suprema Corte da Florida pleiteando por execução, Junho 2001)

Uma história forte e delicada, que termina deixando-nos sem fala, baseada no caso da serial killer da Flórida, Aileen Wuornos. A diretora Patty Jenkins, num “debut” primoroso, buscou apresentar a história por trás da história, o humano além do monstro.
Aileen (Charlize Theron) é uma mulher cujo histórico de abusos físicos e emocionais transforma-a em uma pessoa carente e desesperada. Iludida na infância e adolescência a acreditar que um dia seria “alguém”, teria sua “grande chance”, Aileen vê-se no fundo do poço, quando conhece Selby (Christina Ricci), num bar gay.
Na vida real, Aileen dizia ter sido sexualmente abusada pelo seu avô e estuprada com 13 anos. Teve seu primeiro filho com 14 anos, que foi adotado. Ela logo depois, fugiu da escola e de casa, virando uma prostituta. É lógico que sua infância cruel e sofrida não é justificativa para suas ações, mas definitivamente deixou feridas emocionais profundas. Ao matar – apesar de afirmar que sua primeira vítima foi em legítima defesa - Aileen encontrou uma forma para fazer dinheiro visando mantê-la e sua namorada Selby (que na vida real tinha outro nome).
Aileen Wuornos admitiu ter matado sete homens, incluindo um missionário.
A primeira vítima teria tentando estuprá-la, e assim, para se defender, ela o matou. Durante muito tempo esta alegação foi incerta, porém, descobriram que a vítima realmente tinha cumprido pena por 10 anos por estupro violento em outro estado. Porém, a Aileen nunca foi concedido um novo julgamento.
Selby , no filme, é uma adolescente se auto-afirmando sexualmente, filha de pastor, e mora temporariamente na casa de amigos – na verdade está dando um tempo de casa. Selby, na verdade, é uma pessoa daquelas que acha que magicamente alguém poderia resolver seus problemas, e assim, não se preocupava muito em amadurecer e trilhar seu próprio caminho. Aproveita-se da solidão e fragiliedade de Aileen, e indiretamente é o motor que leva a namorada aos assassinatos.
Neste filme, nós espectadores somos jogados no mundo de Aileen: conhecemos seus sonhos e desejos fantasiosos de infância, e sem aviso, caímos na tempestuosa realidade dos seus anos de adulta, sentindo a sua dor, vivenciando suas faltas, nos impactando em sua escuridão e realidade. O horror da vida de Aileen move você, espectador.
A diretora Patty Jenkins conseguiu muito material de pesquisa para o filme escrevendo cartas para a Aileen real, antes de sua execução em 2002. Também conseguiu muito material do julgamento, assim como conversou pessoalmente com Aileen. Muitas cenas foram gravadas nos lugares onde Aileen esteve como, por exemplo, o mesmo bar onde ela costumava freqüentar. A atriz Charlize Theron foi elogiada pelo dono do bar, que conheceu Aileen na vida real, e disse-lhe que a forma que ela captou os trejeitos e maneiras de Aileen foram perfeitos. Aliás, a atriz se transfigurou drasticamente para ser Aileen Wuornos: engordou 15 quilos, colocou prótese dentária, sofreu uma maquiagem realística. É válido assistir os extras do DVD e escutar com sensibilidade qual olhar a diretora e atriz lançaram sobre a história. Um olhar humano sobre uma tragédia humana.

Por Paolita, em 23/11/2009 Avaliação:                     10.0

• WiFi Ralph: Quebrando a Internet (2018), por Victor Mendonça
• Trauma (2017), por Mickaella Gonçalves Correa
• Johnny English 3.0 (2018), por Victor Mendonça
CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019) - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

CINEPLAYERS LTDA. (2003 - 2019)