O Abutre

(Nightcrawler, 2014)
Por Luis Carlos da Costa Avaliação:                 8.0

"O Abutre" nos mostra o personagem Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) que vive em Los Angeles e que esteve tentando, sem sucesso, encontrar um trabalho estável. Ele não tem nenhuma formação, o seu aprendizado é adquirido através da internet e está em busca de uma vocação. Uma noite, testemunha um cinegrafista freelancer gravando um acidente. Ele descobre que há muito dinheiro neste ramo de notícias de televisão e, assim, se sente inspirado a se tornar um cinegrafista que possa gravar vídeos impressionantes (chocantes). E nunca mostra o menor indicio de afeto aos seres humanos, isso o faz um homem ideal para realizar esse trabalho, mantendo-se focado em alcançar seus objetivos a qualquer custo. Depois de gravar seus primeiros vídeos, ele consegue vendê-los para um canal de televisão. Os profissionais da estação de TV estão entusiasmados sobre o que ele consegue fazer, principalmente a diretora do programa, Nina (Rene Russo), que aprecia sua ousadia.

É estranhamente fascinante acompanhar Lou e sua constante procura por desastres. Ele sabe o que quer e, no decorrer da trama, os seus métodos se tornam ainda mais ousados e suas gravações cada vez mais gráficas e chocantes. É o seu trabalho, um trabalho onde a morte é esperada e desejada. Com tantos desastres acontecendo todos os dias, é como Lou diz em um certo momento: "Eu gostaria de pensar que se você está me vendo, você está tendo o pior dia de sua vida". E Lou vive para esse momento.

Existe uma clara crítica (já mostrada muitas outras vezes) aos meios de comunicação, devido ao seu sensacionalismo, sua falta de ética e também por sua vontade abusiva de fornecer histórias chocantes só por causa da audiência, independente de quem possa sofrer com isso. No entanto, não é somente isso: paralelamente nos é mostrada a ambição (com todo o espírito empreendedor, rs) de um sociopata e como ela pode ser impiedosa e completamente cruel.

Então, vou te dizer como é bom ver uma grande atuação e isso é o que acontece neste filme. O Jake Gyllenhaal está incrível! Ele é cruel, inteligente, insinuante, psicótico e muitas outras coisas... Isso tudo com uma disposição assustadoramente fascinante.

Em relação a esses assuntos, eu achei que poderiam ter sido melhor tratados. Houve outros filmes (Rede de Intrigas, por exemplo) que trabalharam com esse mesmo tema, com mais originalidade e também com mais inteligência. Neste sentido, "O Abutre" perde um pouco, devido sua previsibilidade na narrativa, digamos assim. Mas, é um filme sólido em outras partes, bastante tenso, um humor peculiar que me agradou... Enfim, achei suficientemente charmoso e divertido, vale a pena assistir, contanto que não espere uma obra-prima ou algum clássico contemporâneo.

Por Luis Carlos da Costa, em 28/06/2018 Avaliação:                 8.0
• #20 Três Anúncios Para um Crime e Lady Bird
• #19 Oito e Meio de Fellini
• #18 A Forma da Água
• #17 The Post e os filmes de Jornalismo
• #16 Indicados ao Oscar 2018!
• #15 20 Anos de Titanic
• #14 Nostalgia Cinéfila - Especial 15 Anos!
• #13 Melhores de 2017
• #12 Star Wars: Episódio VIII - Os Últimos Jedi