Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos

(Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988)
Por Cássio Bruno de Araujo Rocha Avaliação:                   9.0

Este comentário ainda não foi avaliado pela equipe editorial do Cineplayers e está sujeito a alterações e remoção.

Absolutamente hilário! Um filme divertidíssimo do começo ao fim. Não há grande lógica em Mulheres a Beira de Um Ataque de Nervos, e essa é a melhor parte.
A trama gira em torno de uma mulher que, abandonada palo amante, vaga por Madrid esperando que ele telefone. Mas, ao invés de encontrar seu amor, ela apenas reune os tipos mais estranhos em seu apartamento. É a variedade de tipos humanos que dá a riqueza ao filme, tipos que a primeira vista não estão ligados, mas cujos laços são mostrados ao espectador no decorrer do filme.
Como não rir e se condoer de Pepe,a amante abandonada, interpretada muito bem por Carmen Maura, durante seus colapsos nervosos? Como a cena em que ela atira o telefone pela janela e logo em seguida exige que o filho de seu amante, o jovem Carlos interpretado por Antonio Banderas, o concerte? Ou não rir da histérica Lucia, interpretada por Julieta Serrano, que a toda hora pensa ser presa por sua associação com terroristas? Ou da nervosa e zangada Marisa, papel de Rossy De Palma, cuja raiva só é explicada ao final? E principalmente da figura tragicômica de Candela, a esposa abandonada por Ivan, o amante de Pepe, interpretada por María Barranco? Sua figura em um modelito rosa a lá Doris Day com os olhos negros de loucura e maquiagem pesadíssima segurando dois revólveres é clássica!
O final, como não podia deixar de ser em um filme de Almodóvar, é surpreendente, mas suas implicações são percebidas apenas pelos espectadores, o que o torna ainda mais engraçado e saboroso, pois endossa o clima de coincidências loucas que rege todo o filme.
Não é de se estranhar ter sido com Mulheres a beira de um ataque de nervos, ou Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios no original, que o grande diretor espanhol Pedro Almodóvar ter se tornado conhecido internacionalmente, pois é carregado do humor exagerado e cortante característico, que também está muito bem representado em Kika, com personagens cômicos e complexos, um roteiro repleto de guinadas, no melhor estilo de Labirinto de Paixões, e sem abusar de temas polêmicos, facilitando sua aceitação no exterior. O filme trás ingradientes básicos para uma ótima comédia: muito humor, um pouquinho de drama e muitas mulheres, não de todo loucas, mas beira de um ataque de nervos.

Por Cássio Bruno de Araujo Rocha, em 22/01/2006 Avaliação:                   9.0
• Francisco Bandeira 7.5
7.8/10 (246 votos)

Mulheres à Beira de Um Ataque de Nervos
(Mujeres al borde de un ataque de nervios, 1988)
• Rodin (2017), por Danilo Calazans
• Batalha Incerta (2016), por Matheus Johan Darswik Rodrigues Barbosa